quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Tomates gratinados


Refeições ou simples petiscos de legumes recheados e gratinados são sempre prazerosas e fáceis de fazer! Uma deliciosa receita com sabor a mar que combina a doçura dos tomates com o toque salgado do atum e das azeitonas, o sabor apimentado do alho, a cremosidade da maionese e a textura estaladiça das migalhas de pão! Uma combinação perfeita para uma refeição de verão com uma bela salada de folhas verdes a acompanhar!


Tomates gratinados

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
20g de pão duro
2 tomates de rama
1 ovo cozido
85g de atum em conserva
2 delícias do mar
2 dentes de alho espremidos
1 punhado de azeitonas galegas
2 colheres (sopa) de maionese
salsa
sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Coloque o pão no processador e junte um fio de azeite. Reduza a migalhas e reserve. Corte os tomates ao meio e retire as sementes. Tempere o interior com sal e reserve. Esmague o ovo com um garfo e junte o atum, as delícias do mar desfiadas, os alhos, as azeitonas previamente descaroçadas e picadas, a maionese e alguns raminhos de salsa picada. Tempere com uma pitada de sal e pimenta moída na hora e envolva, até obter uma pasta homogénea. Recheie cada metade de tomate com a mistura anterior e disponha numa assadeira. Polvilhe com o pão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos, até gratinar. Retire do forno e sirva de imediato.

2 comentários:

  1. Tenho de experimentar os tomates assim, por acaso nunca fiz.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma combinação diferente! Lembrei-me de casar estes ingredientes e o resultado foi muito bom! Diferente e muito agradável! Beijinhos

      Eliminar