segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Festival do Polvo 2015 - Polvo com Batata Doce



E foi com muito orgulho e prazer que participei no grande Festival do Polvo 2015 que se realizou na linda Zambujeira do Mar nos passados dias 18, 19 e 20 de Setembro! Uma festa linda, com gente da terra, com gente de fora, com gente que foi com vontade de aproveitar ao máximo o que a Zambujeira tem para oferecer e, claro, comer o melhor polvo do mundo e desfrutar do mais belo pôr-do-sol, nesta linda costa alentejana! Não há palavras para descrever os encantos da Zambujeira! Fui recebida de braços abertos por toda a organização deste evento, que estão de parabéns por todo o trabalho desempenhado! Um muito obrigado a toda a Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense, por todo o apoio, simpatia e atenção demonstradas! Foi um prazer ter colaborado convosco!
Mais uma vez, fui representar a minha linda Costa Vicentina e os seus magníficos produtos! Como não podia deixar de ser, fui demonstrar o meu Polvo com Batata Doce num showcooking que se realizou na Rua Miramar! Um prato lindo para este evento, pois se por um lado temos o polvo da costa, um polvo da rocha, escuro e com um sabor a mar, um verdadeiro tesouro da nossa costa, por outro lado temos a linda batata doce lira, de polpa amarela, mais miúda e bastante doce! Sem nunca esquecer do tomate coração, esse tomate maravilhoso, carnudo, doce e muito sumarento! Dou destaque também ao maravilhoso pão que se come no litoral alentejano e que também foi inserido na receita, desta vez torrado e esfregado com alho, também este da terra! E cozinhar é isto mesmo, desfrutar do que de melhor a terra tem para nos oferecer e dar a conhecer os produtos da região, para que estes continuem a ser produzidos e apreciados!
As fotos foram tiradas pela organização, mais uma vez de parabéns pela qualidade profissional das imagens!
 



Finalizo os agradecimentos com a receita de Polvo com Batata Doce, desta vez renovada e melhorada, ficando a promessa de que “Para o ano haverá mais!”.

POLVO COM BATATA DOCE

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
2 Polvos da rocha (1,2Kg/1,5Kg cada)
6 Dentes de Alho esmagados
1 Cebola picada
½ Pimento vermelho picado
1 Polegar de Gengibre
400g de Tomate pelado
100ml de Vinho branco
600g de Batata doce (variedade lira)
Sal, Azeite e Pimenta preta
Salsa e Coentros

PREPARAÇÃO
Escorra muito bem os polvos e corte-os em pedaços com cerca de 4cm. Reserve. Regue generosamente o fundo de um tacho com azeite e leve ao lume. Junte os alhos e os pedaços de polvo, envolva e deixe cozinhar em lume forte, mexendo frequentemente, até o polvo estar caramelizado e o molho bem reduzido. É muito importante utilizar polvo da rocha com o peso certo, para que este fique tenro, suculento e com a tonalidade certa para este prato. Reserve o polvo, adicione mais um fio de azeite ao tacho e refogue a cebola, o pimento e o gengibre ralado. Junte os tomates picados, o vinho, tempere com sal e pimenta e deixe apurar. Adicione as batatas cortadas em pequenos cubos, envolva e deixe cozinhar tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até a batata estar tenra. Acrescente os pedaços de polvo e deixe apurar mais alguns instantes. Salpique com salsa e coentros picados e sirva com pão torrado esfregado com alho.

Sem comentários:

Enviar um comentário