terça-feira, 26 de setembro de 2017

Festival do Polvo 2017 - Ensopado de Polvo com Chouriço e Vinho Tinto






A Costa Alentejana é das regiões mais bonitas de Portugal e do mundo! Uma beleza pura e genuína paralela a produtos de qualidade numa terra cheia de tradição que nos faz recuar no tempo e na memória! Plantada à beira-mar está a linda Zambujeira do Mar... Um cantinho muito especial onde se realizou no passado fim-de-semana o Festival do Polvo... Uma festa que celebra as maravilhas desta costa litoral tão abençoada em riqueza natural! Uma festa que junta gente da terra, gente de fora, gente com vontade de aproveitar o que de melhor a Zambujeira tem para oferecer! Uma festa que alia tradição e sabor, numa celebridade repleta de animação, cantares alentejanos e boa comida! Uma festa em que pode degustar os melhores pratos de polvo, aproveitar as lindas praias da Zambujeira do Mar e desfrutar do mais lindo pôr-do-sol! Uma festa que irá ficar na memória e no coração de todos aqueles que tiveram o prazer de apreciar todas estas maravilhas!


Foi com imenso prazer e dedicação, que mais uma vez estive presente neste evento, sempre a representar as relíquias gastronómicas destas terras de encantar! Uma festa que celebra "O Melhor Polvo do Mundo" aliado aos magníficos produtos que são cultivados e produzidos nesta zona! Produtos com que cresci e com os quais me identifico e faço questão de os dar a conhecer! Produtos que fazem parte de toda uma herança gastronómica que passa de geração em geração! Aqueles mesmos produtos que fazem com que a comida tenha aquele conforto de comida caseira... aquele sabor que fica no paladar... aquele gosto que perdura na memória...

E foi neste cenário de festa, com a praia da Zambujeira como pano de fundo e o céu a prometer o mais lindo pôr do sol, que realizei um showcooking em plena Rua Miramar! Este ano trouxe mais um prato de conforto, cheio de tradição e boas memórias! O meu Ensopado de Polvo com Chouriço e Vinho Tinto conquistou o público e prova disso foram os elogios e palavras de apoio que recebi da parte das pessoas que assistiram e provaram a minha comida... o meu tempero!

O polvo foi o rei da festa e desta receita, mas o pão não lhe ficou atrás! Este ensopado foi servido com tiras de broa de milho e pão alentejano regadas com um fio de azeite, que foram posteriormente ao forno até ficarem bem douradas e estaladiças! Ainda me lembro de alguns comentários na multidão: "Gostei muito deste panito"!

Quero deixar os mais sinceros parabéns pelo profissionalismo, disponibilidade e simpatia de toda a equipa da organização deste evento: a Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense! Obrigado por nos receberem sempre de braços abertos! As fotos ficaram magníficas, captaram os melhores momentos e espelham a essência e o prazer de cozinhar!

As imagens falam por si...












À semelhança do ano anterior, tivemos o prazer de ter a presença do Chef Vitor Esteves! Um conceituado nome da nossa cozinha e um grande amigo que fiz nos meus percursos e aventuras gastronómicas! Foram momentos de companheirismo, partilha e aprendizagem que irão ficar na memória de todos aqueles que nos acompanharam na confeção das Pataniscas de Polvo com Arroz da Horta!























































Ensopado de Polvo com Chouriço e Vinho Tinto

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 Polvo da rocha (1,5Kg/1,8Kg)
1 Copo de Vinho tinto
2 Folhas de Louro
Grãos de Pimenta preta
1 Chouriço de carne regional
1 Cebola
3 Dentes de Alho
1 Malagueta vermelha
400g de Tomate pelado
2 Colheres (sopa) de Polpa de tomate
1 Colher (chá) de Pimentão doce
½ Colher (chá) de Cominhos
Sal e Pimenta preta
Coentros
Broa de milho e Pão alentejano

PREPARAÇÃO
Coloque o polvo num tacho e junte o vinho, as folhas de louro e alguns grãos de pimenta. Leve ao lume e deixe cozinhar tapado, até o polvo estar macio. O polvo estará no ponto quando conseguir espetar o garfo com facilidade. Reserve o caldo da cozedura, retirando as folhas de louro e os grãos de pimenta, e corte o polvo em pedaços. Reserve. Leve um tacho ao lume e aloure o chouriço cortado em rodelas grossas. Retire, pique o chouriço grosseiramente e reserve. Aproveitando a gordura que ficou no tacho, refogue a cebola finamente picada, 2 dentes de alho esmagados e a malagueta cortada ao meio. Junte os tomates picados, a polpa de tomate, o pimentão doce, os cominhos e os caules dos coentros finamente picados. Deixe refogar mexendo regularmente. Acrescente então 250ml do caldo reservado do polvo e deixe apurar. Adicione os pedaços de polvo, acerte o sal, tempere com pimenta moída na hora e cozinhe mais alguns instantes em lume brando. No último minuto, envolva o restante dente de alho ralado. Entretanto, corte algumas fatias de broa e de pão e disponha-as numa assadeira. Regue com um fio de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200º até estarem douradas e estaladiças. Sirva o ensopado com as torradinhas e guarneça com o chouriço tostado e algumas folhas de coentros.




É muito gratificante receber o carinho do público com palavras que nos apoiam e incentivam a continuar com o nosso trabalho! Um feedback fantástico que me enche o coração de alegria e muito orgulho! São momentos como estes que ficam na nossa memória e que nos fazem acreditar que vale a pena... Vale a pena fazer o que nos faz feliz... Vale a pena partilhar com os outros aquilo que nos faz feliz... Vale a pena simplesmente ser feliz!


O melhor polvo do mundo, o melhor pão do mundo, os melhores enchidos do mundo, o melhor tomate do mundo... Tudo na vida é relativo... Mas é assim que me sinto quando estou na Costa Vicentina!

2 comentários:

  1. Hummmm que maravilha, só de olhar apetece comer e ainda por cima com tirinhas de broa de milho e pão alentejano regadas com um fio de azeite, ADORO!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, nem sei o que fez mais sucesso! Se o polvo se o pão! Aquele "panito" estava divinal! Beijocas

      Eliminar