sábado, 22 de setembro de 2012

Empadas




Seja numa ocasião especial ou para uma agradável refeição em família, as empadas são sempre algo capaz de agradar a miúdos e graúdos! Uma verdadeira delícia para ser apreciada com uma rica e colorida salada! Para além do modo de fazer a massa, hoje também trago alguns dos recheios mais apreciados para que possa fazer e escolher as suas empadas preferidas! Bom apetite!


MASSA (12 EMPADAS)

50ml de água
50ml de azeite
50ml de vinho branco
100g de manteiga
1 colher (chá) de sal
1 ovo
450g de farinha de trigo
6g de fermento de padeiro seco

MODO TRADICIONAL
Num tacho, coloque a água, o azeite, o vinho, a manteiga e o sal. Mantenha em lume brando até a manteiga derreter. Retire do lume, deite numa vasilha e misture o ovo previamente batido. Junte a farinha e o fermento e amasse, até obter uma mistura homogénea que se despegue facilmente das mãos. À medida que trabalha a massa, junte mais farinha se necessário. Forme uma bola com a massa, tape com um pano e deixe repousar durante cerca de 30 minutos.

BIMBY
1 - Coloque no copo a água, o azeite, o vinho, a manteiga e o sal. Aqueça 2min/37º/Vel2
2 - Junte o ovo, a farinha e o fermento. Amasse 2min/Vel espiga
3 - Retire a massa do copo, forme uma bola e coloque numa vasilha. Tape com um pano e deixe repousar durante cerca de 30 minutos.


RECHEIO DE FRANGO COM BACON E COGUMELOS

500g de peito de frango
2 colheres (sopa) farinha de trigo
1 haste de tomilho
100g de bacon fumado
1 cebola picada
250g de cogumelos frescos
200ml de caldo de galinha
azeite, sal e pimenta preta

Corte a carne em pequenos cubos e deite numa vasilha. Junte a farinha, as folhinhas de tomilho e tempere com pimenta moída na hora. Envolva e reserve. Aloure o bacon cortado em pequenos cubos num fio de azeite. Junte a cebola e deixe refogar. Adicione a carne e deixe alourar uniformemente. Acrescente os cogumelos picados e cozinhe mais alguns instantes. Junte o caldo de galinha e cozinhe em lume brando, mexendo sempre até o molho engrossar. Aproveite para acertar o sal. Retire do lume e deixe arrefecer. 


RECHEIO DE FRANGO GUISADO

½ frango em pedaços
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
1 folha de louro
200g de tomate pelado
200ml de vinho branco
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
azeite, sal e pimenta preta
salsa

Coloque os pedaços de frango num tacho e junte a cebola, os alhos, a folha de louro, os tomates picados, o vinho e um fio de azeite. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe cozinhar tapado, até a carne estar tenra e suculenta. Retire o frango do caldo e desfie a carne, retirando peles e ossos. Reserve. Retire a folha de louro e triture o caldo com a varinha mágica. Coloque cerca de 400ml do caldo num tacho e leve a lume brando. Junte a farinha e mexa até o molho engrossar. Envolva o frango desfiado e alguns raminhos de salsa picada. Aproveite para acertar o sal e se necessário, acrescente mais um pouco de caldo. Retire do lume e deixe arrefecer.


RECHEIO DE CARNE COM BACON E CERVEJA

500g de carne de novilho
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
100g de bacon fumado
200ml de cerveja
1 haste de tomilho
1 colher (sopa) de farinha de milho
azeite, sal e pimenta preta
salsa

Regue o fundo de um tacho com azeite e aloure a carne cortada em pequenos cubos, mexendo frequentemente, até ganhar cor. Junte a cebola, os alhos e o bacon picado. Mexa e deixe refogar. Adicione a cerveja, as folhinhas de tomilho e tempere com sal e pimenta moída na hora. Deixe cozinhar tapado em lume brando, até a carne estar tenra e macia. Retire um pouco do caldo quente da carne para uma vasilha e misture a farinha de milho. Verta a mistura no tacho e mexa em lume brando até o molho engrossar. Retire do lume, junte alguns raminhos de salsa picada e deixe arrefecer. 


RECHEIO DE BACALHAU COM ALHO FRANCÊS

2 postas de bacalhau demolhado
leite (cerca de 600ml)
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola laminada
1 alho francês laminado
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
sal, pimenta preta e noz moscada
salsa

Coloque as postas de bacalhau num tacho, cubra com leite e leve a lume brando até o bacalhau lascar, sem deixar ferver. Reserve o leite da cozedura e lasque o peixe, retirando peles e espinhas. Reserve. Num tacho, derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho francês. Junte a farinha, envolva e incorpore gradualmente 400ml do leite reservado, enquanto mexe com uma vara de arames. Mantenha em lume brando, mexendo sempre até o molho engrossar. Adicione o bacalhau, alguns raminhos de salsa picada, acerte o sal e tempere com pimenta e noz moscada moídas na hora. Envolva, retire do lume e deixe arrefecer. 


RECHEIO DE FRANGO COM CHOURIÇO

½ frango em pedaços
½ chouriço de carne regional
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
azeite, sal e pimenta preta
salsa

Coloque os pedaços de frango num tacho e junte o pedaço de chouriço inteiro, a cebola, os alhos, a folha de louro e um fio de azeite. Tempere com sal e pimenta moída na hora, cubra com água e deixe cozinhar tapado, até a carne estar tenra e suculenta. Retire o frango e o chouriço do caldo. Corte o chouriço em pequenos cubos e desfie o frango, retirando peles e ossos. Reserve. Retire a folha de louro e triture o caldo com a varinha mágica. Coloque cerca de 400ml do caldo num tacho e leve a lume brando. Junte a farinha e mexa até o molho engrossar. Envolva o frango, o chouriço e alguns raminhos de salsa picada. Aproveite para acertar o sal e se necessário, acrescente mais um pouco de caldo. Retire do lume e deixe arrefecer.


RECHEIO CREMOSO DE FRANGO

½ frango em pedaços
1 folha de louro
1 cebola picada
1 colher (sopa) de farinha de trigo
250ml de leite
azeite, sal e pimenta preta
salsa

Coloque os pedaços de frango num tacho e junte a folha de louro. Tempere com sal, cubra com água e deixe cozinhar tapado, até a carne estar tenra e suculenta. Escorra e desfie o frango, retirando peles e ossos. Reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola. Junte a farinha, envolva e incorpore gradualmente o leite, enquanto mexe com uma vara de arames. Mantenha em lume brando, mexendo sempre até o molho engrossar. Tempere com sal e pimenta moída na hora. Adicione então o frango desfiado e alguns raminhos de salsa picada. Envolva, retire do lume e deixe arrefecer. 


PARA FAZER AS EMPADAS

farinha de trigo (para estender a massa)
ovo batido (para pincelar a massa)

Estenda a massa com o rolo sobre uma superfície enfarinhada. Utilizando um copo ou molde, corte círculos de massa e forre forminhas de alumínio para empadas. Recheie com o preparado já frio e reserve. De seguida, volte a cortar círculos de massa menores que os anteriores para cobrir as empadas. Dobre os rebordos, selando bem as empadas. Com a ponta de uma faca, faça um pequeno furo no topo de cada empada e pincele com ovo batido. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos, até estarem bem douradinhas.


SUGESTÃO
Pode congelar as empadas para futuras utilizações. Para isso disponha as empadas num tabuleiro e leve ao congelador. Assim que estejam congeladas, transfira as empadas para um saco de congelação. Na hora de consumir, coloque as empadas no forno ainda congeladas.

Sem comentários:

Enviar um comentário