segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Anchovas marinadas em alho e azeite



Sabores do Algarve... Simples e requintado! Uma mesa com amigos especiais, um bom pão regional, um excelente vinho tinto... É com certeza um petisco à moda portuguesa!


Anchovas marinadas em alho e azeite

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
30g de filetes de anchova em conserva
2 dentes de alho picados
azeite e pimenta preta
1 limão

PREPARAÇÃO 
Disponha os filetes de anchova num prato de servir e junte os alhos. Regue com um fio generoso de azeite e tempere com pimenta moída na hora. Sirva com o limão cortado em quartos e acompanhe com pão tipo alentejano.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Babá de laranja



E agora um clássico... Sabores da minha infância! Adoro este bolo, é simplesmente delicioso e dispensa apresentações! Aqui fica a receita!


Babá de laranja

BOLO
4 ovos
125g de manteiga (à temperatura ambiente)
200g de açúcar
raspa de 1 laranja
125g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
manteiga (para untar a forma)

CALDA
200ml de água
150g de açúcar
sumo de 2 laranjas
raspa de 1 laranja

PREPARAÇÃO
Separe as gemas das claras e bata estas em castelo firme. Reserve. Numa vasilha, bata a manteiga com o açúcar. Junte as gemas e a raspa da laranja e bata novamente. Incorpore alternadamente a farinha peneirada com o fermento e as claras em castelo. Verta o preparado numa forma com chaminé de 23cm previamente untada e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 30 minutos. Para a calda, leve ao lume a água com o açúcar e deixe ferver em lume brando por cerca de 5 minutos. Retire do lume e junte o sumo e a raspa das laranjas. Reserve. Verifique a cozedura do bolo e retire do forno. Desenforme e lave rapidamente a forma. Volte a colocar o bolo na forma limpa e pique toda a superfície com um palito. Regue de imediato o bolo com a calda ainda quente e deixe arrefecer por completo antes de desenformar.



Tomates recheados à grega


Hoje trago uma iguaria com sabor grego! Tirei esta receita da coleção "Sabores do mundo"! Esta receita chamou-me logo a atenção pela simplicidade e elegância! E realmente é deliciosa, o molho fica cremoso e muito saboroso! As folhas de manjericão dão um toque muito especial e requintado! Aqui fica a receita que vos leva até à Grécia sem saírem da vossa própria casa...


Tomates recheados à grega

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
4 tomates grandes
300g de carne de novilho picada
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
200ml de molho bechamel (ver receita)
manjericão fresco
orégãos
sal, azeite e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Corte uma tampa aos tomates, retire o interior e pique esta polpa juntamente com as tampas. Tempere o interior dos tomates com sal, disponha numa assadeira e reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e aloure a carne, mexendo frequentemente. Junte a cebola e os alhos e deixe refogar. Adicione as partes picadas dos tomates e tempere com sal e pimenta moída na hora. Deixe apurar em lume brando. Acrescente o molho bechamel, envolva e retire do lume. Coloque 2 folhas de manjericão dentro de cada tomate e recheie com o preparado de carne. Polvilhe com orégãos e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos, até gratinar. Sirva com uma salada de folhas verdes.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Arroz malandrinho de atum com vinho tinto


Ora aqui está um exemplo de que podemos pegar em ingredientes simples e que temos disponíveis em casa, para fazer pratos deliciosos, agradáveis e que saltam à vista! Algo delicioso de se confecionar quando não se sabe o que fazer para o jantar e não queremos perder muito tempo na cozinha! Nestas alturas, costumo recorrer ao atum em conserva que, para mim, faz refeições espetaculares! Esta é uma delas...


Arroz malandrinho de atum com vinho tinto

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
2 cebolas picadas
4 dentes de alho picados
½ pimento vermelho picado
200g de tomate pelado
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
1 caneca de vinho tinto
1 caneca de arroz carolino
250g de atum em conserva
1 colher (sopa) de vinagre
1 punhado de coentros
azeite, sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue as cebolas, os alhos e o pimento. Junte os tomates picados e a polpa de tomate. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar. Adicione o vinho e 2 canecas de água quente. Quando iniciar fervura, acrescente o arroz e deixe cozinhar tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até o arroz estar macio. A meio da cozedura, junte o atum e o vinagre. Aproveite para acertar o sal. Retire do lume, envolva os coentros picados e sirva de imediato com uma salada de folhas verdes.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Gelado com crocante e molho quente de caramelo


