quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Rissóis de Atum





E porque nestes dias frescos já apetece ficar em casa a preparar este tipo de petiscos, aqui fica uma sugestão para uma tarde passada na cozinha e em boa companhia claro! Deixem-se encantar pelo prazer de confeccionar algo caseiro com amigos ou familiares para depois saborear e conviver! Eu tive o prazer de fazer estes rissóis com a minha amiga Elaine, em que aprendi a fazer a sua fabulosa massa! Fiquei simplesmente viciada em fazer rissóis! Eu que pensava que era um bicho de sete cabeças lol! Aproveitem a vida e... um bom rissol caseiro claro!!


Rissóis de Atum

MASSA (12 RISSÓIS)
1 Chávena (chá) bem cheia de Farinha
1 Chávena (chá) mal cheia de Água
1 Colher (sopa) de Manteiga
1 Vidrado de Limão (parte amarela da casca)
Sal

RECHEIO
250g de Atum em azeite
1 Cebola picada
200ml de Molho bechamel (ver receita)
Orégãos
Azeite, Sal e Pimenta preta

MONTAGEM
Ovo batido e Pão ralado (para passar os rissóis)


MASSA
Num tacho, coloque a água, a manteiga, o vidrado de limão e uma pitada de sal. Leve ao lume e espere iniciar fervura. Retire então a casca de limão e deite de uma só vez a farinha, mexendo de imediato e energicamente com uma colher de pau, até a mistura estar uniforme e se despegar das paredes do tacho, formando uma espécie de bola. Transfira a massa para a superfície de trabalho e deixe amornar. Trabalhe a massa com as mãos, até se apresentar lisa e elástica e forme uma bola. Reserve.
RECHEIO
Refogue a cebola num fio de azeite e junte o atum previamente escorrido e esfarelado. Envolva o molho bechamel, perfume com uma pitada de orégãos e tempere com sal e pimenta. Reserve e deixe arrefecer.

MONTAGEM
Estenda a massa bem fina com a ajuda de um rolo sobre a superfície de trabalho. Coloque uma colher de recheio sobre a massa e dobre-a sobre a restante massa, cortando depois com a ajuda de um copo, de modo a obter o tradicional rissol. Amasse e volte a estender a massa, repetindo a operação até esgotarem os ingredientes. Depois, passe cada rissol por ovo batido e finalmente por pão ralado. Neste ponto, pode optar por fritar os rissóis em óleo bem quente ou congelar os rissóis para consumir mais tarde. Para isso, disponha-os num tabuleiro e leve ao congelador. Depois de congelados coloque os rissóis em sacos e conserve no congelador. Na altura de consumir, frite os rissóis ainda congelados.

6 comentários:

  1. Que belo aspecto!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ficaram perfeitos!
    Passatempo no blog: http://sweetmykitchen.blogspot.pt/2013/10/passatempo-lacticinios-paiva.html

    ResponderEliminar