sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Alheira com grelos e batatinha a murro



Um dos clássicos da gastronomia portuguesa e um dos meus preferidos! O norte é o rei das alheiras! Estas vieram do Pinhão, nas margens do Rio Douro, do Talho Qualifer onde tão bem fomos recebidos! Talvez a melhor alheira que já tive o prazer de comer, feita com produtos genuínos, de qualidade e à moda antiga! Foram momentos que ficarão para sempre nas nossas memórias!


Alheira com grelos e batatinha a murro

INGREDIENTES (2 PESSOAS)
400g de batatinha nova
1 molho de grelos
4 dentes de alho picados
2 alheiras regionais
2 ovos
azeite, flor de sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Lave e disponha as batatinhas numa assadeira. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 30 minutos. Retire e, com a ajuda de um pano, esmague ligeiramente cada batata com o polegar, até a pele estalar. Salpique as batatas com sal e regue com um fio generoso de azeite. Reserve e mantenha quente. Amanhe e escalde os grelos em água a ferver temperada com sal. Escorra muito bem e pique os grelos grosseiramente. Reserve. Deite um fio de azeite numa frigideira e refogue os alhos em lume brando. Junte os grelos, tempere com pimenta moída na hora e salteie. Retire do lume e mantenha quente. Leve uma frigideira antiaderente ao lume e disponha as alheiras. Deixe cozinhar lentamente, virando as alheiras de vez em quando, até estarem tostadinhas de ambos os lados. Retire as alheiras, remova o excesso de gordura da frigideira e estrele os ovos no ponto desejado. Sirva as alheiras com os grelos, as batatinhas a murro e os ovos estrelados.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Bolonhesa de atum



Os pratos mais simples são por vezes aqueles que mais gostamos! Este é um clássico cá de casa!


Bolonhesa de atum

INGREDIENTES (3 PESSOAS)
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
400g de tomate pelado
4 colheres (sopa) de polpa de tomate
50ml de vinho branco
250g de atum em conserva
300g de esparguete
sal, azeite e pimenta preta
salsa
queijo parmesão (para servir)

PREPARAÇÃO 
Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola e os alhos. Junte os tomates picados, a polpa de tomate e o vinho. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar. Adicione o atum, envolva e mantenha em lume brando. Entretanto, coza a massa em água com sal até estar al dente. Escorra e deite de imediato sobre o preparado de atum ainda ao lume. Envolva e retire do lume. Finalize com um fio de azeite e guarneça com salsa picada. Sirva de imediato com parmesão ralado no momento.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Feijoada de lingueirão



A feijoada de litão é um casamento perfeito entre terra e mar! São sabores que nos fazem lembrar as férias de verão e os dias passados à beira mar! As terras algarvias que sempre me encantaram são agora a minha realidade no dia-a-dia e o privilégio de estar tão próximo destes sabores é uma verdadeira riqueza!


Feijoada de lingueirão

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
300g de feijão branco seco
1kg de lingueirão fresco
½ chouriço de carne regional
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
2 folhas de louro
1 malagueta vermelha
½ pimento vermelho
200g de tomate pelado
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
50ml de vinho branco
estames de açafrão
1 punhado de coentros
azeite, sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Coloque o feijão numa vasilha, cubra com água e deixe demolhar por cerca de 12 horas. Noutra vasilha, coloque os lingueirões e cubra com água salgada. Deixe depurar durante 6 a 12 horas. Escorra e coloque o feijão numa panela de pressão. Junte o pedaço de chouriço inteiro, cubra com água e cozinhe por 18 minutos em lume brando, depois de levantada a fervura. Passado esse tempo, retire a pressão e verifique se o feijão está cozido. Corte o chouriço em rodelas e reserve. Escorra o feijão e reserve o caldo da cozedura. Escorra e abra os lingueirões numa frigideira com um fio de azeite. Retire os lingueirões da casca e reserve os sucos libertados. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola, os alhos, as folhas de louro, a malagueta laminada e o pimento picado. Junte os tomates picados, a polpa de tomate, o vinho e alguns estames de açafrão. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar em lume brando. Acrescente o feijão, os sucos dos lingueirões e caldo da cozedura do feijão a gosto. Envolva e deixe apurar em lume brando. Aproveite para acertar o sal. Nos últimos minutos, adicione os lingueirões, as rodelas de chouriço e os coentros finamente picados. Retire do lume e sirva com arroz branco.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Sopa da pedra



Lendas à parte, não podemos negar que esta sopa é uma verdadeira relíquia da gastronomia portuguesa! Um manjar que merece ser apreciado com tempo e em boa companhia! Deixo a receitinha que foi preparada cá em casa!


Sopa da pedra

INGREDIENTES (8 PESSOAS)
1kg de carne de porco (chispe e toucinho de entremeada)
500g de feijão encarnado seco
½ chouriço de carne regional
½ morcela de carne regional
1 cebola picada
6 dentes de alho picados
2 folhas de louro
2 batatas
1 punhado de coentros
sal, azeite e pimenta preta

DE VÉSPERA
Coloque a carne de porco numa vasilha, tempere com sal e reserve no frio durante a noite. Deite o feijão noutra vasilha e cubra com água. Deixe demolhar por cerca de 12 horas.

NO DIA DE COZINHAR 
Escorra o feijão e coloque numa panela de pressão. Junte a carne, o chouriço e a morcela inteiros, a cebola, os alhos, as folhas de louro e um fio de azeite. Tempere com pimenta moída na hora, cubra com água e cozinhe por 20 minutos em lume brando, depois de levantada a fervura. Passado esse tempo, retire a pressão e verifique o ponto de cozedura. Retire as carnes e os enchidos e mantenha a panela em lume brando. Junte as batatas cortadas em cubinhos e os coentros picados. Mexa e deixe cozinhar, até a batata estar macia. Corte as carnes em pedaços e os enchidos em rodelas. Deite na sopa e acrescente mais um pouco de água se necessário. Aproveite para acertar o sal. Retire do lume e sirva com pão caseiro.