E como de vez em quando sabe bem um docinho para adoçar a vida, deixo aqui a sobremesa do ano! Um doce que tira qualquer tristeza e nos deixa sem palavras! Foi a estrela da noite do jantar mexicano que fiz aqui em casa! Não é uma receita mexicana, mas achei que iria ficar bem depois de tanta comida condimentada e picante! É uma verdadeira delícia! Mais uma receita de sucesso da Nigella! Ninguém melhor para inventar coisas boas e reconfortantes, que nos animam e nos deixam para cima! Uma sobremesa que não dá trabalho nenhum e que faz um sucesso na mesa e na colher! Experimentem e comprovem!


Gelado com crocante e molho quente de caramelo

PARA O GELADO
1L de gelado de baunilha (à temperatura ambiente)
100g de bolachas de cacau
2 chocolates tipo snickers
100g de chocolate negro

PARA O MOLHO QUENTE DE CARAMELO
2 colheres (sopa) de manteiga
5 colheres (sopa) de açúcar amarelo
1 colher (chá) de extrato de baunilha
100ml de natas

PREPARAÇÃO
Coloque as bolachas no processador e reduza a migalhas. Reserve. Pique grosseiramente os chocolates e reserve. Deite o gelado numa vasilha e junte as bolachas e os chocolates. Envolva e volte a colocar o gelado na embalagem original. Leve ao congelador durante algumas horas ou de preferência, de um dia para o outro. Na hora de servir, prepare o molho de caramelo. Deite a manteiga e o açúcar num pequeno tacho e leve ao lume. Deixe derreter e mantenha em lume brando por cerca de 5 minutos. Junte a baunilha e as natas, mexa de imediato e retire do lume. Sirva o gelado com o molho de caramelo ainda quente.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Fettuccine com molho de gorgonzola


Aqui está uma receita para os amantes de queijo azul! Eu simplesmente adoro! É certo que têm um sabor bastante intenso, mas são ótimos! E quando transformados em molhos para massas, ainda sabem melhor! Fazem um molho bastante cremoso e com um sabor a queijo muito agradável! Por isso, não se deixem intimidar pelo aspeto deste queijo e aventurem-se a fazer esta massa deliciosa! Encontram-se facilmente no supermercado, tanto o Gorgonzola como o Roquefort, ambos bastante parecidos, mas o Roquefort consegue ter um sabor mais intenso do que o Gorgonzola! Cá em casa adoramos! Aqui fica mais uma receitinha do Restaurante Amo.te!


Fettuccine com molho de gorgonzola

INGREDIENTES (3 PESSOAS)
1 colher (sopa) de manteiga
250g de queijo gorgonzola
150ml de natas
2 colheres (sopa) de vermute
1 colher (chá) de farinha de milho
1 haste de tomilho
300g de massa fettuccine
sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Num tacho, aqueça a manteiga e junte o gorgonzola esfarelado, mexendo em lume muito brando até o queijo derreter. Adicione as natas, o vermute, a farinha de milho e as folhinhas de tomilho, mexendo sempre até o molho engrossar. Tempere com pimenta moída na hora e retire do lume. Entretanto, coza a massa em água com sal até estar al dente. Escorra e envolva de imediato com o molho de gorgonzola ainda quente. Sirva de imediato com uma salada de agrião.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Frango recheado com farofa


Como não podia deixar de ser, hoje trago mais um assado que houve na minha mesa de Ano Novo! Esta receita nasceu com a ajuda da minha amiga Elaine! Eu levei o tempero e o modo de fazer! Ela tratou da marinada e do recheio! Ficou uma maravilha! Adoro quando se criam receitas assim tão boas com a ajuda de amigos e todos dão alguma ideia! O resultado é fantástico! Depois de uma tarde enfiadas na cozinha (coisa que não me aborrece nada, principalmente quando se está em boa companhia) ficamos contentes com o resultado, pois valeu bem a pena! O jantar foi uma maravilha (não, não fizemos só o frango, fizemos muitas delícias...) e a companhia excelente! Um dia em grande e que tem de ser repetido...


