segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Manjar de coco















2019 está à porta! Que seja um ano para quebrar barreiras, para lutar por aquilo em que se acredita e concretizar sonhos... Sonhos tão grandes quanto a vontade de os realizar... Pois vêm aí mais 365 oportunidades de muita coisa acontecer! Que as luzes do fogo de artifício brilhem na noite de passagem de ano e que iluminem todos os dias do novo ano que se inicia! Que o novo ano traga um manjar de coisas boas, um manjar de realizações, um manjar de esperanças e novos objetivos! Feliz Ano Novo!


Manjar de coco

INGREDIENTES
250ml de leite de coco
300g de açúcar
120g de coco ralado
20 gemas
50g de manteiga derretida
manteiga e açúcar (para untar e polvilhar a forma)
coco ralado, frutos vermelhos e folhas de hortelã (para decorar)

PREPARAÇÃO 
Numa vasilha, misture o leite de coco, o açúcar, o coco ralado e as gemas. Envolva a manteiga e verta o preparado numa forma redonda previamente untada e polvilhada com açúcar. Leve a cozer em banho-maria, em forno pré-aquecido a 200º, durante 60 minutos. Verifique a cozedura, retire do forno e deixe arrefecer. Leve ao frio e desenforme na hora de servir. Decore com coco ralado, frutos vermelhos e folhinhas de hortelã.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Granola com sultanas e especiarias


Do Natal ao Ano Novo é um pulinho! Mas há que aproveitar estes dias para planear os últimos retoques da passagem de Ano e uma nova ementa para a festividade! Entre os planos e os preparativos de última hora, há que haver lugar para pequenos-almoços nutritivos e saborosos... Nada melhor do que começar o dia com o sabor quente e reconfortante aromatizado pelo gengibre desta linda granola caseira! O aroma que fica em casa é simplesmente reconfortante!


Granola com sultanas e especiarias

INGREDIENTES
400g de flocos de aveia
80g de sementes de chia
80g de sementes de girassol
80g de sementes de linhaça
80g de mel
80ml de azeite
2 colheres (chá) de canela em pó
2 colheres (chá) de gengibre em pó
150g de sultanas douradas

PREPARAÇÃO
Coloque a aveia numa vasilha e junte as sementes, o mel, o azeite, a canela e o gengibre. Envolva muito bem os ingredientes e espalhe a mistura numa assadeira. Leve ao forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 35 minutos, mexendo de vez em quando até a mistura se apresentar homogeneamente tostada. Retire do forno, mexa e deixe arrefecer por completo. Acrescente então as sultanas, envolva e transfira o preparado para um frasco de vidro. Conserve em local fresco e seco.


sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Bacalhau - 9 Sugestões para a Noite de Natal


O Natal é feito de memórias e momentos... É tempo de dar e partilhar... É época de refletir e delinear novos planos e objetivos... Nos clássicos de Natal o bacalhau será sempre o símbolo e o rei desta época festiva! E é por isso que hoje temos 9 lindas e saborosas sugestões para coroar o nosso fiel amigo e fazer com que mais uma vez ele brilhe na noite da Consoada! O Tempero deseja a todos um Feliz e Santo Natal junto daqueles que mais amam!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Rolo de carne com frutos secos e especiarias

No Natal reina a união, a amizade e o amor... Reinam os sabores fortes e frutados... Reinam os suculentos assados e o protagonismo do bacalhau... Reina a família, a boa companhia e o convívio à mesa... Reinam os desejos de prosperidade e a saudade dos que já partiram... Reina a vontade de estarmos perto daqueles que mais amamos em redor de sabores únicos e prazerosos! Aqui fica mais uma excelente sugestão para partilhar na mesa de Natal... O casamento perfeito entre um bom assado, o sabor frutado dos frutos secos e o toque reconfortante das especiarias!


Rolo de carne com frutos secos e especiarias

INGREDIENTES (8 PESSOAS)
40g de pão duro
4 dentes de alho
1kg de carne de novilho picada
1 cebola
1 ovo
1 colher (chá) de cominhos
1 colher (chá) de sementes de coentros em pó
¼ colher (chá) de canela em pó
raspa de limão
1 colher (sopa) de mel
1 punhado de azeitonas verdes recheadas com pimento
100g de alperces secos
80g de amêndoas
azeite, sal e pimenta preta

MOLHO DE TOMATE COM ESPECIARIAS
2 dentes de alho esmagados
1 polegar de gengibre fresco
½ colher (chá) de cominhos
½ colher (chá) de sementes de coentros em pó
¼ colher (chá) de canela em pó
400g de tomate pelado
sumo de limão
1 colher (sopa) de mel
azeite, sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
No processador, coloque o pão em pedaços e os alhos. Reduza a migalhas, deite numa vasilha e junte a carne, a cebola finamente picada, o ovo, os cominhos, os coentros em pó, a canela, raspa de limão a gosto, o mel, as azeitonas picadas, os alperces laminados e as amêndoas picadas grosseiramente. Tempere com sal e pimenta moída na hora e envolva tudo muito bem. Estenda película aderente sobre a bancada e disponha sobre ela a mistura de carne. Com a ajuda da película, forme o rolo e transfira para uma assadeira. Reserve no frio por pelo menos 30 minutos. Enquanto isso, prepare o molho de tomate. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue os alhos e o gengibre ralado em lume brando. Junte os cominhos, os coentros em pó e a canela. Deixe refogar mexendo sempre até sentir o aroma das especiarias. Adicione os tomates picados, sumo de limão a gosto e o mel. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar em lume brando. Retire do lume, triture o molho com a varinha mágica e reserve. Remova a película e leve o rolo de carne ao forno pré-aquecido a 180º durante 50 minutos. Retire do forno e deixe repousar durante 10 minutos antes de servir. Guarneça com o molho de tomate e acompanhe com uma salada de folhas verdes.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Delícia de queijo com ovos moles



