segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Beringela com Pesto Rosso


Como estamos na época das beringelas, nada melhor do que pegar neste legume tão versátil e inovar, fazendo pratos super apetitosos e que saltam à vista! A beringela, quando bem cozinhada, é um legume fantástico! Os italianos criam pratos únicos com esta relíquia, aliás, os italianos são mestres em transformar ingredientes modestos em verdadeiros manjares dos deuses! A minha sugestão de hoje é muito simples, mas uma verdadeira delícia! Completamente inspirada nos produtos italianos, criei estas lindas torres de beringela que são de comer e chorar por mais! Espero que gostem... porque eu estou completamente apaixonada pelas beringelas! Imaginem terem este miminho como entrada de uma refeição...


Beringela com Pesto Rosso

INGREDIENTES (2 PESSOAS)
1 Beringela grande
Queijo mozzarella ralado
Sal, Azeite e Pimenta preta
Manjericão fresco

PESTO ROSSO (PESTO DE TOMATE SECO)
100g de Tomate seco (conservado em azeite)
80g de Queijo parmesão
2 Dentes de Alho
1 Punhado de Amêndoas
2 Punhados de Manjericão fresco
Azeite (cerca de 100ml)

PREPARAÇÃO
Elimine as pontas da beringela e corte-a em rodelas com cerca de 1cm de espessura. Salpique as rodelas com sal e coloque-as num coador. Deixe repousar cerca de 20 minutos. Depois disso, passe as rodelas por água corrente e escorra muito bem. Regue o fundo de uma frigideira com um fio de azeite e aloure as rodelas de beringela de ambos os lados até dourarem. Reserve. Para o molho pesto, coloque no liquidificador os tomates secos escorridos, o parmesão cortado em cubos, os alhos e as amêndoas. Reduza tudo a migalhas, junte o manjericão e volte a triturar. Depois, com a máquina a funcionar, vá adicionando azeite até formar um molho denso e homogéneo. Numa assadeira, construa 2 torres de beringela com 3 a 4 camadas, intercalando rodelas de beringela com pequenas nozes de pesto. Cubra cada uma com um pouco de mozzarella ralada, polvilhe com pimenta e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 10 minutos, até o queijo derreter. Guarneça com folhas de manjericão e sirva com um bom pão fresco.

NOTA
Conserve este molho no frio coberto com um fio de azeite num frasco fechado. É óptimo para barrar em torradas ou para servir com massa. Neste caso, envolva uma colher de sopa de pesto por cada prato de massa à escolha, previamente cozida al dente.


Sem comentários:

Enviar um comentário