segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Ensopado de Javali

E para quem quiser variar do peru de Natal, aqui fica uma excelente sugestão na categoria de caça, para o caso de terem alguma peça de javali congelada à espera da melhor ocasião para a confeccionar! Aqui fica a ideia, a sugestão e todo o tempero! Feliz Natal recheado de sabor, maravilhosos aromas e lindas cores na mesa!

INGREDIENTES (6 PESSOAS)
1,5Kg de Carne de Javali (com osso)
8 Dentes de Alho
1 Colher (chá) de Bagas de Zimbro
2 Hastes de Alecrim
1 Colher (sopa) de Pimentão doce
2 Malaguetas secas
2 Folhas de Louro
1L de Vinho tinto
2 Cebolas picadas
Sal, Azeite e Pimenta preta
Salsa
Pão tipo alentejano

PREPARAÇÃO
De véspera, corte a carne em pedaços e deite numa vasilha. Junte 6 dentes de alho esmagados, as bagas de zimbro pisadas, as folhas de alecrim picadas, o pimentão doce, as malaguetas picadas, as folhas de louro retalhadas, 500ml de vinho e tempere com sal e pimenta. Envolva e deixe a marinar no frio durante a noite. No dia de cozinhar, regue generosamente o fundo de um tacho com azeite e aloure as cebolas. Junte a carne com toda a marinada e deixe cozinhar tapado, durante cerca de 90 minutos, mexendo ocasionalmente. À medida que o molho reduz, vá acrescentando o restante vinho, até a carne estar macia e o molho apurado. Aproveite para acertar o sal. No último minuto, envolva os restantes dentes de alho ralados. Entretanto, torre o pão cortado às fatias até estar bem crocante e estaladiço. Sirva o ensopado sobre as fatias de pão torrado e salpique com salsa picada. Acompanhe com uma salada de tomate maduro com azeitonas.

NOTA
Caso a carne tenha um cheiro intenso, dois dias antes da confeção, coloque a carne numa vasilha e cubra com água. Junte 2 limões e 1 laranja cortados em rodelas e deixe repousar 24h para amaciar e suavizar a carne. Depois, é só escorrer muito bem a carne antes de a temperar.

2 comentários:

  1. Que belo aspecto!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Uma ideia que foge à tradição mas que deve ser deliciosa.
    Beijinhos e Feliz Natal.

    ResponderEliminar