terça-feira, 26 de março de 2013

Arroz de Lingueirão


Mais uma sugestão para a Sexta-feira Santa! Um prato típico de terras algarvias que nos traz o sabor e frescura do mar! Uma verdadeira relíquia da nossa costa e da nossa gastronomia!


Arroz de Lingueirão

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1,2Kg de Lingueirão fresco
1 Cebola picada
4 Dentes de Alho esmagados
1 Malagueta vermelha
1 Folha de Louro
200g de Tomate pelado
100ml de Vinho branco
Estames de Açafrão
1 Caneca de Arroz carolino
Sal, Azeite e Pimenta preta
Coentros

PREPARAÇÃO
Para depurar os lingueirões, coloque-os de molho em água com sal ou de preferência em água do mar, durante 6 a 12 horas. Escorra e coloque os lingueirões num tacho. Junte um punhado de sal e um pouco de água, sem cobrir totalmente os lingueirões. Tape o tacho e leve a lume brando, até os lingueirões abrirem. Coe e reserve a água da cozedura e retire os lingueirões da casca, reservando o miolo. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola, os alhos, a malagueta picada e a folha de louro retalhada. Junte os tomates picados, o vinho, alguns estames de açafrão, tempere com pimenta moída na hora e deixe apurar. Deite o arroz, envolva e acrescente 3 canecas do caldo reservado dos lingueirões, compensando com água se for necessário. Cozinhe em lume brando, mexendo ocasionalmente, até o arroz macio. Nos últimos minutos, adicione os lingueirões e acerte o sal. Retire do lume, junte um punhado de coentros picados grosseiramente e deixe repousar alguns instantes antes de servir.

2 comentários:

  1. Olá, adoro lingueirão, posso saber onde comprou?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susy! Eu moro no Algarve, por isso para mim é muito fácil de encontrar lingueirão em praças e em boas marisqueiras! Mas penso que nos hipermercados também poderá encontrar, ou então substitui por canivetes, que costumam estar à venda nas grandes superfícies! Convém ter sempre o cuidado de eles estarem bem limpos de areia antes de os cozer, porque depois é muito desagradável estar a comer o arroz e sentir areia! Espero ter ajudado de qualquer forma! Beijinhos

      Eliminar