quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Perninhas de peru guisadas com batata doce



A vida é feita de momentos e o novo ano que temos pela frente, dá-nos a chance de renovar esses momentos! Cada vez mais, aprendo a dar valor a momentos simples! Se me encher o coração, já tem passaporte para entrar no registo de memórias que realmente valem a pena! Para estrear as receitinhas deste ano, deixo uma receita com peru! Claro que não podia faltar!


Perninhas de peru guisadas com batata doce

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
4 perninhas de peru
2 colheres (sopa) de vinagre
1 cebola picada
6 dentes de alho esmagados
2 folhas de louro
400g de tomate pelado
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
200ml de vinho branco
1 colher (sopa) de paprica
600g de batata doce
azeite, sal e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO 
Faça alguns cortes nas perninhas de peru e deite numa vasilha. Junte o vinagre e tempere com sal, pimenta moída na hora. Envolva e reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola, os alhos e as folhas de louro. Junte os tomates picados, a polpa de tomate, o vinho e a paprica. Deixe apurar em lume brando. Disponha então as perninhas de peru no molho, tape o tacho e deixe cozinhar lentamente. Quando a carne estiver quase cozinhada, distribua as batatas doces previamente descascadas e cortadas em cubos em redor das perninhas. Aproveite para acertar o sal e mantenha em lume brando até as batatas estarem macias. Retire do lume e guarneça com folhas de coentros.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Polvo no alho com legumes salteados em caril



O Natal aproxima-se a passos largos! Longe do consumismo tão presente nos dias de hoje, para mim o Natal é algo mais! É boa comida na mesa a criar memórias, são novas experiências culinárias a par das tradicionais que não podem faltar todos os anos, é família, é companheirismo, são jogos de mesa... Que época maravilhosa!


Polvo no alho com legumes salteados em caril

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 polvo da rocha (1,5kg/1,8kg)
6 dentes de alho esmagados
1 curgete
1 pimento vermelho
250g de cogumelos frescos
1 colher (chá) de caril em pó
250g de tomate cereja
azeite, sal e pimenta preta
salsa

PARA COZER O POLVO
1 cebola
2 folhas de louro
vinagre

PREPARAÇÃO 
Coloque o polvo num tacho e junte a cebola cortada em 4, as folhas de louro e uma borrifadela de vinagre. Tape o tacho e leve a lume brando até o polvo estar macio mas firme ao toque. Quando a cebola estiver cozinhada o polvo estará no ponto desejado. Retire do lume e deixe o polvo arrefecer por completo no líquido da cozedura. Escorra e corte o polvo, separando os tentáculos. Regue o fundo de uma frigideira com azeite e junte os alhos. Leve ao lume, disponha os tentáculos de polvo e deixe alourar. Retire do lume e mantenha quente. Deite um fio de azeite num wok e leve ao lume. Junte a curgete com casca cortada em meias luas, o pimento em cubos e os cogumelos em pedaços. Junte o caril e tempere com sal e pimenta moída na hora. Salteie até os legumes estarem al dente e, nos últimos minutos, acrescente os tomates inteiros. Salteie e retire do lume. Sirva o polvo sobre os legumes e guarneça com salsa picada.

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Choco à lagareiro com batata doce



Hoje temos um prato muito português para iniciar a semana! Tão bom, tão fresco, tão simples!


Choco à lagareiro com batata doce

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1kg de choco fresco
800g de batata doce (variedade lira)
1 cabeça de alho
2 folhas de louro
flor de sal, azeite e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO 
Amanhe e corte o choco em pedaços grandes, aproveitando as ovas no caso de estar ovado. Reserve. Lave e disponha as batatas numa assadeira. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 50 minutos. Retire as batatas e mantenha o forno ligado. Com a ajuda de um pano, esmague ligeiramente cada batata com o punho, até a pele estalar. Escolha uma assadeira larga e disponha os pedaços de choco e as batatas, sem sobrepor demasiado. Distribua os dentes de alho esmagados com casca e as folhas de louro. Tempere as batatas com sal e regue tudo generosamente com azeite. Leve ao forno por cerca de 30 minutos. Retire do forno, finalize com pimenta moída na hora e guarneça com coentros picados. Sirva com uma salada de folhas verdes.

