segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Dicas para compor uma Tábua de Queijos irresistível!



Uma tábua de queijos é sempre uma óptima opção para receber e surpreender amigos e familiares num ambiente agradável e convidativo! Deve ser bonita e apelativa, deve atrair e convidar a provar daqui e dali, deve surpreender tanto pelo aspeto visual como pela combinação de sabores que pode proporcionar... Sem esquecer que fica sempre bem numa mesa de entradas e faz um sucesso em qualquer jantar e convívio de amigos! Contudo, existem alguns pontos que devemos ter em conta se quisermos compor uma tábua de queijos simplesmente irresistível!


QUEIJO
O queijo é o elemento principal e deve ser representado por pelo menos 5 tipos com textura, sabor, consistência e intensidade diferentes! Também é importante escolher um queijo para cada tipo de leite (cabra, ovelha e vaca) garantido assim diferentes sabores na tábua! A diversidade tornará a tábua mais apelativa garantindo uma experiência de sabores única!

QUEIJOS FRESCOS
Queijo fresco, requeijão, ricotta, cotage, mascarpone, feta, queijo creme.

QUEIJOS AZUIS
Gorgonzola, roquefort, stilton, bleu d’ auvergne.

QUEIJOS MACIOS
Mozzarella, brie, camembert, chèvre, queijo da serra, queijo amanteigado, queijo de azeitão.

QUEIJOS SEMI-MACIOS
Edam, gouda, queijo suíço, manchego.

QUEIJOS DUROS
Parmesão, pecorino, grana padano, queijo da ilha, cheddar, gruyère, emmenthal, provolone, monterey jack, queijo de cabra curado.


Os queijos devem ser acompanhados com sabores bem equilibrados e que não abafem o sabor genuíno dos queijos!

PÃO
É muito importante montar uma cesta com pelo menos 2 tipos de pão! Para além da presença do pão de trigo caseiro, fica também muito bem o pão integral, pão de centeio, pão com passas, pão com sementes, broa de milho, pão italiano ou baguete! Deve evitar os pães recheados e temperados, pois estes irão interferir no sabor dos queijos! Se quiser montar uma tábua mais contemporânea e requintada, pode adicionar tostas finas, grissinos ou bolachas de água e sal para garantir uma degustação única e memorável!



FRUTA
A presença de fruta fresca numa tábua de queijos é obrigatória! Para além de ajudar a limpar o paladar, fazem uma conjugação fantástica com o queijo! Podemos optar por fruta fresca (pêras, maçãs, figos, pêssegos, uvas ou morangos) e fruta desidratada (alperces, ameixas, tâmaras, sultanas ou arandos)!

FRUTOS SECOS
Os frutos secos como as nozes, amêndoas, avelãs, pistáchios, amendoins ou cajus, são um clássico nas tábuas de queijo e conferem textura e requinte!

ENCHIDOS E FUMADOS
Os enchidos podem fazer parte de uma tábua de queijos, pois garantem cor e diversidade de sabor! Algumas fatias finas de presunto, salame, lombo fumado ou chourição farão toda a diferença na sua tábua!

EXTRAS
Monte a sua tábua de queijos com sabores que incrementem e complementem o sabor dos queijos: patés, compotas, doces, marmelada, geleia de malagueta, mel, café em pó, azeites aromatizados, azeitonas galegas, cornichons, tomate cereja, tomate seco, tomate cereja assado com ervas, … As conjugações clássicas de queijo com doces e outros sabores são incontornáveis e infalíveis! Temos o exemplo do requeijão com doce de abóbora e nozes, ou o queijo da serra com marmelada beirã, ou o parmesão com mel e café em pó, ou o queijo de cabra com geleia de malagueta, ou o mozzarella fresco com tomate, …


DECORAÇÃO
Dê alguma cor à sua tábua de queijos decorando-a com a frescura das ervas aromáticas: hastes de alecrim, folhas de manjericão, ramos de hortelã ou raminhos de tomilho são sempre uma boa opção!

VINHO
Para surpreender e garantir uma experiência de degustação memorável, escolha o vinho adequado para cada qualidade de queijo! Não se esqueça: Não há queijo sem vinho!


MAIS DICAS ÚTEIS
- Para facilitar o corte e orientar os convidados, os queijos devem estar parcialmente cortados;
- Deixe uma faca separada para cada tipo de queijo, para não interferir nos sabores e aromas! Utilize facas de gume liso, nunca de serrilha, para facilitar o corte e não danificar o queijo;
- Depois de montar a tábua, cubra com película aderente e conserve no frio. Retire a tábua do frio cerca de 30 minutos antes de servir para que os queijos adquiram a sua textura e sabor originais;
- Calcule cerca de 150g a 200g de queijo por pessoa, tendo em conta aqueles que agradam à maioria dos convidados;
- Disponha pratos e talheres de sobremesa, pois facilita imenso na hora de servir.


Sem comentários:

Enviar um comentário