terça-feira, 31 de maio de 2016

Gnocchi alla sorrentina


Hoje deixo aqui a minha sugestão para o Dia da Criança! Este ano fui desafiada pelo blogue A Vida de Nessy para publicar uma receita que de alguma forma fosse direcionada aos mais pequenos! Optei por publicar este prato por várias razões! Em primeiro lugar por ser uma receita italiana! Como sabemos os pratos italianos fazem um grande sucesso no mundo infantil, representados na sua maioria pelas pizzas, lasanhas, almôndegas e o tão adorado esparguete à bolonhesa! A Itália é um país muito focado na alimentação e na tradição e desde muito pequenas que as crianças interagem com os alimentos e aprendem a comer produtos frescos e de qualidade! Em segundo lugar, a escolha desta receita recaiu no facto de ter alguns dos alimentos preferidos da minha filha: a massa, o queijo e o tomate! Ao casar estes 3 alimentos, criamos este fantástico prato reconfortante para degustar com os mais pequenos! Em terceiro lugar, acho muito importante que as crianças tenham contacto com a cozinha e com os alimentos desde muito cedo! Atribuir pequenas tarefas diárias à pequenada para ajudarem na confeção das refeições da família, faz com que eles tenham uma maior proximidade com os alimentos e que até sintam curiosidade em provar certos pratos que de outra maneira iriam rejeitar! O simples facto de terem ajudado, cria a sensação de que confecionaram a refeição, o que aumenta a curiosidade de provar e de querer comer aquilo que eles próprios ajudaram a fazer! Todos sabemos que o problema da maior parte das crianças é o nem quererem provar certas comidas e a primeira impressão ser logo a de rejeição! Este prato é um exemplo de que podemos levar as crianças para a cozinha e atribuir-lhes pequenas tarefas que os vão fazer sentir felizes com a comida e com vontade de comer e provar daqui e dali! Peçam ajuda à pequenada para ajudar a fazer a massa de gnocchi e a moldá-la! Eles vão adorar! É claro que sempre com a supervisão de um adulto e mantendo-os longe de objetos cortantes e do fogo, mas podem ajudar a provar o tempero do molho de tomate, ajudar a envolver o molho na massa e por fim, a polvilhar o preparado com o queijo! Aproveitem para os apresentar às ervas aromáticas! Eles vão adorar sentir os diversos cheiros e decorarem os nomes, associando-os aos cheiros! Enquanto o prato está no forno, peçam que os ajudem a fazer uma linda salada de folhas verdes! Usem uma mistura de alface verde e roxa, agrião, rúcula, espinafres e deixem que eles mexam e sintam a textura e a diferença das várias folhas! Criem de cada refeição, um momento único em família! Comam bem e sejam felizes com a pequenada à mesa! Mas agora vamos pôr a mão na massa e apontar a receita!

Gnocchi alla sorrentina

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
500g de gnocchi (ver receita)
sal
2 queijos mozzarella frescos
manjericão fresco
queijo parmesão ralado

MOLHO DE TOMATE FRESCO
4 dentes de alho esmagados
500g de tomate maduro
2 olheres (sopa) de polpa de tomate
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
1 colher (chá) de manjericão seco
sal, azeite e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Para o molho de tomate, regue o fundo de um tacho com azeite e refogue ligeiramente os alhos. Junte os tomates picados, a polpa de tomate, o açúcar, o vinagre e o manjericão. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar em lume brando. Retire do lume e triture o molho com a varinha mágica. Reserve. Leve ao lume um tacho com água temperada com sal e espere iniciar fervura. Aos poucos, coloque os gnocchi na água fervente e, assim que venham à superfície, retire-os com uma escumadeira e coloque numa vasilha. Repita o processo para os restantes gnocchi. Numa assadeira, distribua os gnocchi, as mozzarellas cortadas em pedaços e folhas de manjericão. Cubra com o molho de tomate e polvilhe generosamente com parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos, até gratinar. Guarneça com folhinhas de manjericão e sirva com uma salada de folhas verdes.

4 comentários:

  1. Que maravilha....que excelente receita...a seu tempo será feita por aqui. Bjinhs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Fora do vulgar mas é uma óptima receita para levar a criançada para a cozinha! Beijokitas

      Eliminar
  2. Que excelente sugestão Vanessa! Simples, prática e cheia de sabor, vou experimentar certamente com uma bela salada :)
    Beijinhos!
    Vânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Vânia! Uma bela salada de folhas verdes fica óptima com este prato reconfortante! Beijinhos

      Eliminar