Em contagem decrescente para o Natal começam-se a afinar os pormenores dos últimos retoques, as ideias de última hora, a ansiedade de ter a família reunida à mesa e a alegria de conviver e partilhar com os outros o que de melhor sabemos fazer! Assim anda o espírito por estas bandas... A programar a ementa de Natal repleta de coisas boas para todos os gostos... E de entre tantas delícias, entre tantas prendas, entre toda a decoração e espírito desta época tão familiar... Ficam os planos para as sobremesas... A cereja no topo do bolo depois de um repasto animado na noite de Natal... Para mim não precisa haver muitas sobremesas... Precisa sim de haver a sobremesa especial... Tal com a sugestão de hoje...


Delícia de queijo com ovos moles

PARA O CREME DE QUEIJO
café forte açucarado (cerca de 300ml)
400ml de natas
1 lata de leite condensado cozido
400g de queijo creme (à temperatura ambiente)
200g de bolachas tipo maria

PARA OS OVOS MOLES
100ml de água
100g de açúcar
5 gemas

folhas de hortelã (para decorar)

PREPARAÇÃO 
Prepare o café e deixe arrefecer. Bata as natas até estarem firmes e, sem parar de bater, junte gradualmente o leite condensado e o queijo creme. Reserve. Em tacinhas de vidro, disponha camadas alternadas de creme de queijo e bolachas demolhadas em café, sendo que a última camada deverá ser de creme. Leve ao frio durante algumas horas ou de preferência, de um dia para o outro. Coloque as bolachas que sobrarem no processador e reduza a migalhas. Reserve. Para os ovos moles, coloque num tacho a água e o açúcar. Leve a lume brando até obter ponto pérola (ponto em que se forma uma espécie de pérola ao deixar escorrer a calda de açúcar da colher). Nesse momento, tempere as gemas com um pouco da calda de açúcar e verta as gemas em fio na calda, mexendo sempre em lume muito brando, até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer. Na hora de servir, distribua os ovos moles sobre as delícias de queijo e decore com as migalhas de bolacha e folhinhas de hortelã.


sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

A Tasca do Gin - Gin Mare (Perfect Serve 4)


Não só de boa comida se prepara o Natal... Esta época também merece as melhores bebidas para desfrutar na companhia dos entes queridos! E é por isso que, já em espírito natalício, recomendo este perfect serve para apreciar neste natal! Uma sugestão d' A Tasca do Gin, com o sabor do mediterrânico para degustar com as delícias de natal... Um toque de frescura para esta época tão quente em amor e amizade! Que maravilha...


Gin Mare (Perfect Serve 4)

5cl de Gin Mare
2 Tomates cereja
2 Folhas de Manjericão
20cl de Água tónica Fever Tree Mediterranean

Gele o copo com algumas pedras de gelo. Com a ajuda de um Strainer ou coador retire a água que entretanto se formou no fundo do copo. Corte os tomates cereja em quatro partes e coloque dentro do copo juntamente com as folhas de manjericão. Adicione o gin e com a ajuda da colher de bar, dê 2 a 3 voltas em redor do copo para que os aromas se espalhem por todo o interior do copo. Acabe de encher o copo com gelo e verta a água tónica com muito cuidado para que as bolhas não rebentem. Para este efeito pode utilizar as costas da colher, deixando correr a água através do cabo da colher de bar ou simplesmente deitar por cima do gelo. Com a ajuda da colher de bar rode com muito cuidado todo o conteúdo para que os aromas se misturem.

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Caçarola de carne com batata doce


Hoje trago uma receita de caçarola! Um prato ideal para um jantar reconfortante e repleto de coisas boas! E porque a época da batata doce nunca passa ao lado aqui em casa, esta caçarola foi enriquecida com a sua substância e doçura! Este prato caí na perfeição com uma broa de milho e uma bela taça de vinho... Dias felizes!!


Caçarola de carne com batata doce

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
500g de carne de novilho picada
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
1 pimento vermelho picado
2 cenouras picadas
1 malagueta vermelha
1 colher (chá) de paprica
2 folhas de louro
200g de tomate pelado
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
200ml de vinho tinto
300g de batata doce
azeite, sal e pimenta preta
salsa

PREPARAÇÃO 
Regue o fundo de uma caçarola com azeite e aloure a carne, mexendo frequentemente. Junte a cebola, os alhos, o pimento, as cenouras, a malagueta laminada, a paprica e as folhas de louro. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe refogar, mexendo regularmente. Adicione os tomates picados, a polpa de tomate e o vinho. Deixe apurar em lume brando. Acrescente as batatas previamente descascadas e cortadas em pequenos cubos e envolva. Cozinhe tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até a batata estar macia. Aproveite para acertar o sal. Retire do lume, guarneça com salsa picada e sirva com broa de milho.

