terça-feira, 26 de março de 2013

Arroz de lingueirão à algarvia


Mais uma sugestão para a Sexta-feira Santa! Um prato típico de terras algarvias que nos traz o sabor e frescura do mar! Uma verdadeira relíquia da nossa costa e da nossa gastronomia!

 
Arroz de lingueirão à algarvia

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1kg de lingueirão fresco
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
1 malagueta vermelha
1 folha de louro
200g de tomate pelado
100ml de vinho branco
estames de açafrão
1 caneca de arroz carolino
sal, azeite e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO 
Coloque os lingueirões numa vasilha e cubra com água salgada. Deixe depurar durante 6 a 12 horas. Escorra e abra os lingueirões numa frigideira com um fio de azeite. Retire os lingueirões da casca e reserve os sucos libertados. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola, os alhos, a malagueta picada e a folha de louro. Junte os tomates picados, o vinho e alguns estames de açafrão. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar. Acrescente 3 canecas de água quente e os sucos reservados dos lingueirões. Espere iniciar fervura. Deixe então o arroz e deixe cozinhar tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até o arroz estar macio. Nos últimos minutos, adicione os lingueirões e aproveite para acertar o sal. Retire do lume, guarneça com folhas de coentros e sirva de imediato.

2 comentários:

  1. Olá, adoro lingueirão, posso saber onde comprou?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susy! Eu moro no Algarve, por isso para mim é muito fácil de encontrar lingueirão em praças e em boas marisqueiras! Mas penso que nos hipermercados também poderá encontrar, ou então substitui por canivetes, que costumam estar à venda nas grandes superfícies! Convém ter sempre o cuidado de eles estarem bem limpos de areia antes de os cozer, porque depois é muito desagradável estar a comer o arroz e sentir areia! Espero ter ajudado de qualquer forma! Beijinhos

      Eliminar