sábado, 22 de setembro de 2012

Empadas de Frango com Bacon e Cogumelos


Hoje abro uma nova categoria de receitas com estas empadas fantásticas! Esta receita já exige um pouco de tempo e paciência lol! Mas escolha uma daquelas tardes chuvosas de domingo em que não há nada para fazer e mãos à obra! Coloque as crianças a ajudar e toda a família contribui para o jantar! Vai ser uma tarde bem divertida e um jantar recompensador para todos! E uma verdadeira delícia claro! Esta receita é uma adaptação da torta de frango de tigela da minha adorada Nigella! Quem melhor do que esta chefe de cozinha para nos mostrar o verdadeiro prazer de comer sem remorsos!? Eu quis fazer as empadas da forma clássica, mas ela simplifica muito a receita, colocando o recheio em tigelas individuais e colocando apenas a tampa em massa folhada! Vai ao forno e têm empadas de frango em tigela individuais e muito mais rápidas de fazer! Façam como preferirem, tudo depende do tempo que tiverem e da pressa que têm em devorar estas maravilhosas empadas lol...


Empadas de Frango com Bacon e Cogumelos

MASSA (12 EMPADAS)
50ml de Água
50ml de Azeite
50ml de Vinho branco
100g de Manteiga
1 Colher (chá) de Sal
1 Ovo
450g de Farinha
½ Saqueta de Fermento de padeiro

RECHEIO
2 Peitos de Frango
1 Cebola picada
100g de Bacon fumado
250g de Cogumelos frescos
2 Colheres (sopa) Farinha
1 Ramo de Tomilho
200ml de Caldo de galinha
Azeite, Sal e Pimenta preta

MONTAGEM
Farinha (para estender a massa)
Ovo batido (para pincelar a massa)


MASSA
Aqueça a água com o azeite, o vinho, a manteiga e o sal (apenas o suficiente para derreter a manteiga). Deite numa vasilha, misture o ovo previamente batido e junte a farinha e o fermento. Amasse bem os ingredientes até obter uma massa homogénea e que se despegue das mãos. À medida que trabalha a massa, junte mais farinha se achar necessário. Forme uma bola com a massa, tape com um pano e deixe repousar durante cerca de 30 minutos. 

MASSA NA BIMBY
1 – Colocar no copo a água, o azeite, o vinho, a manteiga e o sal – 2min 37º Vel2
2 – Juntar o ovo, o fermento e a farinha – 2min Vel. Espiga 

RECHEIO
Corte a carne em pedaços pequenos e deite numa vasilha. Junte a farinha, as folhinhas de tomilho e tempere com pimenta. Envolva e reserve. Aloure o bacon cortado em cubos num fio de azeite. Junte a cebola e deixe refogar. Adicione a carne e aloure os pedaços uniformemente. Acrescente os cogumelos previamente picados e salteie rapidamente. Junte o caldo de galinha e cozinhe em lume brando, mexendo até o molho engrossar. Aproveite para acertar o sal. Retire do lume e deixe arrefecer.

MONTAGEM
Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada. Corte círculos maiores para forrar as forminhas e outros mais pequenos para fechar as empadas. Utilize forminhas de alumínio para fazer as empadas e forre-as com os círculos maiores de massa. Distribua o recheio pelas empadas e feche-as com os círculos de massa mais pequenos, tendo o cuidado de selar bem os rebordos. Com a ponta de uma faca, faça um pequeno furo em cada empada e pincele com ovo batido. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos, até estarem bem douradinhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário