sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Bacalhau em crosta de broa


Sugestão deliciosa e super prática para o fim-de-semana! Não deixem de experimentar, é uma delícia!


Bacalhau em crosta de broa

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
3 postas de bacalhau demolhado
leite (cerca de 1L)
25g de manteiga
50g de farinha
2 cebolas laminadas
8 dentes de alho
2 folhas de louro
1 punhado de coentros
½ broa de milho
1 punhado de azeitonas galegas
pimenta preta e noz moscada
azeite e sal

PREPARAÇÃO 
Coloque as postas de bacalhau num tacho e cubra com leite. Leve a lume brando até o bacalhau lascar, sem deixar ferver. Reserve o leite da cozedura e lasque o peixe, retirando peles e espinhas. Reserve. Para o molho bechamel, derreta a manteiga em lume brando e junte a farinha, mexendo sempre. Incorpore gradualmente 500ml do leite da cozedura do bacalhau, enquanto mexe com uma vara de arames. Mexendo sempre, mantenha em lume brando até o molho engrossar. Tempere com sal, pimenta e noz moscada moídas na hora. Reserve. Regue generosamente o fundo de um tacho com azeite e refogue as cebolas, 4 dentes de alho laminados e as folhas de louro. Tempere com sal e pimenta moída na hora. Retire do lume e envolva as lascas de bacalhau e os coentros picados. Reserve. No processador, triture grosseiramente a broa com os restantes dentes de alho e um fio de azeite. Reserve. Forre o fundo de uma assadeira com metade do preparado de broa e distribua a cebolada de bacalhau. Regue com o molho bechamel e cubra com a restante broa. Finalize com um fio de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos, até a crosta estar dourada e estaladiça. Retire do forno, guarneça com azeitonas e sirva com uma salada de folhas verdes.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Bifinhos com mostarda e abacaxi


Hoje trago uma receita muito simples e prática para o dia-a-dia! Com uma combinação de sabores fantástica que vai fazer as maravilhas de um jantar a meio da semana, depois da correria de um dia de trabalho! Espero que gostem da sugestão! Comam bem e sejam felizes... Junto de quem vos faz feliz!!


Bifinhos com mostarda e abacaxi

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
600g de peito de peru
4 dentes de alho espremidos
2 hastes de tomilho
100ml de vinho branco
2 colheres (sopa) de mostarda antiga
3 rodelas de abacaxi
azeite, sal e pimenta preta
salsa

PREPARAÇÃO
Corte a carne em tiras e deite numa vasilha. Junte os alhos, as folhinhas de tomilho e um fio de azeite. Tempere com sal e pimenta moída na hora, envolva e deixe tomar gosto. Aqueça uma frigideira em lume médio e aloure a carne uniformemente. Junte o vinho e deixe reduzir. Adicione a mostarda e o abacaxi cortado em pedaços, envolva e mantenha em lume brando até retomar fervura. Retire do lume, guarneça com salsa picada e sirva com arroz basmati de alho e salsa (ver receita).

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Costeletas no forno com cominhos e vinho tinto


Umas costeletas tenras e tostadas no ponto certo... O toque dos cominhos e do vinho tinto conferem a estas costeletas um sabor apalado e uma carne macia e suculenta! Aqui fica a sugestão de uma refeição que vai agradar a todos aí em casa!


Costeletas no forno com cominhos e vinho tinto

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
8 costeletas de porco (do cachaço)
6 dentes de alho laminados
1 colher (chá) de cominhos
1 malagueta seca
50ml de vinho tinto
2 folhas de louro
sal, azeite e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Coloque a carne numa vasilha e junte os alhos, os cominhos, a malagueta picada, o vinho, as folhas de louro retalhadas, um fio de azeite e tempere com sal e pimenta. Envolva e deixe tomar gosto. Escolha uma assadeira larga e disponha as costeletas numa só camada. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 60 minutos, virando a carne ocasionalmente para que toste por igual. Sirva com batata frita e uma salada de tomate maduro.

