terça-feira, 20 de março de 2018

Azeitonas marinadas


Sempre gostei de azeitonas! Aliás eu acho que já nasci a devorar azeitonas! É um dos meus ingredientes preferidos, algo que tenho sempre em casa e um sabor que gosto de incrementar em saladas, massas e molhos! A azeitona é maravilhosa por si só, mas não nos podemos esquecer que também pode ser utilizada como tempero dando aos seus cozinhados um toque diferente e sabor único! É um aperitivo que fica sempre bem como entrada seja em casa ou em restaurantes, simples ou temperadas, com um bom pão e queijo a acompanhar! Gosto sempre de dar um toque diferente às azeitonas e mariná-las é sempre um óptima opção! Para além de incrementarmos sabor, ainda ficamos com um maravilhoso azeite aromático que pode ser utilizado nos mais diversos cozinhados, massas, pizzas ou saladas! Hoje deixo aqui alguns dos temperos mais comuns aqui em casa, algumas combinações de sabores que irão ficar perfeitas com as vossas azeitonas preferidas! As minhas azeitonas de eleição são sem dúvida as pequenas azeitonas galegas, mas claro que pode utilizar outro tipo ou um misto de várias azeitonas! O importante é tornar a azeitona na rainha da festa!


AZEITONAS MARINADAS COM LOURO E CITRINOS

250g de azeitonas
raspa de limão
raspa de laranja
1 folha de louro
azeite (cerca de 100ml)

Coloque as azeitonas num frasco de vidro e junte raspas de limão e laranja a gosto e a folha de louro. Cubra com azeite, feche o frasco e deixe tomar gosto durante pelo menos 24 horas.


AZEITONAS MARINADAS COM ALHO E ALECRIM

250g de azeitonas
2 dentes de alho picados
1 haste de alecrim
pimenta preta
azeite (cerca de 100ml)

Coloque as azeitonas num frasco de vidro e junte os alhos, as folhinhas de alecrim picadas e tempere com pimenta moída na hora. Cubra com azeite, feche o frasco e deixe tomar gosto durante pelo menos 24 horas.


AZEITONAS MARINADAS COM LIMÃO E ERVAS

250g de azeitonas
raspa de limão
2 dentes de alho picados
1 haste de tomilho
1 colher (chá) de orégãos
azeite (cerca de 100ml)

Coloque as azeitonas num frasco de vidro e junte raspa de limão a gosto, os alhos e as folhinhas de tomilho e orégãos. Cubra com azeite, feche o frasco e deixe tomar gosto durante pelo menos 24 horas.


AZEITONAS MARINADAS COM ALHO E ERVAS FRESCAS

250g de azeitonas
2 dentes de alho picados
salsa e coentros
azeite (cerca de 100ml)

Coloque as azeitonas num frasco de vidro e junte os alhos e alguns raminhos de salsa e coentros picados. Cubra com azeite, feche o frasco e deixe tomar gosto durante pelo menos 24 horas.


AZEITONAS MARINADAS COM ALHO E MALAGUETA

250g de azeitonas
2 dentes de alho picados
2 malaguetas secas
1 colher (chá) de orégãos
2 colheres (chá) de vinagre
1 folha de louro
azeite (cerca de 100ml)

Coloque as azeitonas num frasco de vidro e junte os alhos, as malaguetas picadas, os orégãos, o vinagre e a folha de louro. Cubra com azeite, feche o frasco e deixe tomar gosto durante pelo menos 24 horas.


AZEITONAS MARINADAS COM ALECRIM E COMINHOS

250g de azeitonas
1/2 colher (chá) de sementes de cominhos
2 dentes de alho picados
raspa de limão
1 haste de alecrim
azeite (cerca de 100ml)

Coloque as azeitonas num frasco de vidro e junte as sementes de cominhos ligeiramente pisadas no almofariz, os alhos, raspa de limão a gosto e as folhinhas de alecrim picadas. Cubra com azeite, feche o frasco e deixe tomar gosto durante pelo menos 24 horas.


Para além de ser um ótimo aperitivo, as azeitonas marinadas são fantásticas para perfumar e temperar os mais diversos cozinhados:
- Experimente envolver um pouco de azeitonas e parte do azeite aromático com massa previamente cozido al dente! Fica uma delícia...
- Dê um toque diferente ao seu risotto e guarneça com uma colherada de azeitonas e um fio do seu azeite! Fantástico...
- Utilize estas azeitonas na sua pizza e finalize com um fio do azeite perfumado! Sublime...
- Tempere as mais diversas saladas com azeitonas marinadas! Único e delicioso...
- Finalize o seu guisado com uma colherada de azeitonas! Um toque que faz toda a diferença...
- Sirva uma boa sopa quente e coloque no centro da mesa uma tábua com pão fresco, queijo e azeitonas marinadas! Existe refeição mais reconfortante?!

Lembre-se! A imaginação é o limite! Pegue nos seus ingredientes preferidos e divirta-se na cozinha para depois ser feliz à mesa!

Sem comentários:

Enviar um comentário