sábado, 1 de abril de 2017

Pizza Quatro Queijos com Manjericão

Quente, saborosa e macia… Assim é a tradicional Pizza Quatro Queijos! Uma iguaria de sabor delicado, coberta com uma mistura clássica de queijos doces e picantes! Esta pizza é uma das muitas variantes da pizza napolitana, mais popular no norte de Itália, onde a tradição para o queijo é muito forte! Cada região deste país retrata tipos de queijos diferentes nesta pizza, sendo que o gorgonzola é sempre presença obrigatória! No norte de Itália é comum a utilização do ​parmesão em aparas, no centro é servida com uma pitada de pecorino que casa na perfeição com o gorgonzola, e no sul utilizam ricotta para um toque mais suave! Uma coisa é certa, seja qual for a combinação, é importante ter em conta a utilização harmoniosa dos queijos, criando assim uma pizza única que encanta os mais diversos paladares! Na minha pizza, optei por utilizar gorgonzola, parmesão, mozzarella e taleggio ou fontina… Assim, conseguimos uma pizza com sabores explosivos entre o forte e o suave, o doce e o salgado, e claro… muito cremosa e macia!


MASSA (2 PIZZAS GRANDES)
400g de Farinha
½ Saqueta de Fermento de padeiro
200ml de Água morna
4 Colheres (sopa) de Azeite
1 Colher (chá) de Sal

INGREDIENTES (1 PIZZA GRANDE)
Molho de tomate (ver receita)
1 Bola de mozzarella fresca
50g de Queijo gorgonzola
100g de Queijo taleggio ou fontina
50g de Queijo parmesão
Pimenta preta
Manjericão fresco


MASSA
Deite a farinha sobre a bancada de trabalho, faça um buraco no centro e deite a água morna, o fermento, sal e azeite. Trabalhe tudo até obter uma massa elástica. Forme uma bola com a massa, deite numa tigela larga, cubra e deixe levedar por cerca de 1 hora, até a massa crescer.

PREPARAÇÃO 
Divida a massa em 2 partes iguais (pode optar por fazer 2 pizzas grandes ou congelar uma das partes da massa). Deite a massa sobre uma superfície enfarinhada e estenda com o rolo da massa até obter uma base fina. Coloque-a sobre uma folha de papel vegetal e barre generosamente toda a superfície da massa com molho de tomate. Distribua uniformemente a mozzarella, o gorgonzola e o taleggio em pedaços e raspe o parmesão diretamente sobre a pizza. Polvilhe com pimenta moída na hora e espalhe algumas folhas de manjericão. Leve ao forno pré-aquecido a 220º durante 10 a 15 minutos. Retire do forno, corte às fatias e sirva de imediato.

Sem comentários:

Enviar um comentário