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Polvo com broa


O Natal está à porta... É tempo de pensar em pratos típicos que reúnam a família à mesa para esta grande festividade! É tempo de juntar todos em redor de sabores que evocam memórias e boas recordações! É tempo de partilhar e estar junto daqueles que amamos! É tempo de amar e aproveitar os pequenos momentos! Hoje deixo aqui uma excelente sugestão para aproveitar a vida... E quem sabe para o Natal!


Polvo com broa

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
2 polvos da rocha (1,5kg/1,8kg cada)
800g de batatinha nova
6 dentes de alho
¼ de broa de milho
1 punhado de salsa
azeite e sal

PARA COZER O POLVO
1 cebola
2 folhas de louro
vinagre

PREPARAÇÃO 
Coloque os polvos num tacho e junte a cebola cortada em 4, as folhas de louro e uma borrifadela de vinagre. Tape o tacho e leve a lume brando até os polvos estarem macios mas firmes ao toque. Quando a cebola estiver cozinhada os polvos estarão no ponto desejado. Retire do lume e deixe os polvos arrefecerem por completo no líquido da cozedura. Escorra e corte os polvos, separando por tentáculos. Reserve. Lave e disponha as batatinhas numa assadeira. Salpique com sal e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 30 minutos. Retire as batatas e mantenha o forno ligado. Com a ajuda de um pano, esmague ligeiramente cada batatinha com o polegar, até a pele estalar. Reserve. Escolha uma assadeira larga e disponha os pedaços de polvo e as batatinhas, sem sobrepor demasiado. Distribua 4 dentes de alho esmagados e regue generosamente com azeite. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Enquanto isso, coloque no processador a broa de milho, os restantes dentes de alho, a salsa e um fio de azeite. Reduza a migalhas e reserve. Retire a assadeira do forno e polvilhe o polvo e as batatas com a mistura de broa. Leve novamente ao forno por mais 10 minutos, até a broa estar dourada e crocante. Retire do forno e sirva com uma salada montanheira.

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Cannelloni de carne com legumes


O fim-de-semana à porta traz a vontade de fazer algo especial e reconfortante para desfrutar com a família no conforto do lar! Pequenos momentos que deixam a sua marca e boas recordações que têm o poder de perdurar no tempo... E muitas vezes de geração em geração! O poder da comida une gerações apesar da linha do tempo que as separa! Lembranças e sabores que passam de boca em boca pela saudade e nostalgia que deixam! A alegria de poder passar isto aos nossos filhos e de filhos para netos é super gratificante e o que nos faz acreditar que todos os momentos na vida acontecem por alguma razão e um dia serão recordados... Bom fim-de-semana!


Cannelloni de carne com legumes

INGREDIENTES (6 PESSOAS)
500g de carne de novilho picada
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 cenoura
1 curgete
200g de polpa de tomate
1 punhado de salsa
azeite, sal e pimenta preta
250g de massa cannelloni
queijo parmesão ralado

MOLHO DE TOMATE
4 dentes de alho picados
400g de tomate pelado
1 colher (chá) de orégãos
sal, azeite e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Regue o fundo de um tacho com azeite e aloure a carne, mexendo frequentemente. Junte a cebola, os alhos e a cenoura picada e refogue mais alguns instantes. Adicione a curgete com casca cortada em cubinhos e tempere com sal e pimenta moída na hora. Deixe refogar, mexendo regularmente, até os legumes estarem macios. Acrescente a polpa de tomate e a salsa finamente picada. Deixe apurar em lume brando. Para o molho de tomate, refogue os alhos num fio de azeite. Junte os tomates picados, os orégãos e tempere com sal e pimenta moída na hora. Deixe apurar em lume brando. Retire do lume, triture o molho com a varinha mágica e reserve. Recheie os cannelloni com o preparado de carne e disponha numa só camada numa assadeira de vidro. Cubra com o molho de tomate e finalize com parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos, até gratinar. Sirva com uma salada de folhas verdes.

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Sopa de coentros com farrapos de ovo

As sopas têm a capacidade de nos confortar no tempo frio e ao mesmo tempo trazer recordações dos tempos de infância e das sopas da avó! Esta sopa consegue tudo isso quando juntamos um creme macio com o sabor único dos coentros e a riqueza dos ovos! Tudo isto numa sopa só poderá trazer bons momentos à mesa... Um bom pão alentejano para acompanhar... E uma linda chouriça caseira para mimar a alma...


Sopa de coentros com farrapos de ovo

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 cebola
2 dentes de alho
1 curgete
1 batata grande
1 punhado de coentros
1 ovo
azeite, sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Corte a cebola, os alhos, a curgete com casca e a batata em pedaços. Deite num tacho e junte os caules dos coentros e um fio generoso de azeite. Leve ao lume e deixe refogar, mexendo regularmente. Cubra com 800ml de água, tempere com sal e deixe cozinhar tapado em lume brando, até os legumes estarem macios. Retire do lume, junte as folhas dos coentros e triture a sopa com a varinha mágica. Leve novamente ao lume e mantenha em lume brando. Bata o ovo com uma pitada de sal e pimenta moída na hora. Quando a sopa retomar fervura, verta o ovo em fio, mexendo em simultâneo, até obter uma espécie de “farrapos” de ovo. Sirva com pão fresco ou torrado.


sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Caçarola de carne com legumes e especiarias







A magia e o conforto que a comida reconfortante é capaz de proporcionar é algo inigualável! É quase como um abraço quente e apertado dado naqueles momentos em que mais falta faz... Hoje trago um desses pratos! Uma rica caçarola de carne de novilho com legumes servida sobre uma cama de arroz integral... Simplesmente decadente!


