domingo, 17 de maio de 2015

Massada de Peixe da Costa Algarvia


E depois de todos os acontecimentos... Toda a tragédia que poderia ter originado uma verdadeira desgraça no dia de ontem... Venho hoje felicitar a VIDA! Sim, porque muitas vezes com a azáfama do dia-a-dia, esquecemos de um gesto tão simples como agradecer o simples facto de sermos felizes, de estarmos vivos, dos nossos filhos terem saúde... Enfim, de agradecermos por tanta coisa que tomamos por certo! E só quando acontece algo trágico, capaz de nos tirar todas essas riquezas, é que despertamos para o simples facto de termos uma família linda e unida, o pilar de toda uma vida! Todos estes acontecimentos só vieram confirmar o que sempre digo: a família é o mais importante, sempre em primeiro lugar e aquilo que nos dá força para viver e continuar em frente! Agradeço por nada de muito grave ter acontecido ontem e por estarmos todos bem! E é nesse estado de espírito, cansada, abatida, mas ainda assim bastante grata, que hoje vos trago este clássico algarvio!


Massada de Peixe da Costa Algarvia

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1,5kg de Peixe fresco da Costa Algarvia (cherne, tamboril, corvina, robalo, sargo, pregado, pargo, peixe galo, cantaril, safio, dourada)
1 Cebola picada
4 Dentes de Alho picados
½ Pimento vermelho picado
1 Malagueta vermelha
2 Folhas de Louro
400g de Tomate pelado
4 Colheres (sopa) de Polpa de tomate
100ml de Vinho branco
Estames de Açafrão
400g de Massa chifferini (cotovelinhos)
Azeite, Sal e Pimenta preta
Coentros

PREPARAÇÃO
Amanhe e corte o peixe às postas. Reserve o fígado e aproveite as ovas, no caso de estar ovado. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola, os alhos, o pimento, a malagueta laminada e as folhas de louro. Junte os tomates picados, a polpa de tomate, o vinho e alguns estames de açafrão. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar. Adicione 1,2L de água quente e, quando iniciar fervura, acrescente o peixe, o fígado e as ovas. Deixe cozinhar em lume brando, mexendo ocasionalmente, até o peixe estar no ponto. Aproveite para acertar o sal e, nos últimos minutos, deite a massa e deixe terminar de cozinhar. Guarneça com um punhado de coentros e sirva de imediato.


SUGESTÃO
Para obter o sabor e aroma característicos da massada de peixe algarvia, opte por utilizar uma boa variedade de peixe.

Sem comentários:

Enviar um comentário