domingo, 10 de novembro de 2013

A Mesa dos Portugueses 2013 - Caldeirada de bacalhau com batata doce


Mais um ano de Mesa dos Portugueses, mais um ano de comida tradicional portuguesa e mais um ano na loucura dos pratos... Foi com muito prazer e orgulho que participei mais uma vez neste grandioso concurso de gastronomia portuguesa! Desta vez, com sabores algarvios e um casamento perfeito... O bacalhau e a batata doce numa linda e colorida caldeirada! O feedback dos jurados foi fantástico e regressei de Lisboa de coração cheio! É uma alegria saber que a nossa comida é apreciada e elogiada por nomes tão distintos da nossa cozinha! Aqui ficam os melhores momentos e as magníficas fotos tiradas pela equipa de fotógrafos!


Caldeirada de bacalhau com batata doce

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
4 postas de bacalhau demolhado
2 cebolas laminadas
1 pimento vermelho
2 folhas de louro
400g de tomate pelado
200g de polpa de tomate
200ml de vinho branco
1 colher (chá) de pimentão doce
800g de batata doce
½ abóbora manteiga
azeite, sal e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO 
Corte o bacalhau em tranches mais pequenas e reserve. Regue generosamente o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola, o pimento cortado em tiras e as folhas de louro. Junte os tomates picados, a polpa de tomate, o vinho e o pimentão doce. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar. Enquanto isso, descasque e corte as batatas em rodelas e a abóbora em fatias. Reserve. Num tacho largo, faça camadas alternadas de molho de tomate, batata doce, abóbora e bacalhau. Finalize com um fio generoso de azeite, tape o tacho e deixe cozinhar lentamente e sem mexer, até a batata estar macia. Retire do lume, guarneça com um punhado de coentros e sirva com pão fresco.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Empadão de carne à antiga



Todos gostam de poder saborear um bom prato caseiro e com sabor a infância! Como tal, aqui fica a minha versão deste clássico tão familiar! Acho que é daquelas receitas que nos transportam sempre ao passado e aos sabores daquela comidinha das nossas avós! Algo bastante reconfortante para um bom jantar numa noite fria, sempre em boa companhia e um excelente vinho tinto a acompanhar! É de coisas simples que são feitos os grandes pratos que nos deixam sempre boas memórias! Eu acho que este é daqueles pratos que de uma forma ou de outra, traz sempre uma boa recordação e alguma nostalgia...




Empadão de carne à antiga

INGREDIENTES (6 PESSOAS)
500g de carne de novilho picada
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
1 pimento vermelho picado
2 cenouras picadas
1 colher (chá) de cominhos
1 colher (chá) de paprica
400g de polpa de tomate
50ml de vinho tinto
azeite, sal e pimenta preta
1 ovo
½ chouriço de carne regional

PURÉ DE BATATA
1kg de batata
40g de manteiga
leite quente
1 ovo
sal, pimenta preta e noz moscada

PREPARAÇÃO 
Regue o fundo de um tacho com azeite e aloure a carne, mexendo frequentemente. Junte a cebola, os alhos, o pimento, as cenouras, os cominhos e a paprica. Envolva e refogue em lume brando, até os legumes amaciarem. Adicione a polpa de tomate e o vinho. Tempere com sal e pimenta moída na hora, envolva e deixe apurar. Entretanto, prepare o puré de batata. Coza as batatas, descascadas e cortadas em pedaços, em água com sal. Escorra muito bem, reduza a puré e junte a manteiga, envolvendo até derreter. Acrescente o leite em fio, mexendo sempre, até obter um puré cremoso mas firme. Junte o ovo previamente batido e envolva de imediato. Tempere com pimenta e noz moscada moídas na hora. Forre o fundo de uma assadeira com metade do puré de batata seguido do preparado de carne. Cubra com o restante puré, pincele com o ovo batido e distribua o chouriço cortado em rodelas. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos, até dourar. Sirva com uma salada de folhas verdes.