Caçarola de carne com legumes e especiarias

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
500g de carne de novilho picada
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
2 folhas de louro
1 malagueta vermelha
1 pimento vermelho
3 cenouras
3 chuchus
2 colheres (sopa) de caril em pó
1 colher (chá) de cominhos
1 pau de canela
200g de polpa de tomate
azeite e sal
pimenta preta e noz moscada
coentros

PREPARAÇÃO 
Regue o fundo de uma caçarola com azeite e aloure a carne, mexendo frequentemente, até ganhar cor. Junte a cebola, os alhos, as folhas de louro e a malagueta laminada e deixe refogar. Corte o pimento, as cenouras e os chuchus em pequenos cubos. Deite os legumes no refogado e junte o caril, os cominhos e o pau de canela. Tempere com sal, pimenta e noz moscada moídas na hora. Envolva e deixe cozinhar, mexendo regularmente, até os legumes estarem macios. Acrescente a polpa de tomate e deixe apurar em lume brando. Retire do lume, guarneça com coentrso picados e sirva com arroz integral.

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Massas - 9 Sugestões d' O Tempero


Chegou o tempo frio e com ele a vontade de fazer pratos quentes e reconfortantes! Os pratos de massa são por excelência a comida de conforto que em geral, agrada à maioria e fazem as delícias de miúdos e graúdos! A versatilidade da massa faz com que exista um leque enorme de sabores, molhos e texturas associados aos mais diversos tipos de massa! As minhas escolhas recaem sobre tantas receitas de massa... São tantas as minhas preferidas... Que confesso ter tido alguma dificuldade em selecionar esta pequena palete que vos trago hoje... De qualquer forma, ficam aqui algumas sugestões que representam na perfeição a magia da massa e o conforto que nos traz!

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Empadão de carne com batata doce e coco

Existem sabores que combinam inexplicavelmente bem! Sabores pouco prováveis de se juntarem mas que tão um toque especial a verdadeiros clássicos da gastronomia, como é o caso do empadão! Um prato conhecido e apreciado pela maioria mas confecionado de uma forma bastante diferente ao tradicional, dando-lhe uma certa magia e singularidade! Um prato capaz de juntar a família à mesa e que confirma a chegada da época da batata doce!! A comida pode ser diferente todos os dias... A imaginação é o limite!! 


Empadão de carne com batata doce e coco

INGREDIENTES (6 PESSOAS)
500g de carne de novilho picada
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
½ pimento vermelho picado
2 cenouras picadas
1 colher (chá) de cominhos
1 colher (chá) de paprica
1 colher (chá) de orégãos
400g de polpa de tomate
1 chávena (chá) de ervilhas
azeite, sal e pimenta preta

PURÉ DE BATATA DOCE E COCO
800g de batata doce
leite de coco
sal, pimenta preta e noz moscada

PREPARAÇÃO 
Regue o fundo de um tacho com azeite e aloure a carne, mexendo frequentemente. Junte a cebola, os alhos, o pimento, as cenouras, os cominhos, a paprica e os orégãos. Envolva e refogue em lume brando, mexendo regularmente. Adicione a polpa de tomate e as ervilhas. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar em lume brando. Para o puré, coza as batatas descascadas e cortadas em pedaços, em água com sal. Escorra muito bem e reduza a puré. Acrescente leite de coco em fio, mexendo sempre, até obter um puré cremoso mas firme. Tempere com pimenta e noz moscada moídas na hora. Reserve. Deite o preparado de carne numa assadeira e cubra com o puré. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos, até dourar. Sirva com uma salada de folhas verdes.

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Panquecas de banana com especiarias






O outono chegou e com ele a vontade de miminhos reconfortantes que de alguma forma nos alimentem a alma e nos aqueçam o coração! Miminhos que encham a casa de aromas quentes e aconchegantes! Aromas que nos fazem sentir como é tão bom estar em casa com tempo para aproveitar os pequenos prazeres da vida! E com o fim-de-semana à porta aqui fica uma óptima sugestão para uma linda manhã de domingo!


Panquecas de banana com especiarias

INGREDIENTES (6 PANQUECAS)
1 banana madura
150g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 ovo
25g de açúcar amarelo
90ml de leite
½ colher (chá) de canela em pó
sal e noz moscada

PREPARAÇÃO 
Esmague a banana com a ajuda de um garfo e deite numa vasilha. Junte a farinha, o fermento, o ovo, o açúcar, o leite, a canela e uma pitada de sal e noz moscada moída na hora. Mexa com uma vara de arames até obter uma massa homogénea e deixe repousar cerca de 30 minutos. Leve uma frigideira antiaderente ao lume e deixe aquecer. Deite uma colherada de massa na frigideira e quando começar a formar bolhas à superfície, vire a panqueca com uma espátula e cozinhe do outro lado. Retire para um prato e repita a operação até esgotar a massa. Sirva com iogurte, mel ou xarope de ácer.

