sexta-feira, 8 de abril de 2022

Cachupa rica


A Páscoa está à porta e como manda a tradição, é altura de juntar a família em redor da mesa para uma refeição repleta de bons sabores e memórias! Apesar do Domingo de Páscoa ser sinónimo de um bom assado, existem anos em que optamos por reunir a família em redor de uma bela cachupa! Este prato típico de Cabo Verde é um dos preferidos no meu contexto familiar, uma vez que tendo eu raízes africanas por parte da minha mãe, cresci "comendo muita cachupa"! Ironicamente, a melhor cachupa que já comi é a do meu pai... Que é alentejano! A vida tem coisas!! Como é um prato que rende bastante e que requer algum tempo de confeção e preparação, é sempre preferível fazê-lo em épocas festivas em que nos juntamos muitos à mesa! E que bem que sabe matar saudade destes sabores! É tão bom...


Cachupa rica

INGREDIENTES (12 PESSOAS)

CARNES E ENCHIDOS
2kg de carne de porco (entrecosto, chispe, entremeada)
½ frango do campo em pedaços
1 chouriço de carne regional
1 morcela de carne regional
2 farinheiras regionais

LEGUMINOSAS
300g de milho branco pilado
300g de milho amarelo pilado
150g de feijão pedra seco
100g de feijão manteiga seco
150g de favona seca

RESTANTES INGREDIENTES
4 malaguetas secas
2 cebolas picadas
6 dentes de alho picados
2 folhas de louro
400g de tomate pelado
100ml de vinho branco
½ couve coração de boi
2 batatas doces
1 mandioca
½ abóbora manteiga
4 inhames
1 banana pão
azeite e sal
coentros

DE VÉSPERA
Coloque a carne de porco numa vasilha e tempere com sal. Noutra vasilha, coloque o frango e tempere com sal e as malaguetas picadas. Reserve as carnes no frio durante a noite. Deite o milho numa vasilha e as restantes leguminosas noutra. Cubra ambas com água e deixe demolhar por cerca de 12 horas.

NO DIA DE COZINHAR 
Escorra o milho e coloque numa panela de pressão. Cubra com água e cozinhe por 5 minutos em lume brando, depois de levantada a fervura. Passado esse tempo, retire a pressão e junte as restantes leguminosas previamente escorridas, a carne de porco, o chouriço de carne e a morcela. Garanta que o líquido cobre todos os ingredientes e volte a fechar a panela. Espere iniciar fervura e mantenha em lume brando por mais 20 minutos. Retire a pressão e verifique o ponto de cozedura. Retire as carnes e os chouriços para uma travessa e mantenha quente. Escorra as leguminosas e reserve o caldo da cozedura. Regue o fundo de um tacho grande com azeite e refogue as cebolas, os alhos e as folhas de louro. Junte os tomates picados e o vinho. Deixe apurar. Adicione o frango e deixe cozinhar enquanto prepara os legumes. Corte a couve em juliana. Descasque as batatas doces, a mandioca, a abóbora e os inhames. Corte tudo em cubos e reserve. Descasque a banana e corte em rodelas. Acrescente os legumes ao tacho e um pouco do caldo reservado. Deixe cozinhar tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até a carne estar tenra e os legumes macios. Junte as leguminosas e mais caldo da cozedura a gosto. Envolva e deixe apurar em lume brando. Aproveite para acertar o sal. Nos últimos minutos, adicione as farinheiras e mantenha tapado em lume brando até estarem cozinhadas. Corte a carne reservada em pedaços e os chouriços em rodelas. Disponha na travessa e reserve. Retire a cachupa do lume, corte as farinheiras às rodelas e coloque na travessa das carnes. Guarneça a cachupa com coentros picados e sirva com a travessa de carnes e enchidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário