quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Arroz de Frango do Campo à Alentejana

Mais uma sugestão para fazer um sucesso nos jantares de Natal ou até mesmo no grande dia de Natal! Isso fica ao critério de cada um! Uma receita alentejana que faz furor na mesa! Não deixem de experimentar, pois vai valer a pena!


INGREDIENTES (6 PESSOAS)
1 Frango do campo em pedaços
1 Cebola
4 Dentes de Alho esmagados
1 Chouriço de carne regional
1 Caneca de Vinho branco
1 Caneca de Vinho tinto
1 Caneca de Cerveja
1 Cálice de Whisky
200g de Bacon fumado fatiado
2 Canecas de Arroz carolino
Sal e Pimenta preta

PREPARAÇÃO
Coloque os pedaços de frango numa panela e junte a cebola cortada em 4, os dentes de alho, o chouriço inteiro, os vinhos, a cerveja e o whisky. Tempere com sal e pimenta, leve ao lume e deixe cozinhar em lume brando até a carne estar tenra e a separar-se do osso. Retire o frango e o chouriço do tacho e passe o caldo da cozedura com a varinha mágica. Reserve. Desfie o frango, retirando peles e ossos. Reserve. Corte metade do chouriço em rodelas e a outra metade em cubos. Reserve. Forre o fundo de uma assadeira com as tiras de bacon e cubra com uma caneca de arroz. Espalhe a carne desfiada e o chouriço em cubos e cubra com outra caneca de arroz. Regue tudo com 4 canecas do caldo reservado e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 45 minutos. Passado esse tempo, distribua as rodelas de chouriço sobre o arroz e leve novamente ao forno por mais 10 minutos. Deixe repousar alguns instantes antes de servir. Acompanhe com uma salada alentejana de alface com coentros (ver receita).

2 comentários:

  1. Comidinha assim sabe sempre tão bem!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este arroz cozido no forno fica uma verdadeira delícia! Por baixo um arroz muito fofo e soltinho e por cima uma camada crocante completamente irresístivel! Beijinhos

      Eliminar