domingo, 17 de maio de 2015

Massada de peixe à moda do algarve


E depois de todos os acontecimentos... Toda a tragédia que poderia ter originado uma verdadeira desgraça no dia de ontem... Venho hoje felicitar a VIDA! Sim, porque muitas vezes com a azáfama do dia-a-dia, esquecemos de um gesto tão simples como agradecer o simples facto de sermos felizes, de estarmos vivos, dos nossos filhos terem saúde... Enfim, de agradecermos por tanta coisa que tomamos por certo! E só quando acontece algo trágico, capaz de nos tirar todas essas riquezas, é que despertamos para o simples facto de termos uma família linda e unida, o pilar de toda uma vida! Todos estes acontecimentos só vieram confirmar o que sempre digo: a família é o mais importante, sempre em primeiro lugar e aquilo que nos dá força para viver e continuar em frente! Agradeço por nada de muito grave ter acontecido ontem e por estarmos todos bem! E é nesse estado de espírito, cansada, abatida, mas ainda assim bastante grata, que hoje vos trago este clássico algarvio!


Massada de peixe à moda do algarve

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1kg de peixe fresco variado (cherne, corvina, pregado e pargo)
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
½ pimento vermelho picado
1 malagueta vermelha
2 folhas de louro
400g de tomate pelado
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
100ml de vinho branco
estames de açafrão
300g de massa cotovelos
azeite, sal e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO 
Amanhe o peixe, corte em postas e coloque numa vasilha. Tempere com sal e reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola, os alhos, o pimento, a malagueta laminada e as folhas de louro. Junte os tomates picados, a polpa de tomate, o vinho e alguns estames de açafrão. Deixe apurar. Acrescente 1L de água quente e espere iniciar fervura. Adicione então o peixe e a massa. Mexa delicadamente e deixe cozinhar tapado em lume brando, até o peixe estar no ponto e a massa al dente. Aproveite para acertar o sal. Retire do lume, guarneça com coentros picados e sirva de imediato.

1 comentário:

  1. Tudo isso está excelente MAS dessa maneira o peixe ficará cozido demais, completamente seco. Eu retiro o peixe ainda mal cozido e reservo. Junto a massa. Quando a massa estiver cozida, então junto o peixe que acaba de cozer no calor residual, já com o fogão desligado. Bom apetite

    ResponderEliminar