quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Ossobuco no tacho



Ossobuco no tacho

INGREDIENTES (6 PESSOAS)
2kg de ossobuco
1 cebola picada
6 dentes de alho picados
2 folhas de louro
1 malagueta vermelha
100ml de vinho do Porto
1 copo de vinho tinto
azeite, sal e pimenta preta
salsa  

PREPARAÇÃO Pré-aqueça o forno a 230º. Tempere o ossobuco com sal e pimenta moída na hora. Regue o fundo de um tacho de ferro fundido com azeite e sele os pedaços de ossobuco de ambos os lados. Retire a carne do tacho e reserve. Deite mais um fio de azeite no tacho e refogue a cebola, os alhos, as folhas de louro e a malagueta laminada. Junte o vinho do Porto e deixe reduzir. Disponha os pedaços de ossobuco no tacho de maneira a que fiquem bem aconchegados e regue com o vinho tinto. Tape o tacho e leve ao forno. Baixe a temperatura para 180º e deixe cozinhar sempre tapado durante 2 horas. Retire do forno, guarneça com salsa picada e sirva com puré de batata ou polenta.

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Salada de polvo com batata e ervas aromáticas






Salada de polvo com batata e ervas aromáticas

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 polvo da rocha cozido (como cozer polvo na perfeição)
600g de batata
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
1 punhado de salsa e coentros
azeite e vinagre
flor de sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Corte o polvo em pedaços e reserve. Descasque e coza as batatas inteiras em água temperada com sal. Escorra e corte as batatas em pedaços. Deite numa vasilha e junte a cebola, os alhos e as ervas aromáticas finamente picadas. Tempere de imediato com um fio generoso de azeite, vinagre a gosto, uma pitada de flor de sal e pimenta moída na hora. Adicione o polvo e envolva delicadamente. Sirva com uma salada de folhas verdes.

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Dicas: Como cozer polvo na perfeição


Como cozer polvo na perfeição

INGREDIENTES
polvo da rocha
folhas de louro
azeite
vinagre ou vinho tinto

PREPARAÇÃO 
É fundamental que o polvo tenha sido congelado por pelo menos 48 horas, para amaciar as fibras musculares. Deixe descongelar, lave, escorra e disponha o polvo num tacho com os tentáculos para cima. Junte folhas de louro, um fio de azeite e uma borrifadela de vinagre. Nas receitas que assim o exijam, deve substituir o vinagre por um pouco de vinho tinto. Tape o tacho e leve a lume brando até o polvo estar macio mas firme ao toque. Deve conseguir espetar um garfo na parte mais grossa do polvo com alguma facilidade e este apresentar ainda alguma firmeza. O tempo de cozedura, depois de levantada a fervura, é de 20 a 30 minutos por kg de polvo. Retire do lume e deixe o polvo repousar por cerca de 20 minutos no líquido da cozedura. Escorra e deixe arrefecer por completo. Dependendo da receita que irá confecionar, deverá reservar o líquido da cozedura. Transfira o polvo para uma travessa e leve ao frigorífico durante algumas horas, preferencialmente de um dia para o outro. Este passo ajuda no processo de corte do polvo, que deverá ser cortado frio, permitindo que a pele e as ventosas se mantenham firmes. Depois é só prosseguir com a receita.