sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Cachupa de atum



Cachupa... Ao quanto me obrigas!! Como eu gosto deste prato! Seja de carne ou de atum, os meus olhos sempre brilham quando sei que vamos preparar uma cachupa! Arriscaria dizer que é o meu prato favorito... Não fosse eu gostar de tanta coisa! Bom fim-de-semana com ótimos cozinhados!


Cachupa de atum

INGREDIENTES (12 PESSOAS)

ATUM FRESCO
500g de lombo de atum  
500g de espinheta de atum
500g de ventresca (barriga de atum)

LEGUMINOSAS
300g de milho branco pilado
300g de milho amarelo pilado
150g de feijão pedra seco
100g de feijão manteiga seco
150g de favona seca

LEGUMES E TEMPEROS
4 malaguetas secas
2 colheres (sopa) de vinagre
2 cebolas picadas
6 dentes de alho picados
2 folhas de louro
400g de tomate pelado
100ml de vinho branco
½ couve coração de boi
2 batatas doces
2 bananas pão
azeite e sal
coentros

DE VÉSPERA
Corte o atum em pedaços e coloque numa vasilha. Tempere com sal, as malaguetas picadas e o vinagre. Reserve no frio durante a noite. Deite o milho numa vasilha e as restantes leguminosas noutra. Cubra ambas com água e deixe demolhar por cerca de 12 horas.

NO DIA DE COZINHAR 
Escorra o milho e coloque numa panela de pressão. Cubra com água e cozinhe por 5 minutos em lume brando, depois de levantada a fervura. Passado esse tempo, retire a pressão e junte as restantes leguminosas previamente escorridas e um fio generoso de azeite. Garanta que o líquido cobre todos os ingredientes e volte a fechar a panela. Espere iniciar fervura e mantenha em lume brando por 20 minutos. Retire a pressão e verifique o ponto de cozedura. Escorra as leguminosas e reserve o caldo da cozedura. Regue o fundo de um tacho grande com azeite e refogue as cebolas, os alhos e as folhas de louro. Junte os tomates picados e o vinho. Deixe apurar. Adicione o atum e mantenha em lume brando enquanto prepara os legumes. Corte a couve em juliana. Descasque as batatas doces e as bananas. Corte as batatas em cubos e as bananas em rodelas. Acrescente os legumes ao tacho e um pouco do caldo reservado. Deixe cozinhar tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até os legumes estarem macios. Junte as leguminosas e mais caldo da cozedura a gosto. Envolva e deixe apurar em lume brando. Aproveite para acertar o sal. Retire do lume e guarneça com coentros picados.

Sem comentários:

Enviar um comentário