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Bifes do cachaço ao estilo cajun



Hoje temos uma refeição bem simples para um meio da semana agitado! Espero que gostem, porque cá por casa adoramos!


Bifes do cachaço ao estilo cajun

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
800g de cachaço de porco sem osso (cortado em bifes)
2 colheres (sopa) de tempero cajun (ver receita)
1 colher (sopa) de vinagre
azeite e sal

PREPARAÇÃO 
Tempere a carne com o tempero cajun, o vinagre, um fio de azeite e uma pitada de sal. Reserve e deixe tomar gosto. Grelhe os bifes de ambos os lados até estarem no ponto desejado. Sirva com arroz ou batata frita e uma salada de folhas verdes.

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Arroz de atum em cebolada



Uma versão mais arrojada dos típicos bifes de atum em cebolada à algarvia! Fica uma verdadeira delícia! Tão simples, tão bom, tão genuíno!


Arroz de atum em cebolada

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
800g de lombo de atum
2 cebolas laminadas
4 dentes de alho laminados
2 folhas de louro
1 colher (chá) de pimentão doce
1 punhado de salsa
1 caneca de arroz agulha
sal, azeite e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Regue generosamente o fundo de um tacho com azeite. Corte o lombo de atum em medalhões e disponha no tacho, sem sobrepor demasiado. Distribua as cebolas, os alhos, as folhas de louro, o pimentão doce e a salsa grosseiramente picada. Tempere com sal e pimenta moída na hora. Regue com mais um fio de azeite e leve ao lume. Aloure os medalhões de ambos os lados, deixando a cebola caramelizar. Retire o atum do tacho e reserve. Acrescente 2 canecas de água quente e espere iniciar fervura. Deite então o arroz e deixe cozinhar tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até o arroz estar macio. Aproveite para acertar o sal e, nos últimos minutos, disponha os medalhões de atum sobre o arroz. Retire do lume e sirva de imediato.

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Guisado de carne no cocotte


Um prato que já sabe a frio e inverno! E que bem que sabe!


Guisado de carne no cocotte

INGREDIENTES (6 PESSOAS)
1,5kg de carne de novilho
1 cebola laminada
6 dentes de alho esmagados
2 folhas de louro
1 malagueta vermelha
1 pimento vermelho
400g de tomate pelado
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
1 colher (chá) de paprica
100ml de vinho branco
600g de batata nova
2 cenouras
sal, azeite e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Pré-aqueça o forno a 230º. Corte a carne em pedaços grandes e coloque num tacho de ferro fundido. Junte a cebola, os alhos, as folhas de louro, a malagueta laminada, o pimento em tiras, os tomates picados, a polpa de tomate, a paprica, o vinho, as batatas inteiras e descascadas, as cenouras em pedaços grosseiros e um fio generoso de azeite. Tempere com sal e pimenta moída na hora, envolva e tape o tacho. Leve ao forno e baixe a temperatura para 190º. Deixe assar sempre tapado durante 3 horas. Retire do forno, guarneça com salsa picada e sirva com arroz branco.

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Omelete verde com curgete e queijo da ilha



Os ovos são sempre uma maravilhosa opção para refeições mais rápidas e nutritivas! Estes ficaram uma delícia!


