segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Cuscuz



Hoje trago algumas sugestões para confecionar cuscuz marroquino! A sua versatilidade permite-nos casar este produto com diversos ingredientes, sabores e aromas! É super fácil de preparar e combina com carne, peixe, legumes... É ótimo para preparar recheios, para fazer saladas e pratos vegetarianos, é um excelente acompanhamento... Enfim, a imaginação é o limite! Há várias maneiras de preparar o cuscuz e hoje trago aqui algumas sugestões bastante apelativas! Espero que gostem!


CUSCUZ SIMPLES (4 PESSOAS)

1 caneca de cuscuz
azeite e sal

Deite o cuscuz numa vasilha e tempere com sal. Cubra com uma caneca de água quente, tape com um pano e deixe hidratar. Junte um fio de azeite, mexa delicadamente com um garfo e sirva.


CUSCUZ DE CÚRCUMA (4 PESSOAS)

1 caneca de cuscuz
1 colher (chá) de cúrcuma
azeite, sal e pimenta preta
salsa

Deite o cuscuz numa vasilha, junte a cúrcuma e tempere com sal e pimenta moída na hora. Cubra com uma caneca de água quente, tape com um pano e deixe hidratar. Adicione alguns raminhos de salsa picada e um fio de azeite. Mexa delicadamente com um garfo e sirva.


CUSCUZ DE SALSA E MALAGUETA (4 PESSOAS)

1 caneca de cuscuz
1 punhado de salsa
1 malagueta vermelha
1 polegar de gengibre fresco
azeite, sal e pimenta preta

Deite o cuscuz numa vasilha e junte a salsa finamente picada, a malagueta laminada e o gengibre ralado. Tempere com sal e pimenta moída na hora. Cubra com uma caneca de água quente, tape com um pano e deixe hidratar. Adicione um fio de azeite, mexa delicadamente com um garfo e sirva.


CUSCUZ DE LEGUMES (4 PESSOAS)

1 caneca de cuscuz
1 pimento vermelho
1 cenoura
½ curgete
1 punhado de salsa
azeite, sal e pimenta preta

Deite o cuscuz numa vasilha e tempere com sal e pimenta moída na hora. Cubra com uma caneca de água quente, tape com um pano e deixe hidratar. Enquanto isso, corte o pimento, a cenoura e a curgete em pequenos cubos. Regue o fundo de uma frigideira com um fio de azeite e salteie os legumes até estarem al dente. Tempere com sal e retire do lume. Mexa o cuscuz com um garfo e junte os legumes salteados, a salsa finamente picada e um fio de azeite. Envolva delicadamente e sirva.


CUSCUZ COM SULTANAS E FRUTOS SECOS (4 PESSOAS)

1 caneca de cuscuz
1 pau de canela
1 colher (chá) de cúrcuma
1 punhado de amêndoas laminadas
1 punhado de pinhões
1 punhado de sultanas pretas e douradas
1 colher (sopa) de ghee (manteiga clarificada)
sal e pimenta preta

Deite o cuscuz numa vasilha e junte o pau de canela e a cúrcuma. Tempere com sal e cubra com uma caneca de água quente. Tape com um pano e deixe hidratar. Enquanto isso, toste as amêndoas e os pinhões numa frigideira em lume médio mexendo continuamente. Mexa o cuscuz com um garfo e junte os frutos secos tostados, as sultanas, a manteiga e uma pitada de pimenta moída na hora. Envolva delicadamente e sirva.


CUSCUZ COM ROMÃ E HORTELÃ (4 PESSOAS)

1 caneca de cuscuz
1 romã
1 punhado de folhas de hortelã
raspa de 1 limão
azeite, sal e pimenta preta

Deite o cuscuz numa vasilha e tempere com sal e pimenta moída na hora. Cubra com uma caneca de água quente, tape com um pano e deixe hidratar. Junte os bagos de romã, a hortelã finamente laminada, a raspa de limão e um fio de azeite. Mexa delicadamente com um garfo e sirva.


CUSCUZ À GREGA (4 PESSOAS)

1 caneca de cuscuz
½ cebola roxa picada
100g de queijo feta
250g de tomate cereja
1 punhado de azeitonas galegas
½ colher (chá) de orégãos
1 punhado de coentros
azeite e sumo de limão
sal e pimenta preta

Deite o cuscuz numa vasilha e tempere com sal. Cubra com uma caneca de água quente, tape com um pano e deixe hidratar. Mexa o cuscuz com um garfo e junte a cebola, o queijo esfarelado, os tomates cortados ao meio, as azeitonas, os orégãos, os coentros finamente picados, um fio de azeite e sumo de limão a gosto. Tempere com pimenta moída na hora, envolva delicadamente e sirva.


CUSCUZ DE TOMATE CEREJA COM LIMÃO E GENGIBRE (4 PESSOAS)

1 caneca de cuscuz
1 colher (chá) de paprica
1 polegar de gengibre fresco
1 chalota picada
250g de tomate cereja
raspa de 1 limão
1 punhado de coentros
azeite, sal e pimenta preta

Deite o cuscuz numa vasilha e junte a paprica e o gengibre ralado. Tempere com sal e cubra com uma caneca de água quente. Tape com um pano e deixe hidratar. Mexa o cuscuz com um garfo e adicione a chalota, os tomates cortados ao meio, a raspa de limão, os coentros finamente picados, um fio de azeite e uma pitada de pimenta moída na hora. Envolva delicadamente e sirva.


CUSCUZ DE CARIL COM MAÇÃ E ROMÃ (4 PESSOAS)

1 caneca de cuscuz
1 alho francês
1 maçã verde
1 colher (chá) de caril em pó
½ colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de vinagre
1 punhado de folhas de hortelã
1 romã
azeite e sal

Deite o cuscuz numa vasilha e tempere com sal. Cubra com uma caneca de água quente, tape com um pano e deixe hidratar. Enquanto isso, regue o fundo de uma frigideira com azeite e salteie o alho francês laminado e a maçã descascada e cortada em pequenos cubos. Junte o caril, a canela e o vinagre e salteie mais alguns instantes. Mexa o cuscuz com um garfo e junte o preparado anterior, a hortelã finamente laminada, os bagos de romã e um fio de azeite. Envolva delicadamente e sirva.

Sem comentários:

Enviar um comentário