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Frigineco


Dei por mim incrédula ao perceber que ainda não estava publicado aqui no nosso cantinho a famosa receita do meu Frigineco! Receita que me consagrou finalista e vencedora da categoria de Entradas e Sopas n' A Mesa dos Portugueses 2016! Recordo com muita saudade este ano e as pessoas que tive o prazer de conhecer... Recordo com saudade os elogios que mereci e a aventura extraordinária que foi confecionar um prato do seio da minha família num hotel repleto de requinte e elegância... Recordo com saudade os tempos que já lá vão e os sabores que ainda hoje guardo na minha memória... Recordo com saudade tudo o que vivi e que ainda quero viver...


Frigineco

INGREDIENTES (6 PESSOAS)
800g de cachaço de porco sem osso
200g de cachola (fígado de porco)
6 dentes de alho esmagados
2 folhas de louro
2 malaguetas secas
1 colher (chá) de cominhos
1 colher (chá) de pimentão doce
100ml de vinho branco
4 colheres (sopa) de vinagre
sal, azeite e pimenta preta 
1 punhado de coentros

PREPARAÇÃO
De véspera, corte as carnes em pequenos pedaços e deite numa vasilha. Junte os alhos, as folhas de louro, as malaguetas picadas, os cominhos, o pimentão doce, o vinho e o vinagre. Tempere com sal e pimenta moída na hora, envolva e deixe marinar no frio durante a noite. No dia de cozinhar, regue generosamente o fundo de uma frigideira larga com azeite e leve ao lume. Junte a carne com toda a marinada e deixe cozinhar em lume forte, mexendo regularmente, até a carne estar macia e o molho completamente reduzido. Retire do lume e envolva os coentros finamente picados. Sirva com pão fresco e azeitonas.

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

A Tasca do Gin - Gin Mare (Perfect Serve 5)


Hoje os sabores são mediterrâneos com um gin único que dispensa qualquer tipo de apresentação! Um perfect serve fantástico com aromas e cores típicos de terras mediterrânicas! Ideal para qualquer ocasião e perfeito para iniciar uma refeição, também ela cheia de aromas caraterísticos, como o meu Bacalhau com Chouriço e Alecrim (ver receita)! Obrigado A Tasca do Gin... Adorei esta apresentação!



Gin Mare (Perfect Serve 5)

5cl de Gin Mare
2 Tomates cereja
2 Folhas de Manjericão
1 Raminho de Alecrim
20cl de Água tónica Fever-Tree Indian

Gele o copo com algumas pedras de gelo. Com a ajuda de um Strainer ou coador retire a água que entretanto se formou no fundo do copo. Corte o tomate cereja em 3 rodelas e coloque-as num palito alternando com as folhas de manjericão. Coloque no copo do nosso gin tónico juntamente com o alecrim. Adicione o gin e com a ajuda da colher de bar mexa ligeiramente para que os aromas se espalhem por todo o interior do copo. Acabe de encher o copo com gelo e verta a água tónica com muito cuidado para que as bolhas não rebentem. Para este efeito pode utilizar as costas da colher de bar, deixando correr a água através do cabo da colher de bar ou simplesmente deitar por cima do gelo. Com a ajuda da colher de bar rode com muito cuidado todo o conteúdo para que os aromas se misturem.


terça-feira, 16 de outubro de 2018

Pão - 9 Sugestões d' O Tempero


Celebra-se hoje mais um Dia Internacional do Pão! Um alimento que pela sua versatilidade pode dar origem a um sem número de receitas super apetitosas e atrativas! A minha costela alentejana faz-me adorar pão de todas as formas e feitios... É um alimento que por si só já faz um festim! Para celebrar todos estes sabores e aromas, deixo aqui 9 agradáveis sugestões que poderá encontrar n' O Tempero, para que possa aproveitar ao máximo as potencialidades do alimento mais popular do mundo!

- Ensopado de Polvo com Chouriço e Vinho Tinto
- Sopa de Abóbora com Croutons de Parmesão
- Bruschetta de Requeijão com Pesto Rosso
- Salada de Tomate e Queijo com Molho de Ervas
- Gaspacho à Alentejana
- Bocadillos de Camembert e Salmão Fumado
- Caçarola de Tomate
- Ovos Mexidos à Alentejana
- Crostini de Queijo de Cabra Gratinado

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Tartine de figos com mel e requeijão


E assim se prepararam aqueles que penso serem os últimos figos do ano! É caso para dizer "Para o ano há mais"! Algo muito simples mas cheio de requinte, óptimo para petiscar com uma boa taça de vinho e sempre em boa companhia! Adoro estas delícias feitas com figos!


Tartine de figos com mel e requeijão

INGREDIENTES (4 TARTINES)
1 punhado de amêndoas
4 fatias de pão rústico
1 requeijão de cabra
4 figos maduros
mel
azeite e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Toste as amêndoas numa frigideira em lume médio mexendo continuamente. Retire do lume e pique grosseiramente. Reserve. Torre as fatias de pão e regue com um fio de azeite. Barre as fatias com uma boa porção de requeijão e distribua os figos cortados em quartos sobre as tartines. Tempere com pimenta moída na hora e finalize com um fio generoso de mel. Guarneça com as amêndoas e sirva de imediato.



terça-feira, 2 de outubro de 2018

Frango na caçarola com coentros e cogumelos


Pouco há a dizer sobre aqueles receitas que nos enchem a alma por tão bem que sabem! Receitas simples mas com sentido, com sabor e com textura! Receitas que apetecem fazer... Receitas que apetecem comer... Receitas que nos fazem dizer... Huuummmm, está tão bom!


