quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Lulas Recheadas em Molho de Tomate

Hoje vamos para a categoria de Peixe e Marisco com um prato conhecido por todos! Uma receita apreciada por muitos e com inúmeras formas diferentes de confecção! Hoje trago a "minha versão" e como fazemos cá por casa! É um óptimo prato para apresentar num jantar de Natal entre amigos, até porque por terras algarvias, em muitas casas existe o costume de comer lulas recheadas em épocas festivas! O conselho que eu deixo é que utilizem lulas frescas, vão notar claramente a diferença no resultado final!

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1Kg de Lulas frescas
½ Chouriço de carne regional
1 Cebola
2 Dentes de Alho
1 Cenoura
½ Pimento vermelho
4 Colheres (sopa) de Arroz carolino
3 Colheres (sopa) de Polpa de tomate
Azeite, Sal e Pimenta preta
Coentros

MOLHO DE TOMATE
1 Cebola picada
2 Dentes de Alho picados
600g de Tomate maduro
100ml de Vinho branco
Azeite, Sal e Pimenta preta

PREPARAÇÃO
Limpe as lulas e reserve as cabeças, as ovas (caso estejam ovadas) e as asas. Num robô de cozinha, coloque a cebola, os alhos, a cenoura, o pimento e o chouriço. Triture tudo grosseiramente e refogue num fio de azeite. Entretanto, pique as partes reservadas das lulas e junte ao refogado. Tempere com sal e pimenta e cozinhe até o molho reduzir. Junte o arroz cru e frite alguns instantes até este absorver todos os sucos. Acrescente a polpa de tomate e acerte o sal. Retire do lume, recheie as lulas com este preparado e feche-as com um palito. Depois de recheadas, pique-as com um palito e reserve. No mesmo tacho onde cozinhou o recheio, comece a preparar o molho de tomate. Refogue a cebola e os alhos num fio de azeite. Junte os tomates picados e tempere com sal e pimenta. Deixe apurar e regue com o vinho deixando ferver mais alguns instantes. Triture o molho com a varinha mágica e leve novamente ao lume. Disponha as lulas recheadas no molho e cozinhe tapado, em lume brando, durante cerca de 20 minutos, mexendo ocasionalmente, até as lulas estarem tenras e o molho bem apurado. Retire do lume e polvilhe com coentros picados. Sirva com batata frita ou puré de batata (ver receita) e uma salada de folhas verdes.

2 comentários:

  1. Se há coisas que não consigo gostar é de polvo, lulas, chocos... mas o Tó adora! Este pratinho é mesmo a cara dele!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta fazer para ele e pode ser que comeces a gostar! Utilizar lulas frescas nesta receita faz a diferença! Por norma, há a tendência de utilizar lulas congeladas para rechear, mas o resultado final não tem nada a ver! Fresco é fresco lol! Beijinhos

      Eliminar