segunda-feira, 30 de março de 2015

Javali Assado no Forno

Ainda na onda da Páscoa e depois de vos ter apresentado uns belos bolinhos para fazer nesta ocasião, hoje passo diretamente para a sugestão do grande almoço de Domingo de Páscoa! Diz a tradição, que neste dia reinam os grandes assados, carne tenra e suculenta, normalmente o borrego ou o cabrito! Mas, para variar um pouco, até porque a tradição já não é o que era, e como eu gosto de variar e de fazer sempre algo novo mas sempre dentro da temática, deixo-vos hoje aqui o meu javali assado! É claro que podem sempre adaptar a receita para borrego se assim o preferirem! Espero que gostem, partilhem, comentem e deixem as vossas deliciosas sugestões para esta época festiva!


INGREDIENTES (6 PESSOAS)
1 Perna de Javali com osso (2Kg/2,5Kg)
6 Dentes de Alho ralados
2 Hastes de Alecrim
1 Colher (chá) de Bagas de Zimbro
1 Colher (chá) de Cominhos
1 Colher (chá) de Pimentão doce
Raspa de 1 Limão
Azeite e Vinagre
Sal e Pimenta preta

PREPARAÇÃO
De véspera, faça alguns golpes na peça de carne, previamente bem lavada e escorrida. Tempere generosamente com sal e pimenta e disponha-a numa assadeira. Reserve. Numa vasilha, coloque os alhos, as folhas de alecrim picadas, as bagas de zimbro pisadas, os cominhos, o pimentão doce e a raspa de limão. Junte uma borrifadela de vinagre e ligue tudo com um fio generoso de azeite. Barre a perna de javali com esta mistura, deixando a marinar durante a noite. No dia de assar, cubra a carne com uma folha de alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 2h30. Passado esse tempo, retire o alumínio e leve novamente ao forno por mais 30 minutos, para a carne tostar. Retire do forno, volte a tapar com folha de alumínio e deixe repousar 30 minutos antes de servir. Trinche a carne e sirva com batata assada ou frita e uma salada montanheira.

NOTA
Caso a carne tenha um cheiro intenso, dois dias antes da confeção, coloque a carne numa vasilha e cubra com água. Junte 2 limões e 1 laranja cortados em rodelas e deixe repousar 24h para amaciar e suavizar a carne. Depois, é só escorrer muito bem a carne antes de a temperar.

Sem comentários:

Enviar um comentário