Frango na caçarola com coentros e cogumelos

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 cebola laminada
2 punhados de coentros
1 frango em pedaços
4 dentes de alho picados
1 malagueta vermelha
200g de polpa de tomate
300g de cogumelos frescos
200ml de cerveja
sal, azeite e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Regue o fundo de uma caçarola com azeite e cubra com a cebola e os ramos de coentros. Disponha os pedaços de frango sem sobrepor demasiado e junte os alhos, a malagueta laminada, a polpa de tomate, os cogumelos em pedaços grosseiros e a cerveja. Tempere com sal e pimenta moída na hora. Tape a caçarola, leve ao lume e deixe cozinhar lentamente, até a carne estar bem macia e o molho apurado. Retire do lume, guarneça com folhas de coentros e sirva com batata frita ou puré de batata (ver receita).

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Arroz tostado com atum e cebolada


Existem receitas que por um ou outro motivo relembram os sabores de infância e junta as memórias soltas de aromas de outros tempos ainda tão presentes... Tão reais... Tão únicos! A receita de hoje é um bom exemplo disso! Uma receita capaz de agradar a todos, sempre com boa disposição e vontade de repetir! Uma receita que junta a família à mesa em torno de boas lembranças e histórias que passam de geração em geração! Fica a receita!

 
Arroz tostado com atum e cebolada

INGREDIENTES (6 PESSOAS)
300g de arroz agulha
20g de pão duro
50g de queijo parmesão
3 cebolas laminadas
4 dentes de alho picados
2 cenoura raladas
250g de atum em conserva
100g de polpa de tomate
1 punhado de salsa
azeite, sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Regue o fundo de um tacho com azeite e leve ao lume. Junte o arroz, envolva em lume brando e adicione 2 medidas de água quente. Tempere com sal e deixe cozinhar tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até o arroz estar macio. Reserve. No processador, coloque o pão e o queijo. Reduza a migalhas e reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue as cebolas em lume brando, mexendo regularmente. Junte os alhos e as cenouras, envolva e deixe refogar. Adicione o atum, a polpa de tomate e a salsa finamente picada. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar. Retire do lume e envolva o arroz. Transfira o preparado para uma assadeira e polvilhe com a mistura de pão ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos, até tostar. Sirva com uma salada de folhas verdes.

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Festival do Polvo | Arroz de polvo com vinho tinto e pimentos salteados


E foi no Sudoeste Alentejano, num cenário único e singular, que mais uma ano se realizou o Festival do Polvo da Zambujeira do Mar! Um lugar abençoado por uma riqueza natural que anda de braço dado com produtos de uma qualidade pura e genuína! Tudo nestas terras é único e mágico... Tudo nestas terras nos faz sentir como é bom apreciar o verdadeiro sabor dos alimentos e a genuinidade da comida caseira feita por quem sabe! Um recordar de memórias e um despoletar de emoções que nos faz sentir como é bom apreciar as coisas simples da vida!

O Festival do Polvo foi uma vez mais um sucesso que juntou gentes da terra e gentes de fora... Gente com vontade de apreciar uma gastronomia riquíssima em saberes e sabores numa paisagem incrível com a praia da Zambujeira do Mar como pano de fundo! Uma festa que encerra a época de verão e que alia tradição e sabor, numa celebridade repleta de animação, cantares alentejanos e boa comida! Tudo isto com os melhores pratos e petiscos de polvo que foram apreciados nos diversos restaurantes da localidade onde o lema seria apenas um: "Prove aqui o melhor polvo do mundo"!

Todos os anos tento levar até à Zambujeira pratos típicos feitos à moda lá de casa! Pratos com sentido, com sabor, com memórias, capazes de evocar as mais inúmeras sensações e recordações de tempos que já lá vão! E foi assim que o meu Arroz de Polvo com Vinho Tinto foi apresentado aos comensais que assistiram à sua confeção e me deram a honra de degustar este prato em plena Rua Miramar! Um prato tradicional português, apreciado pela maioria e muito procurado por quem visita o nosso país, feito de uma forma diferente da tradicional, conferindo-lhe assim um toque único em cor e sabor que conquistou e surpreendeu o público! O showcooking foi um sucesso e encheu-me o coração de orgulho por mais uma vez ter sentido que representei tão bem os sabores em que acredito! 

O polvo foi o rei da festa mas os pimentos salteados que confecionei para presentear o prato foram "a cereja no topo do bolo"! Uma ideia muito bem recebida pelo público e bastante elogiada por aqueles que me deram a  honra de partilhar a sua opinião sobre este prato tão familiar! Ainda me lembro de alguém dizer: "Este arroz sem os pimentos salteados é como um dia de praia sem sol"!

Quem também esteve presente neste evento foi a Rádio Internacional de Odemira representada por Vítor Silva, que se juntou a mim numa entrevista onde falamos um pouco do meu trabalho, das minhas origens e do meu percurso!

Parabéns a toda a equipa da Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense, que mais um ano fizeram com que esta festividade fosse um verdadeiro sucesso! Obrigado por sempre nos receberem de braços abertos e nos fazerem sentir "da casa"! As fotos ficaram esplêndidas e refletem a essência da cozinha... Da nossa cozinha!