Omelete verde com curgete e queijo da ilha

INGREDIENTES (2 PESSOAS)
2 punhados de espinafres frescos
6 ovos
½ curgete
queijo da ilha ralado
rúcula
azeite, sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO
No processador, triture os espinafres com um fio de azeite até obter uma pasta verde e densa. Bata os ovos com esta mistura e tempere com sal e pimenta moída na hora. Reserve. Corte a curgete com casca em tiras bem finas e salteie com um fio de azeite numa frigideira antiaderente. Verta a mistura de ovos e, com a ajuda de uma espátula, mexa gentilmente em lume brando, até os ovos obterem uma consistência mais sólida. Nesse momento, cubra metade dos ovos com queijo da ilha e rúcula e dobre a omelete em forma de semicírculo. Para esse efeito, utilize a espátula dobrando a omelete num movimento único ou então, incline a frigideira ao mesmo tempo que dá umas pancadinhas no cabo, fazendo com que a omelete se descole e vire lentamente. Faça a omelete escorrer diretamente para um prato e sirva de imediato com pão torrado e uma salada de tomate.

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Penne com frango e queijo feta marinado



Hoje trago uma receita deliciosa para começar uma nova semana de trabalho! Tão simples, tão bom... Fica a sugestão!


Penne com frango e queijo feta marinado

INGREDIENTES (3 PESSOAS)
100g de queijo feta
1 colher (chá) de orégãos
400g de peito de frango
2 dentes de alho espremidos
sumo de 1 limão
2 malaguetas secas
200g de espinafres frescos
300g de penne integral
250g de tomate cereja
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
1 punhado de salsa
azeite, sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Corte o queijo em cubinhos e deite numa vasilha. Junte os orégãos e tempere com pimenta moída na hora. Cubra com azeite e deixe marinar. Corte os peitos de frango em tirinhas, deite numa vasilha e junte os alhos, o sumo de limão e as malaguetas picadas. Tempere com sal e pimenta moída na hora e reserve. Regue o fundo de uma frigideira com um fio de azeite e salteie a carne uniformemente. Junte os espinafres e deixe as folhas murcharem. Entretanto, coza a massa em água com sal até estar al dente. Escorra e deite de imediato na frigideira ainda ao lume. Envolva, retire do lume e adicione os tomates cortados ao meio, o vinagre balsâmico, a salsa finamente picada, o queijo e o azeite da marinada. Envolva e sirva de imediato.

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Sardinhas fumadas com alho e azeitonas



As entradas são sempre uma perdição para iniciar uma refeição! Esta é muito prática de preparar e sabe tão bem! Uma delícia difícil de resistir!


Sardinhas fumadas com alho e azeitonas

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
60g de filetes de sardinha fumada em conserva
1 punhado de azeitonas galegas
1 punhado de azeitonas recheadas com pimento
2 dentes de alho laminados
azeite e pimenta preta
salsa

PREPARAÇÃO 
Disponha os filetes de sardinha num prato de servir e distribua as azeitonas e os alhos. Regue com um fio generoso de azeite e finalize com pimenta moída na hora. Guarneça com salsa picada e sirva com pão fresco ou torrado.

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Lulas recheadas à grega



Hoje trago uma receita deliciosa, ideal para uma ocasião especial e para surpreender lá em casa! A combinação de sabores casa na perfeição! Por estas bandas foi um sucesso!


Lulas recheadas à grega

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1kg de lulas frescas
1 fatia de pão duro
4 dentes de alho
1 punhado de salsa e hortelã
4 pétalas de tomate seco
1 colher (sopa) de alcaparras
½ pimento vermelho
4 cebolos
1 punhado de azeitonas galegas
150g de queijo feta
azeite e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Amanhe as lulas e reserve as cabeças. Caso estejam ovadas, mantenha as ovas dentro das lulas. Reserve. No processador, coloque o pão, os alhos, a salsa e a hortelã. Reduza a migalhas e deite numa vasilha. Junte os tomates secos picados, as alcaparras, o pimento em cubinhos, os cebolos laminados, as azeitonas descaroçadas, o queijo esfarelado e um fio de azeite. Tempere com pimenta moída na hora e envolva. Recheie as lulas com este preparado fechando cada uma com a própria cabeça. Pique as lulas com um palito e disponha numa assadeira. Regue com um fio de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 40 minutos. Retire as lulas do forno, corte em rodelas e finalize com um fio de azeite. Sirva com uma salada grega.