Lendas à parte, não podemos negar que esta sopa é uma verdadeira relíquia da gastronomia portuguesa! Um manjar que merece ser apreciado com tempo e em boa companhia! Deixo a receitinha que foi preparada cá em casa!
INGREDIENTES (8 PESSOAS)
1kg de carne de porco (chispe e toucinho de entremeada)
500g de feijão encarnado seco
½ chouriço de carne regional
½ morcela de carne regional
1 cebola picada
6 dentes de alho picados
2 folhas de louro
2 batatas
1 punhado de coentros
sal, azeite e pimenta preta
DE VÉSPERA
Coloque a carne de porco numa vasilha, tempere com sal e reserve no frio durante a noite. Deite o feijão noutra vasilha e cubra com água. Deixe demolhar por cerca de 12 horas.
NO DIA DE COZINHAR
Escorra o feijão e coloque numa panela de pressão. Junte a carne, o chouriço e a morcela inteiros, a cebola, os alhos, as folhas de louro e um fio de azeite. Tempere com pimenta moída na hora, cubra com água e cozinhe por 20 minutos em lume brando, depois de levantada a fervura. Passado esse tempo, retire a pressão e verifique o ponto de cozedura. Retire as carnes e os enchidos e mantenha a panela em lume brando. Junte as batatas cortadas em cubinhos e os coentros picados. Mexa e deixe cozinhar, até a batata estar macia. Corte as carnes em pedaços e os enchidos em rodelas. Deite na sopa e acrescente mais um pouco de água se necessário. Aproveite para acertar o sal. Retire do lume e sirva com pão caseiro.