Deixo aqui as magníficas fotos fornecidas pela ACRDZ (Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense) e aproveito a oportunidade para deixar uma sentida homenagem... Ao grande amigo António Silva... Quis a vida que nos deixasse tão cedo... Saudade é a palavra e o sentimento que deixa! Obrigado por me ter trazido até este Festival e acolhido nesta terra, onde até hoje sou recebida com carinho e de braços abertos por toda a família! Fica a memória de um grande amigo que para sempre será recordado! As pessoas vêm e vão... Mas há pessoas que ficam para sempre!

Fica aqui o que para mim é o melhor do mundo... No melhor lugar do mundo...











Arroz de polvo com vinho tinto e pimentos salteados

INGREDIENTES (4 PESSOAS)

PARA COZER O POLVO
1 polvo da rocha (1,5Kg/1,8Kg)
1 cebola
1 caneca de vinho tinto
2 folhas de louro
grãos de pimenta preta
azeite

PARA A CONFEÇÃO DO ARROZ
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
400g de tomate pelado
100g de polpa de tomate
1 caneca de arroz carolino
azeite, sal e pimenta preta
coentros

PARA OS PIMENTOS SALTEADOS
2 pimentos vermelhos
sal e pimenta preta
azeite e vinagre
salsa

PREPARAÇÃO
Coloque o polvo num tacho e junte uma cebola cortada em 4, o vinho, as folhas de louro, alguns grãos de pimenta e um fio de azeite. Tape o tacho e leve a lume brando até o polvo estar macio mas firme ao toque. Quando a cebola estiver cozinhada o polvo estará no ponto desejado. Retire do lume e reserve, deixando o polvo arrefecer no líquido da cozedura. Escorra o polvo e reserve o caldo da cozedura. Corte o polvo em pedaços e reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola e os alhos. Junte os tomates picados e a polpa de tomate. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar. Deite o arroz, envolva e acrescente 3 canecas do caldo reservado do polvo, compensando com água se for necessário. Cozinhe em lume brando, mexendo ocasionalmente, até o arroz estar macio. A meio da cozedura, adicione os pedaços de polvo e acerte o sal. No último minuto, junte um punhado de coentros picados grosseiramente. Retire do lume e deixe repousar alguns instantes antes de servir. Enquanto isso, regue o fundo de uma frigideira com azeite e salteie rapidamente os pimentos cortados em tiras. Refresque com um pouco de vinagre e tempere com sal e pimenta moída na hora. Retire do lume, envolva um punhado de salsa picada e reserve. Guarneça o arroz de polvo com os pimentos salteados e algumas folhas de coentros e sirva de imediato.




sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Festival do Polvo 2018 | Zambujeira do Mar



É hoje que se inicia mais um Festival do Polvo no litoral alentejano! Evento que irá decorrer até domingo e que conta com a presença de showcookings diários, muita música, vários espetáculos e animação infantil! Tudo isto de mãos dadas com os melhores pratos e petiscos de polvo que poderão ser apreciados nos diversos restaurantes da localidade onde o lema é apenas um: "Prove aqui o melhor polvo do mundo"!
Uma festa da terra, com gentes da terra e gentes de fora... Gente com vontade de apreciar esta gastronomia riquíssima em saberes e sabores numa paisagem única com a praia da Zambujeira do Mar como pano de fundo!
Um evento organizado pela Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense e com o apoio da Câmara Municipal de Odemira com vista a promover a qualidade e as potencialidades gastronómicas do Polvo do Sudoeste e a dinamizar a economia local!
E é em terras vicentinas que terei o prazer de dinamizar mais um showcooking no dia de amanhã pelas 11h30 marcado pelos saberes da minha gente! Junte-se a mim e venha provar as iguarias destas terras cheias de encanto!

terça-feira, 18 de setembro de 2018

A Tasca do Gin - Puerto de Indias "Strawberry" (Perfect Serve 1)


Um intenso aroma a morango que surge como uma agradável surpresa acompanhada de uma súbita sensação de frescura e aromas únicos! Um perfect serve sensual e perfeito para acompanhar as minhas Bruschettas de Figos Assados com Queijo Azul (ver receita)! Uma experiência de sabores e aromas ideal para qualquer ocasião! Obrigado A Tasca do Gin... Sugestão 5 estrelas!


Puerto de Indias "Strawberry" (Perfect Serve 1)

5cl de Gin Puerto de Indias "Strawberry"
1 Pau de Canela
4/5 Folhas de Hibisco seco
20cl de Água tónica Schweppes premium hibisco

Gele o copo com algumas pedras de gelo. Com a ajuda de um Strainer ou coador retire a água que entretanto se formou no fundo do copo. Acrescente o pau de canela e as folhas de hibisco. Adicione o gin e com a ajuda da colher de bar mexa ligeiramente para que os aromas se espalhem por todo o interior do copo. Acabe de encher o copo com gelo e verta a água tónica com muito cuidado para que as bolhas não rebentem. Para este efeito pode utilizar as costas da colher, deixando correr a água através do cabo da colher de bar ou simplesmente deitar por cima do gelo. Com a ajuda da colher de bar rode com muito cuidado todo o conteúdo para que os aromas se misturem.


segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Tomate cereja assado com mel e vinagre balsâmico


Mais uma receitinha com tomate cheia de cor e sabor! Algo divinal para servir de entrada com um bom pão fresco ou torrado e mesmo como acompanhamento dos mais diversos grelhados! Uma combinação perfeita capaz de encantar e surpreender pela forma original de utilizar os ingredientes de todos os dias!


