quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Tecolameco



Reza a lenda que um antigo chefe encontrou no Castelo de Crato, também conhecido como Castelo da Azinheira, um livro muito antigo com a revelação do sentido da vida! Após folhear o livro, o chefe constatou que todas as suas folhas estavam em branco, à exceção de uma, que continha a receita do Tecolameco!
Lendas são lendas, mas que este doce conventual típico do Alto Alentejo traz algo de maravilhoso ao mundo das sobremesas e ao nosso palato, lá isso traz!
E com este tesouro da Gastronomia Portuguesa me despeço até para o Ano! Desejo a todos os meus seguidores e amantes da boa comida, um Natal cheio de prendas no sapatinho, muita saúde e empatia pelo próximo! E Próspero Ano Novo! Que 2023 nos traga aquilo que não conseguimos alcançar em 2022 e que seja um Ano capaz de trazer mais paz a quem dela necessita!


Tecolameco

INGREDIENTES
200g de amêndoas sem pele
50g de amêndoas com pele
500g de açúcar
300ml de água
1 pau de canela
35g de manteiga
10 gemas
2 ovos
manteiga (para untar a forma)
açúcar em pó (para decorar)

PREPARAÇÃO 
Coloque as amêndoas no processador e triture finamente. Reserve. Unte uma forma redonda de 23cm com manteiga, forre com papel vegetal e unte também este com manteiga. Reserve. Coloque o açúcar num tacho e junte a água e o pau de canela. Leve a lume brando até obter ponto pérola (ponto em que se forma uma espécie de pérola ao deixar escorrer a calda de açúcar da colher). Retire do lume, junte a amêndoa e a manteiga e mexa. Leve novamente a lume brando, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume e deixe amornar. Junte os ovos, envolvendo de imediato e retire o pau de canela. Verta o preparado na forma reservada e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 40 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer por completo antes de desenformar. Polvilhe generosamente com açúcar em pó.

Sem comentários:

Enviar um comentário