domingo, 23 de fevereiro de 2014

Raia alhada



Hoje trago mais uma receita algarvia! Mais um clássico de terras do sul, conhecida por pratos com sabor a mar e com ingredientes muito simples e frescos! Uma sugestão para ter sempre na manga para confecionar este peixe tão especial e único!


Raia alhada

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
4 postas de raia
sumo de limão
6 dentes de alho picados
2 folhas de louro
1 colher (sopa) de farinha
1 colher (chá) de pimentão doce
sal, azeite e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO
Tempere as postas de raia com sal, sumo de limão e pimenta moída na hora. Reserve. Regue generosamente o fundo de um tacho largo com azeite e refogue os alhos e as folhas de louro em lume brando. Polvilhe com a farinha e o pimentão doce e envolva. Acrescente 250ml de água quente em fio, mexendo com uma vara de arames. Adicione um punhado de coentros picados e mantenha em lume brando até o molho engrossar. Quando iniciar fervura, disponha as postas de raia no molho e deixe cozinhar tapado em lume brando, até o peixe estar no ponto. Retire do lume e guarneça com coentros picados. Sirva sobre tiras de pão torrado e acompanhe com batata cozida.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Mousse de chocolate com geleia de clementina


E para acabar a ementa de São Valentim em grande, nada melhor do que uma mousse de chocolate com um toque muito especial! Esta mousse fica realmente muito boa! O toque das clementinas casa na perfeição com o chocolate! Espero que gostem e que desfrutem deste dia, pois é só uma vez por ano! Feliz Dia de São Valentim!


Mousse de chocolate com geleia de clementina

INGREDIENTES
200g de chocolate de culinária (70% cacau)
1 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de mel
4 ovos
1 colher (sopa) de açúcar
raspa de 1 clementina
sumo de 3 clementinas (para a geleia)
raspa de clementina e folhas de hortelã (para decorar)

PREPARAÇÃO 
Derreta o chocolate com o azeite e o mel, em banho-maria. Reserve e deixe amornar. Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo juntamente com o açúcar. Reserve. Misture as gemas com o chocolate e a raspa de clementina. Envolva delicadamente as claras em castelo e distribua a mousse por tacinhas. Leve ao frio durante algumas horas ou de preferência, de um dia para o outro. Para a geleia, deite o sumo das clementinas num tacho pequeno e leve ao lume. Deixe reduzir em lume brando. Retire do lume e deixe arrefecer por completo. Na hora de servir, guarneça a mousse com um pouco de geleia e decore com raspa de clementina e algumas folhinhas de hortelã.

Caril de frango indiano


Se a ideia é preparar um daqueles caris que nos transportam a outra dimensão de sabor... Este é o caril! É simplesmente delicioso! Adoro confecionar pratos indianos em casa! Todo aquele aroma e magia das especiarias fazem o encanto em qualquer situação! Esta é uma receita tipicamente indiana e cada garfada é um verdadeiro deleite!


Caril de frango indiano

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
800g de peito de frango
2 colheres (sopa) de ghee (manteiga clarificada)
6 grãos de pimenta preta
2 folhas de louro
1 pau de canela
2 estrelas de anis
6 vagens de cardamomo
1 cebola picada
2 colheres (sopa) de pasta de alho e gengibre (ver receita)
400g de tomate pelado
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
2 colheres (chá) de cúrcuma
2 colheres (chá) de cominhos
2 malagueta secas
2 colheres (chá) de garam masala
sumo de limão
sal
coentros

PREPARAÇÃO 
Corte a carne em pedaços, deite numa vasilha e tempere com sal. Reserve. Aqueça a manteiga e junte os grãos de pimenta, as folhas de louro, o pau de canela, as estrelas de anis e as vagens de cardamomo. Mantenha em lume brando, mexendo até sentir o aroma das especiarias. Adicione a cebola e a pasta de alho e gengibre e deixe refogar. Acrescente os tomates picados, a polpa de tomate, a cúrcuma, os cominhos e as malaguetas picadas. Deixe apurar em lume brando. Junte então a carne, envolva e deixe cozinhar tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até a carne estar macia. Aproveite para acertar o sal. Nos últimos minutos, polvilhe o caril com o garam masala e finalize com sumo de limão a gosto. Retire do lume e guarneça com coentros picados. Sirva com arroz basmati, pão naan e chutney de manga.

Frango cremoso no forno


Hoje passamos para o prato principal do Dia dos Namorados! Como não podia deixar de ser, o prato é inspirado na gastronomia italiana! Que comida seria melhor para retratar o romance senão a tão simples, aromática e simplesmente deliciosa, comida italiana! Os italianos têm o poder de conseguir criar pratos únicos com ingredientes bastante simples e económicos! Como neste dia queremos algo surpreendente à mesa, mas também não queremos perder muito tempo na cozinha, esta receita é uma óptima sugestão, uma vez que também tem o poder de reconfortar devido à massa e queijo cremoso! Espero que gostem e que aproveitem este dia ao máximo!


