quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Festival da Batata Doce de Aljezur 2017 - Frigineco com Esmagada de Batata Doce



Mais um ano de Saberes e Sabores naquele que é considerado o coração da Costa Vicentina! Aljezur… uma pérola plantada em terras vicentinas que mais um ano abraçou este evento que celebra a melhor batata doce do mundo de variedade lira, um produto com caraterísticas únicas e uma genuinidade que lhe é conferida pelo trabalho árduo dos produtores locais!
Este ano à semelhança dos anteriores, fui honrar este maravilhoso produto num showcooking em que a batata doce foi a estrela principal, lado a lado com o meu já tão famoso Frigineco! O resultado foi fantástico, Frigineco com Esmagada de Batata Doce e Migalhas de Azeitona, um prato que nos faz regressar às origens e aos sabores genuínos de antigamente!






Para além de showcookings diários, o festival conta também com muita animação, quiosques com produtos regionais e uma zona de restaurantes e tasquinhas onde são servidas as receitas mais típicas assim como novas propostas culinárias, sempre conjugadas com a batata doce de Aljezur!
A doçaria local também marca presença com requintadas tentações de bolos, pastéis, tortas e outras formas de utilizar a batata doce, dando a conhecer a versatilidade deste produto na doçaria local!

Mais um ano de sucesso num evento que valoriza a produção agrícola local de uma batata doce secular, de sabor e caraterísticas únicas que a distinguem e deixam os produtores locais cheios de orgulho!

Para quem não teve possibilidade de estar presente neste festival, aqui fica a receita que confecionei naquele que para mim foi mais um showcooking de sucesso e de regresso às origens!



Frigineco com Esmagada de Batata Doce

INGREDIENTES
1Kg de Cachaço de porco (sem osso)
6 Dentes de Alho esmagados
2 Folhas de Louro
2 Malaguetas secas
1 Colher (chá) de Cominhos
1 Colher (chá) de Pimentão doce
100ml de Vinho branco
4 Colheres (sopa) de Vinagre
Sal, Azeite e Pimenta preta
Coentros
1Kg de Batata doce (variedade lira)
Noz moscada
1 Punhado de Azeitonas galegas

PREPARAÇÃO
De véspera, corte a carne em pequenos pedaços e deite numa vasilha. Junte os alhos, as folhas de louro retalhadas, as malaguetas picadas, os cominhos, o pimentão doce, o vinho, o vinagre e tempere com sal e pimenta moída na hora. Envolva e deixe a marinar no frio durante a noite. No dia de cozinhar, regue generosamente o fundo de um tacho largo com azeite e leve ao lume. Aqueça e junte a carne com toda a marinada. Cozinhe em lume forte, mexendo frequentemente, até a carne estar tenra e o molho bem reduzido e apurado. No último minuto, borrife com um pouco de vinagre e deixe reduzir. Retire do lume e envolva um punhado de coentros picados. Entretanto, coza as batatas inteiras e com casca em água temperada com sal. Escorra, pele e esmague grosseiramente as batatas. Junte um fio de azeite, envolva e tempere com pimenta moída na hora e uma pitada de noz moscada. Entretanto, descaroce e pique grosseiramente as azeitonas. Reserve. Sirva o frigineco com a esmagada de batata doce, salpique com as azeitonas picadas e guarneça com folhas de coentros.

Sem comentários:

Enviar um comentário