sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Javali com Feijão Congo


O fim-de-semana de carnaval pede um prato especial e reconfortante! Quando sou presenteada com carne de javali gosto sempre de fazer algo novo e diferente com esta carne tão rica em sabor! E a vantagem de ter amigos caçadores fazem com que possa confecionar esta carne com alguma frequência! Adoro!! Desta vez, optei por fazer com feijão congo, um feijão muito usado na gastronomia africana! Um feijão muito rico, com sabor acentuado e aroma singular que combinou na perfeição com a riqueza da carne de javali! Um prato forte para os amantes de feijão e para aqueles que procuram pratos de javali diferentes e cheios de aroma!


Javali com Feijão Congo

INGREDIENTES (6 PESSOAS)
1,2Kg de Carne de javali (sem osso)
4 Dentes de Alhos esmagados
1 Colher (chá) de Pimentão doce
1 Colher (chá) de Cominhos
½ Colher (chá) de Bagas de zimbro
1 Malagueta seca
2 Folhas de Louro
Vinagre de vinho tinto
300g de Feijão congo seco
1 Haste de Alecrim
1 Cebola picada
2 Colheres (sopa) de Óleo de palma
4 Colheres (sopa) de Polpa de tomate
Azeite, Sal e Pimenta preta
Coentros

PREPARAÇÃO
De véspera, corte a carne em cubos e deite numa vasilha. Junte os alhos, o pimentão doce, os cominhos, as bagas de zimbro pisadas, a malagueta picada, as folhas de louro retalhadas e tempere com sal e pimenta. Borrife com um pouco de vinagre e envolva bem a carne no tempero. Deixe a marinar no frio durante a noite. Coloque o feijão a demolhar por cerca de 12 horas. Escorra e coloque o feijão na panela de pressão, juntamente com a haste de alecrim e um fio de azeite. Cubra com água e cozinhe por 20 minutos, depois de levantada a fervura. Passado esse tempo, retire a pressão e verifique se o feijão está cozido. Escorra o feijão, retire a haste de alecrim e reserve o caldo da cozedura. Aqueça o óleo de palma num tacho largo e refogue a cebola. Junte a carne e deixe cozinhar tapado, mexendo ocasionalmente. À medida que o molho seca, acrescente algumas conchas do caldo reservado do feijão, até a carne estar bem tenra e macia. Nessa altura, adicione o feijão, a polpa de tomate e mais um pouco do caldo reservado. Acerte o sal e cozinhe em lume brando, até os ingredientes estarem bem ligados e o molho apurado. Na hora de servir, guarneça com folhas de coentros e acompanhe com arroz branco.

NOTA
Caso a carne tenha um cheiro intenso, dois dias antes da confeção, coloque a carne numa vasilha e cubra com água. Junte 2 limões e 1 laranja cortados em rodelas e deixe repousar 24h para amaciar e suavizar a carne. Depois, é só escorrer muito bem a carne antes de a temperar.

Sem comentários:

Enviar um comentário