domingo, 17 de maio de 2015

Massada de Peixe à Moda do Algarve


E depois de todos os acontecimentos... toda a tragédia que poderia ter originado uma verdadeira desgraça no dia de ontem... venho hoje felicitar a VIDA! Sim, porque muitas vezes com a azáfama do dia-a-dia, esquecemos de um gesto tão simples como agradecer o simples facto de sermos felizes, de estarmos vivos, dos nossos filhos terem saúde... enfim, de agradecermos por tanta coisa que tomamos por certo! E só quando acontece algo trágico, capaz de nos tirar todas essas riquezas, é que despertamos para o simples facto de termos uma família linda e unida, o pilar de toda uma vida! Todos estes acontecimentos só vieram confirmar o que sempre digo: a família é o mais importante, sempre em primeiro lugar e aquilo que nos dá força para viver e continuar em frente! Agradeço por nada de muito grave ter acontecido ontem e por estarmos todos bem! E é nesse estado de espírito, cansada, abatida, mas ainda assim bastante grata, que hoje vos trago este clássico algarvio!


Massada de Peixe à Moda do Algarve
 
INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1Kg de Peixe fresco variado (cherne, tamboril, corvina, robalo, sargo, pregado ou pargo)
300g de Camarão fresco
200g de Amêijoa
300g de Cotovelinhos
1 Cebola picada
4 Dentes de Alho picados
1 Malagueta vermelha
400g de Tomate pelado
100g de Polpa de tomate
100ml de Vinho branco
Estames de Açafrão
Azeite, Sal e Pimenta preta
Salsa e Coentros

PREPARAÇÃO
Comece por depurar as amêijoas, colocando-as de molho em água com sal ou de preferência em água do mar, durante 6 a 12 horas. Coloque os peixes cortados em postas numa vasilha, salpique com sal e reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola, os alhos e a malagueta picada. Junte os tomates picados, a polpa de tomate, o vinho, alguns estames de açafrão, tempere com sal e pimenta e deixe apurar. Adicione 1L de água e, quando levantar fervura, disponha os peixes e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Acrescente então a massa, deixe ferver e acrescente o camarão e as amêijoas previamente escorridas. Acerte o sal e cozinhe tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até a massa estar al dente. No último minuto, envolva um bom punhado de salsa e coentros picados. Deixe repousar alguns instantes antes de servir.

NOTA
Na escolha dos peixes, tente utilizar um pouco de cada um dos sugeridos, para assim conseguir o sabor e aroma característicos da massada de peixe algarvia.

Sem comentários:

Enviar um comentário