Frango recheado com farofa

INGREDIENTES (6 PESSOAS)
1 frango do campo inteiro
vinagre
1kg de batata nova
200ml de azeite
2 hastes de tomilho
8 dentes de alho esmagados
100ml de martini
100ml de vinho branco
sal e pimenta preta

FAROFA (RECHEIO)
100g de bacon fumado
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola picada
½ chávena (chá) de milho doce
1 chávena (chá) de farinha de mandioca
1 punhado de azeitonas verdes recheadas com pimento
1 punhado de salsa
sal

PREPARAÇÃO
Coloque o frango numa vasilha e tempere com sal, pimenta moída na hora e vinagre. Reserve e deixe tomar gosto. Coza as batatas inteiras e com casca em água temperada com sal. Escorra e pele as batatas. Reserve. Para a farofa, aqueça um tacho e aloure o bacon cortado em pequenos cubos. Retire e reserve. Junte a manteiga à gordura que ficou no tacho e refogue a cebola. Adicione o milho e a farinha de mandioca. Tempere com sal e cozinhe em lume brando, mexendo continuamente, até a farofa se apresentar levemente tostada. Retire do lume e envolva as azeitonas picadas grosseiramente, o bacon tostado e a salsa picada. Recheie o frango com a farofa e feche com palitos. Reserve. Misture o azeite com as folhinhas de tomilho e os alhos. Reserve. Disponha o frango e as batatas numa assadeira e tempere tudo com a mistura de azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante 40 minutos. Retire e regue com o martini e o vinho. Leve novamente ao forno por mais 60 minutos. Passado esse tempo, verifique a cozedura do frango e deixe repousar alguns minutos antes de servir. Trinche a carne e sirva com as batatas assadas, o recheio de farofa e uma salada mista.


NOTA
Um frango demora, em média, 30 minutos a assar por cada 500g.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Rolo de carne com cobertura agridoce


E para recuperar o tempo perdido, aqui vos deixo uma receita fantástica! Depois de muito ler sobre rolos de carne e tirando ideias daqui e dali, aqui está o resultado! Um verdadeiro sucesso! Eu muito sinceramente, nunca comi um rolo de carne assim tão bom: suculento, saboroso e com um gosto exótico! Uma tentação à mesa! É tão gratificante confecionar algo assim... Experimentem e depois digam-me se não tenho razão! E agora, para os fãs que já tiveram o prazer de o provar e para aqueles que ainda o irão provar, aqui fica a grande RECEITA!


Rolo de carne com cobertura agridoce

INGREDIENTES (8 PESSOAS)
100g de pão duro
100g de bacon fumado
4 dentes de alho
1 haste de tomilho
½ cebola
¼ pimento vermelho
1 cenoura
1kg de carne de novilho picada
1 ovo
1 colher (chá) de paprica
sal e pimenta preta

COBERTURA AGRIDOCE
150g de ketchup
50ml de molho inglês
½ colher (chá) de cominhos
1 colher (sopa) de mel

PREPARAÇÃO 
Corte o pão e o bacon em pedaços e coloque no processador. Junte os alhos e as folhinhas de tomilho. Reduza a migalhas e deite numa vasilha. Ainda no processador, coloque a cebola, o pimento e a cenoura em pedaços. Triture finamente e deite também na vasilha. Junte a carne, o ovo e a paprica. Tempere com sal e pimenta moída na hora e envolva tudo muito bem. Estenda película aderente sobre a bancada e disponha sobre ela a mistura de carne. Com a ajuda da película, forme o rolo de carne e transfira para uma assadeira. Reserve no frio por pelo menos 30 minutos. Enquanto isso, misture os ingredientes para a cobertura e reserve. Remova a película e leve o rolo de carne ao forno pré-aquecido a 180º durante 30 minutos. Retire do forno e cubra com metade da cobertura, pincelando o rolo uniformemente. Leve novamente ao forno por mais 10 minutos. Retire, cubra com a restante cobertura e leve ao forno por mais 10 minutos. Retire e deixe repousar durante 10 minutos antes de servir. Acompanhe com arroz árabe (ver receita) e uma salada de folhas verdes.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Bom Ano!

Desde já um óptimo 2013 a todos! Que este novo ano nos traga ainda melhores sabores à mesa e óptimos momentos de volta dos tachos lol! Peço desculpa por ainda não ter lançado nenhuma receita este ano, mas ando com problemas no blog, não consigo carregar imagens, não percebo porquê, já alguns dias que anda com esta pancada! Mas receitas novas não faltam, por isso, assim que isto deixar publicar imagens vou ter imensas novidades! Um grande beijinho a todos!