segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

As Minhas Receitas na 6.ª Edição d' A Mesa dos Portugueses e a grande vencedora Feijoada de Litão


E foi no passado dia 22 de janeiro que foi publicado no Correio da Manhã o suplemento final da 6.ª edição d' A Mesa dos Portugueses! Concurso em que me consagrei vencedora com a minha Feijoada de Litão (veja aqui toda a história)Uma grande conquista pessoal e para o algarve, a afirmação de produtos regionais e a valorização da gastronomia e sabores algarvios! Uma entrevista que diz muito sobre mim e que retrata toda uma história por detrás deste prato vencedor! As palavras do grupo de jurados deixaram-me mais uma vez de coração cheio e com a certeza de missão cumprida:
"O prato Feijoada de Litão tinha tudo o que se procurava no concurso! Diferente, típico, ousado e feito com a sabedoria de quem cozinha muitas vezes em casa." Pedro Cardoso
"Um prato de raiz, autêntico e feito com bastante inteligência e amor, onde sobressai o sabor." Chef Rodrigo Castelo
"A revelação da Feijoada de Litão trouxe-nos os sabores algarvios e foi confecionada de forma irrepreensível e deliciosa." Chef Cátia Goarmon
"É um prato que realça as tradições e os produtos regionais, alguns até um pouco esquecidos ou até menos conhecidos, como é o caso do litão." Isabel Zibaia Rafael
"Uma receita que deu a conhecer um produto desconhecido da maioria dos portugueses. Estão a ser revelados autênticos tesouros da cozinha regional portuguesa e aquela que se serve em casa de famílias, passando por várias gerações com sentimentos e memórias de famílias." Chef Orlando Esteves








"O caminho faz-se caminhando" e foi assim que mais um ano tive o orgulho de ver 4 receitas da minha autoria publicadas no Correio da Manhã nos passados dias 5, 11, 12 e 15 de fevereiro! Receitas com história, com tradição, com memória, com sabor... Receitas que refletem a minha identidade e que retratam o verdadeiro significado da comida caseira feita com amor e com a sabedoria de uma herança gastronómica que passa de geração em geração... Uma herança que não pode ficar esquecida no tempo... Uma herança que deve ser divulgada e dada a conhecer... Uma herança que deve ser saboreada pelos mais diversos paladares!
E é de coração cheio que hoje vos deixo aqui as minhas 4 prestações que fizeram um verdadeiro sucesso junto do grupo de jurados e que irão ser integradas no livro da 6.ª Edição d' A Mesa dos Portugueses!

Sopa de Caldeirada (ver receita)... Fruto de uma herança gastronómica que carrego no meu peito! Os sabores da tradicional Caldeirada de Peixe numa sopa cremosa e cheia de sabor!



Feijoada de Litão (ver receita)... Uma receita que espelha a minha paixão pela cozinha! A revelação de um produto pouco conhecido a nível nacional e a afirmação dos sabores algarvios! A grande vencedora deste concurso e que irá ilustrar a capa do livro da 6.ª Edição d' A Mesa dos Portugueses!



Feijoada de Bacalhau com Chouriço (ver receita)... Um prato cheio de memórias e repleto de saudade! Uma saudade que me faz recriar sabores do "antigamente" e matar saudades de tempos que já lá vão!



Coelho no Tacho com Enchidos da Serra (ver receita)... Da nossa Serra Algarvia... Sabores que me fazem ficar mais próximo daqueles de quem guardo uma saudade eterna!



Vale a pena acreditar, vale a pena sonhar, vale a pena fazer o que nos felizes e partilhar com os outros a nossa felicidade!


Sem comentários:

Enviar um comentário