Tomate cereja assado com mel e vinagre balsâmico

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
500g de tomate cereja
2 dentes de alho esmagados
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
1 colher (chá) de mel
sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Coloque os tomates inteiros numa assadeira e junte os alhos. Tempere com sal e pimenta moída na hora e reserve. Num frasco de vidro, emulsione o azeite, o vinagre e o mel. Regue os tomates com esta mistura e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 30 minutos. Sirva com pão fresco ou torrado.

domingo, 26 de agosto de 2018

Peixe - 9 Sugestões d' O Tempero



Ser português é gostar de mar... É gostar de peixe... É aproveitar o melhor peixe do mundo, lado a lado com uma gastronomia riquíssima em cor e sabor! E é por esse motivo que hoje relembro e sugiro algumas receitas de peixe que passaram pel' O Tempero! Receitas maravilhosas e perfeitas para experimentar neste verão, aproveitando o que de melhor a nossa linda costa tem para nos oferecer!

- Arroz de Litão
- Anchova Assada com Legumes e Ervas Frescas
- Arrozinho de Peixe com Ervilhas e Cúrcuma
- Medalhões com Crosta de Milho
- Salteado de Penne com Atum e Tomate Cereja
- Massada de Peixe da Costa Algarvia
- Caril de Peixe
- Tamboril no Tacho com Tomate e Pimento
- Bifes de Atum em Cebolada

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Salada de arroz com lentilhas e azeitonas

O verão é por excelência a minha estação do ano preferida! Para mim tudo no verão é mais agradável e prazeroso! Claro que as outras estações também têm o seu encanto, mas há qualquer coisa no verão que me fascina e me faz esperar ansiosamente pela sua chegada! As idas à praia, as férias, o tempo com a família, os passeios noturnos, os piqueniques, as almoçaradas sem horas para acabar... Parece que o tempo rende mais no verão... Parece sempre que temos tempo para fazer tudo aquilo que nos apetece e dedicar mais tempo àqueles que mais amamos e às coisas que mais gostamos! E para celebrar os dias lindos que estão em terras algarvias, deixo aqui uma salada bastante rica em sabor para se presentear numa vinda tardia da praia!


Salada de arroz com lentilhas e azeitonas

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
250g de arroz agulha
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
2 cenouras
250g de lentilhas cozidas
2 punhados de azeitonas galegas
1 limão
1 punhado de salsa
2 hastes de tomilho
azeite, sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Regue o fundo de um tacho com azeite e leve ao lume. Junte o arroz, envolva em lume brando e adicione 2 medidas de água quente. Tempere com sal e deixe cozinhar tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até o arroz estar macio. Reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola, os alhos e as cenouras cortadas em cubinhos. Junte as lentilhas e tempere com sal e pimenta moída na hora. Retire do lume. Mexa o arroz com um garfo e deite sobre as lentilhas. Acrescente as azeitonas, sumo e raspa de limão a gosto, a salsa finamente picada e as folhinhas de tomilho. Envolva delicadamente e sirva de seguida.

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Crostini de requeijão com mel e alecrim


O encanto das coisas simples e maravilhosas do verão está no prazer em preparar pequenas delícias para saborear depois de uma tarde de praia, num serão com a família ou até num almoço prolongado! São coisas simples da vida que têm a capacidade de nos deixar com um sorriso na cara e de coração cheio! Hoje trago algo rápido de preparar para que possa aproveitar ao máximo as férias e o tempo fantástico de sol e praia!


Crostini de requeijão com mel e alecrim

INGREDIENTES (12 CROSTINI)
1 ciabatta
1 requeijão de cabra
1 haste de alecrim
mel
azeite e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Corte 12 fatias da ciabatta com cerca de 1cm de espessura e disponha num tabuleiro de forno. Regue as fatias com um fio de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200º, até estarem estaladiças. Enquanto isso, corte o requeijão em pedaços e pique as folhinhas de alecrim. Reserve. Retire o pão do forno e distribua o requeijão sobre os crostini. Guarneça com o alecrim, tempere com pimenta moída na hora e finalize com um fio de mel. Sirva de imediato.

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Batido de figo com banana e canela



Os batidos são sempre uma óptima opção para aproveitar a abundância de fruta que os meses de verão nos trazem! A fruta da época tem algo de encantador e mágico e cabe-nos a nós aproveitar todos esses benefícios! Se há fruta que me delicia são os figos! E a possibilidade de os utilizar em inúmeras iguarias é algo que me dá bastante prazer! Hoje trago uma batido que, para além de delicioso, é uma excelente forma de começar o dia com algo fresco, saboroso e nutritivo! A canela é a cereja no topo do bolo... Uma delícia!!


Batido de figo com banana e canela

INGREDIENTES
1 banana
4 figos maduros
125g de iogurte grego natural
2 colheres (chá) de mel
100ml de leite
canela em pó (para servir)

PREPARAÇÃO 
Retire a casca à banana e aos figos. Coloque no liquidificador e junte o iogurte, o mel e o leite. Triture até obter uma mistura cremosa e macia. Verta o batido num copo, polvilhe com canela e sirva de seguida.