domingo, 9 de fevereiro de 2014

Feijoada de Litão

Esta feijoada é um prato de família! Um prato tradicional que reflete os sabores e a essência da cozinha portuguesa... da nossa cozinha! Uma cozinha riquíssima em tradição e costumes! Uma relíquia gastronómica marcada pela presença de produtos regionais e pela frescura das ervas aromáticas! Um prato de conforto que une as pessoas... Posso dizer que esta feijoada é fruto de uma herança gastronómica que carrego no meu peito... Uma receita que espelha a minha paixão pela cozinha... O orgulho de representar as minhas raízes e aquilo em que verdadeiramente acredito... Sabores que me fazem ficar mais próximo daqueles de quem guardo uma saudade eterna! O litão é um peixe seco que pode ser encontrado com frequência no Mercado de Olhão, uma cidade com forte tradição pesqueira! O litão é a tradição da terra, é o prato dos Olhanenses, é o prato típico da Consoada, é um verdadeiro manjar! 


Feijoada de Litão

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
300g de Litão seco
300g de Feijão branco seco
½ Chouriço de carne regional
2 Folhas de Louro
1 Cebola
6 Dentes de Alho
1 Malagueta vermelha
1 Cenoura
½ Pimento vermelho
400g de Tomate pelado
50ml de Vinho branco
1 Ramo de Hortelã
Azeite, Sal e Pimenta preta
Coentros

PREPARAÇÃO
Coloque o feijão numa vasilha, cubra com água e deixe demolhar por cerca de 12 horas. Noutra vasilha, coloque o litão a demolhar coberto com água e um pouco de sal por cerca de 6 horas. Escorra e coloque o feijão numa panela de pressão. Junte o pedaço de chouriço inteiro e as folhas de louro. Cubra com água e cozinhe por 18 minutos, depois de levantada a fervura. Passado esse tempo, retire a pressão e verifique se o feijão está cozido. Corte o chouriço em rodelas e reserve. Remova as folhas de louro e reserve o feijão e o caldo da cozedura. Escorra e corte o litão em pedaços mais pequenos. Reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola e 4 dentes de alho picados e a malagueta cortada ao meio. Junte a cenoura e o pimento também picados e refogue mais alguns minutos, mexendo regularmente. Adicione os tomates picados, deixe apurar e refresque com o vinho. Deite então o feijão e um pouco do caldo da cozedura. Tempere com sal e pimenta e cozinhe tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente. À medida que o molho apura, acrescente algumas conchas do caldo reservado, até os ingredientes estarem bem ligados. A meio da cozedura, adicione os pedaços de litão e as folhas de hortelã. Aproveite para acertar o sal e, no último minuto, envolva as rodelas de chouriço e os restantes dentes de alho ralados. Guarneça com um punhado de folhas de coentros e sirva com arroz branco.


2 comentários:

  1. Não conhecia, mas gostei.
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Susy! O litão é uma iguaria que pode ser adquirida no Mercado de Olhão! É um peixe muito apreciado pelos olhanenses! Um grande beijinho!

      Eliminar