terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Tiramisú


Uma sobremesa que tira qualquer tristeza! Não há nada mais reconfortante do que sentar no sofá com um edredon e um belo pedaço de tiramisú! Uma verdadeira delícia! Esta é a verdadeira receita deste manjar italiano! Fácil de fazer e os sabores levam-nos diretamente a Itália! Experimentem, pois não se vão arrepender!


Tiramisú

INGREDIENTES
café forte (cerca de 300ml)
120g de açúcar
1 pitada de sal
5 ovos
500g de queijo mascarpone (à temperatura ambiente)
200g de palitos de la reine
chocolate negro
cacau em pó

PREPARAÇÃO
Prepare o café e deixe arrefecer. Junte uma pitada de sal ao açúcar e reserve. Separe as gemas das claras e bata estas em castelo firme com metade do açúcar. Reserve. Bata as gemas com o restante açúcar e incorpore o mascarpone. Por fim, envolva as claras em castelo e reserve. Forre o fundo de um recipiente de vidro 35x25 com uma camada de palitos demolhados em café e cubra com metade do creme de mascarpone. Polvilhe generosamente com raspas de chocolate negro e cacau peneirado. Disponha uma última camada de palitos demolhados em café e cubra com o restante creme de mascarpone. Leve ao frio durante algumas horas ou de preferência, de um dia para o outro. Na hora de servir, polvilhe o tiramisú com raspas de chocolate e cacau peneirado.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Almôndegas em molho de tomate e vinho tinto


Um clássico italiano muito usado na nossa mesa! Esta é a minha versão... suculentas bolinhas de carne cozinhadas lentamente num molho saboroso e bem apurado! Tudo sobre uma cama de massa, puré ou polenta... Conseguem imaginar um cenário melhor?!


Almôndegas em molho de tomate e vinho tinto

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
40g de pão duro
2 dentes de alho
¼ de chouriço de carne regional
500g de carne de novilho picada
1 colher (chá) de orégãos
1 cebola picada
200g de polpa de tomate
200ml de vinho tinto
1 colher (chá) de manjericão seco
sal, azeite e pimenta preta
salsa

PREPARAÇÃO 
No processador, coloque o pão, os alhos e o chouriço. Reduza a migalhas, deite numa vasilha e junte a carne e os orégãos. Tempere com sal e pimenta moída na hora, envolva e molde as almôndegas. Reserve. Regue o fundo de um tacho com um fio de azeite e refogue a cebola. Junte a polpa de tomate, o vinho e o manjericão. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar em lume brando. Disponha as almôndegas no molho e deixe cozinhar lentamente. Retire do lume, guarneça com salsa picada e sirva com esparguete, puré de batata (ver receita) ou polenta.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Migas alentejanas



A minha costela alentejana faz de mim uma apaixonada pelo maravilhoso mundo do pão! Adoro tudo o que possa ser feito com pão! Hoje deixo aqui uma excelente sugestão para aproveitar restos de pão duro ou mesmo pão congelado! Como já dizia a minha avó "Migas, minhas amigas!".


Migas alentejanas

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
300g de pão tipo alentejano duro
6 dentes de alho esmagados
azeite e sal
1 punhado de coentros

PREPARAÇÃO
Corte o pão em pedaços e coloque numa vasilha. Cubra com água e deixe demolhar. Escorra e desfaça o pão em migalhas, reservando a água em excesso. Regue generosamente o fundo de um tacho com azeite e aloure ligeiramente os alhos. Junte o pão, tempere com sal e cozinhe em lume brando, mexendo sempre. À medida que a mistura vai secando, adicione aos poucos a água reservada da demolha, até as migas começarem a soltar do fundo do tacho e se apresentarem firmes mas cremosas. Aproveite para acertar o sal. Retire do lume e envolva os coentros picados. Sirva de imediato.

Rojões à moda do Montijo



Olá Amigos! Peço desculpa pela longa ausência, mas estive numa mini férias que souberam mesmo bem! Mas nem por isso deixei de fazer grandes novidades e que correram bastante bem, só não tive foi tempo de vir ao computador para vos mostrar! Por isso, aqui estou eu com um prato que soube mesmo bem e que traz sabores bem típicos portugueses! Uma maneira bem diferente de usar ingredientes que todos nós já conhecemos! Ficou uma delícia e não sobrar um rojão para contar a história! Vi esta receita no programa Boa Tarde da SIC e achei bastante interessante até por ser original duma terra perto da minha (ainda bem que liguei a tv mesma naquela altura)! Pois aqui fica esta sugestão para fazerem no fim de semana! Espero que gostem!


Rojões à moda do Montijo

INGREDIENTES (6 PESSOAS)
1kg de rojões de porco
1 cabeça de alho
2 folhas de louro
1 colher (sopa) de pimentão doce
1 haste de alecrim
200ml de vinho tinto
2 chouriços de sangue (tripa branca)
azeite, sal e pimenta preta
salsa

PREPARAÇÃO 
De véspera, corte a carne em pequenos cubos e deite numa vasilha. Junte os dentes de alho esmagados, as folhas de louro, o pimentão doce, as folhas de alecrim picadas e o vinho. Tempere com sal e pimenta moída na hora. Envolva e deixe marinar no frio durante a noite. No dia de cozinhar, regue o fundo de um tacho com azeite e leve ao lume. Junte a carne com toda a marinada e deixe cozinhar em lume forte, mexendo ocasionalmente, até a carne estar tenra e o molho bem reduzido e apurado. Enquanto isso, espete 2 palitos em cada chouriço e coloque num tacho. Cubra com água, leve ao lume e deixe ferver em lume brando por cerca de 5 minutos. Escorra e desmanche os chouriços, retirando a pele. Adicione o interior dos chouriços à carne e envolva em lume brando. Retire do lume, guarneça com salsa picada e sirva com migas alentejanas ou papas de milho.