terça-feira, 26 de novembro de 2019

Gnocchi


Os gnocchi são um clássico da culinária italiana tradicionalmente servidos com molho de tomate, pesto ou manteiga de salva! É um dos pratos italianos mais apreciados em todo o mundo, tendo sempre um lugar reservado nas ementas dos restaurantes típicos! Quando bem confecionados, são verdadeiras nuvens no palato, sendo considerados uma das iguarias mais apetecíveis e procuradas da gastronomia italiana! Por tudo isso, trago hoje até aqui algumas das variedades que podemos encontrar nos gnocchi e como os podemos fazer no conforto da nossa casa!



GNOCCHI TRADICIONAL

500g de batata
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de manteiga
1 gema
½ chávena (chá) de farinha
farinha (para polvilhar)

Coza as batatas, inteiras e com casca, em água temperada com sal até estarem tenras e macias. Escorra e pele as batatas. Reserve e deixe arrefecer por completo. Reduza as batatas a puré e deite numa vasilha. Junte o sal, a manteiga e a gema. Envolva e incorpore a farinha. Trabalhe rapidamente a massa até obter uma textura fofa que não se agarre às mãos, acrescentando mais farinha se necessário. Retire porções de massa e, sobre uma superfície enfarinhada, forme rolinhos com cerca de 1,5cm de diâmetro. Corte os rolos em pedaços com cerca de 2cm de comprimento e marque cada um com um garfo previamente passado por farinha, à medida que os vai colocando num tabuleiro polvilhado com farinha. 


GNOCCHI DE BATATA DOCE

250g de batata doce assada (fria e pesada sem a pele)
1 ovo
sal e noz moscada
140g de farinha
2 colheres (sopa) de amido de milho
farinha (para polvilhar)

Esmague a batata doce com um garfo e deite numa vasilha. Junte o ovo e tempere com sal e noz moscada moída na hora. Envolva e incorpore a farinha previamente misturada com o amido. Trabalhe rapidamente a massa até obter uma textura fofa que não se agarre às mãos, acrescentando mais farinha se necessário. Retire porções de massa e, sobre uma superfície enfarinhada, forme rolinhos com cerca de 1,5cm de diâmetro. Corte os rolos em pedaços com cerca 2cm de comprimento e marque cada um com um garfo previamente passado por farinha, à medida que os vai colocando num tabuleiro polvilhado com farinha. 


GNOCCHI DE ABÓBORA

300g de abóbora manteiga
400g de batata
1 colher (chá) de sal
1 ovo
noz moscada e pimenta preta
200g de farinha
farinha (para polvilhar)

Corte a abóbora em cubos, disponha numa assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 30 minutos. Reserve e deixe arrefecer. Coza as batatas, inteiras e com casca, em água temperada com sal até estarem tenras e macias. Escorra e pele as batatas. Reserve e deixe arrefecer por completo. Reduza as batatas e a abóbora a puré e deite numa vasilha. Junte o sal, o ovo e tempere com pimenta e noz moscada moídas na hora. Envolva e incorpore a farinha. Trabalhe rapidamente a massa até obter uma textura fofa que não se agarre às mãos, acrescentando mais farinha se necessário. Retire porções de massa e, sobre uma superfície enfarinhada, forme rolinhos com cerca de 1,5cm de diâmetro. Corte os rolos em pedaços com cerca de 2cm de comprimento e marque cada um com um garfo previamente passado por farinha, à medida que os vai colocando num tabuleiro polvilhado com farinha. 



SUGESTÃO 
Pode optar por confecionar os gnocchi de imediato ou congelar para futuras utilizações. Para isso, leve o tabuleiro com os gnocchi ao congelador e, quando estiverem congelados, transfira os gnocchi para um saco de conservação e mantenha-os no congelador. Na hora de consumir, coloque os gnocchi ainda congelados na água fervente.

Sem comentários:

Enviar um comentário