quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Festival do Polvo | Arroz de polvo com vinho tinto e pimentos salteados


E foi no Sudoeste Alentejano, num cenário único e singular, que mais uma ano se realizou o Festival do Polvo da Zambujeira do Mar! Um lugar abençoado por uma riqueza natural que anda de braço dado com produtos de uma qualidade pura e genuína! Tudo nestas terras é único e mágico... Tudo nestas terras nos faz sentir como é bom apreciar o verdadeiro sabor dos alimentos e a genuinidade da comida caseira feita por quem sabe! Um recordar de memórias e um despoletar de emoções que nos faz sentir como é bom apreciar as coisas simples da vida!

O Festival do Polvo foi uma vez mais um sucesso que juntou gentes da terra e gentes de fora... Gente com vontade de apreciar uma gastronomia riquíssima em saberes e sabores numa paisagem incrível com a praia da Zambujeira do Mar como pano de fundo! Uma festa que encerra a época de verão e que alia tradição e sabor, numa celebridade repleta de animação, cantares alentejanos e boa comida! Tudo isto com os melhores pratos e petiscos de polvo que foram apreciados nos diversos restaurantes da localidade onde o lema seria apenas um: "Prove aqui o melhor polvo do mundo"!

Todos os anos tento levar até à Zambujeira pratos típicos feitos à moda lá de casa! Pratos com sentido, com sabor, com memórias, capazes de evocar as mais inúmeras sensações e recordações de tempos que já lá vão! E foi assim que o meu Arroz de Polvo com Vinho Tinto foi apresentado aos comensais que assistiram à sua confeção e me deram a honra de degustar este prato em plena Rua Miramar! Um prato tradicional português, apreciado pela maioria e muito procurado por quem visita o nosso país, feito de uma forma diferente da tradicional, conferindo-lhe assim um toque único em cor e sabor que conquistou e surpreendeu o público! O showcooking foi um sucesso e encheu-me o coração de orgulho por mais uma vez ter sentido que representei tão bem os sabores em que acredito! 

O polvo foi o rei da festa mas os pimentos salteados que confecionei para presentear o prato foram "a cereja no topo do bolo"! Uma ideia muito bem recebida pelo público e bastante elogiada por aqueles que me deram a  honra de partilhar a sua opinião sobre este prato tão familiar! Ainda me lembro de alguém dizer: "Este arroz sem os pimentos salteados é como um dia de praia sem sol"!

Quem também esteve presente neste evento foi a Rádio Internacional de Odemira representada por Vítor Silva, que se juntou a mim numa entrevista onde falamos um pouco do meu trabalho, das minhas origens e do meu percurso!

Parabéns a toda a equipa da Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense, que mais um ano fizeram com que esta festividade fosse um verdadeiro sucesso! Obrigado por sempre nos receberem de braços abertos e nos fazerem sentir "da casa"! As fotos ficaram esplêndidas e refletem a essência da cozinha... Da nossa cozinha!

Deixo aqui as magníficas fotos fornecidas pela ACRDZ (Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense) e aproveito a oportunidade para deixar uma sentida homenagem... Ao grande amigo António Silva... Quis a vida que nos deixasse tão cedo... Saudade é a palavra e o sentimento que deixa! Obrigado por me ter trazido até este Festival e acolhido nesta terra, onde até hoje sou recebida com carinho e de braços abertos por toda a família! Fica a memória de um grande amigo que para sempre será recordado! As pessoas vêm e vão... Mas há pessoas que ficam para sempre!

Fica aqui o que para mim é o melhor do mundo... No melhor lugar do mundo...











Arroz de polvo com vinho tinto e pimentos salteados

INGREDIENTES (4 PESSOAS)

PARA COZER O POLVO
1 polvo da rocha (1,5Kg/1,8Kg)
1 cebola
1 caneca de vinho tinto
2 folhas de louro
grãos de pimenta preta
azeite

PARA A CONFEÇÃO DO ARROZ
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
400g de tomate pelado
100g de polpa de tomate
1 caneca de arroz carolino
azeite, sal e pimenta preta
coentros

PARA OS PIMENTOS SALTEADOS
2 pimentos vermelhos
sal e pimenta preta
azeite e vinagre
salsa

PREPARAÇÃO
Coloque o polvo num tacho e junte uma cebola cortada em 4, o vinho, as folhas de louro, alguns grãos de pimenta e um fio de azeite. Tape o tacho e leve a lume brando até o polvo estar macio mas firme ao toque. Quando a cebola estiver cozinhada o polvo estará no ponto desejado. Retire do lume e reserve, deixando o polvo arrefecer no líquido da cozedura. Escorra o polvo e reserve o caldo da cozedura. Corte o polvo em pedaços e reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola e os alhos. Junte os tomates picados e a polpa de tomate. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar. Deite o arroz, envolva e acrescente 3 canecas do caldo reservado do polvo, compensando com água se for necessário. Cozinhe em lume brando, mexendo ocasionalmente, até o arroz estar macio. A meio da cozedura, adicione os pedaços de polvo e acerte o sal. No último minuto, junte um punhado de coentros picados grosseiramente. Retire do lume e deixe repousar alguns instantes antes de servir. Enquanto isso, regue o fundo de uma frigideira com azeite e salteie rapidamente os pimentos cortados em tiras. Refresque com um pouco de vinagre e tempere com sal e pimenta moída na hora. Retire do lume, envolva um punhado de salsa picada e reserve. Guarneça o arroz de polvo com os pimentos salteados e algumas folhas de coentros e sirva de imediato.




Sem comentários:

Enviar um comentário