Frango cremoso no forno

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
4 peitos de frango
200g de requeijão
molho de tomate (ver receita)
orégãos
sal, azeite e pimenta preta
manjericão fresco

PREPARAÇÃO
Tempere os peitos de frango com sal e pimenta moída na hora. Aqueça um fio de azeite e aloure os peitos de ambos os lados. Disponha numa assadeira e reserve. Esmague o requeijão com um garfo e cubra os peitos de frango. Regue com o molho de tomate e polvilhe com orégãos. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 40 minutos. Guarneça com folhinhas de manjericão e sirva com massa ou polenta e uma salada de folhas verdes.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Camembert folhado com cebola caramelizada


Com o Dia dos Namorados à porta, vou começar hoje com algumas sugestões para um excelente e atractivo cardápio, que na minha opinião tem tudo para ser uma refeição muito romântica e agradável! Vou tentar juntar um pouco das melhoras gastronomias internacionais, pois adoro experimentar os sabores além-fronteiras! Hoje, passando por França e os seus belos queijos, trago-vos a entrada em que a estrela principal é o tão conhecido queijo Camembert! Adorado por muitos, principalmente por mim, este queijo faz as delícias dos amantes de queijo e, quando enrolado na maravilhosa massa folhada, é um verdadeiro sonho! Esta entrada é óptima para iniciar um jantar romântico, uma vez que entre conversas, beijos e confições, o casal vai-se deliciando e repartindo esta iguaria com uns excelentes gressinos, que também não podem faltar!


Camembert folhado com cebola caramelizada

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 cebola laminada
1 colher (chá) de mel
1 haste de tomilho
1 queijo camembert
1 embalagem de massa folhada redonda
sal, azeite e pimenta preta
farinha (para estender a massa)
ovo batido (para pincelar a massa)

PREPARAÇÃO 
Deite um fio de azeite numa frigideira e refogue a cebola em lume brando, até caramelizar. Tempere com uma pitada de sal e pimenta moída na hora. Junte o mel e as folhinhas de tomilho, envolva e retire do lume. Reserve e deixe arrefecer. Corte o queijo ao meio, na horizontal. Desenrole a massa e coloque a base do queijo no centro. Recheie o queijo com a cebola caramelizada e cubra com a outra metade de queijo. Embrulhe o queijo na massa, fazendo dobras de baixo para cima. Transfira para um prato de forno forrado com papel vegetal e pincele com ovo batido. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos, até dourar. Retire do forno e sirva de imediato com uma salada de folhas verdes.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Feijoada de litão

Edições do Gosto | Filipe Vera-Cruz




O litão é um pequeno peixe da família da pataroxa que é capturado na nossa costa! É muito apreciado em Olhão, uma cidade algarvia com uma forte tradição pesqueira, sendo que a sua procura aumenta bastante na época que antecede a consoada! Quando é capturado é escalado, passado por um pouco de sal e posto a secar ao sol! Depois é armazenado até a altura de consumir! Inicialmente, o litão era consumido pela classe de famílias mais pobres, mas atualmente é um manjar mais caro que o bacalhau! Na altura de consumir deve ser demolhado em água com um pouco de sal durante cerca de 6 horas! Pode ser consumido de várias maneiras, sendo que as mais comuns e tradicionais são a feijoada de litão, litão guisado com feijão branco, litão guisado à moda de olhão (ver receita), arroz de litão (ver receita) e o litão em molho branco! Esta feijoada é muito especial... É um prato de família! Um prato tradicional que reflete os sabores e a essência da cozinha portuguesa... Da nossa cozinha! Uma cozinha riquíssima em tradição e costumes! Uma relíquia gastronómica marcada pela presença de produtos regionais e pela frescura das ervas aromáticas! Um prato de conforto que une as pessoas... Posso dizer que esta feijoada é fruto de uma herança gastronómica que carrego no meu peito... Uma receita que espelha a minha paixão pela cozinha... O orgulho de representar as minhas raízes e aquilo em que verdadeiramente acredito... Sabores que me fazem ficar mais próximo daqueles de quem guardo uma saudade eterna! O litão é a tradição da terra, é o prato dos Olhanenses, é o prato típico da Consoada, é um verdadeiro manjar!

Edições do Gosto | Filipe Vera-Cruz

Feijoada de litão

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
300g de feijão branco seco
300g de litão seco
½ chouriço de carne regional
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
2 folhas de louro
1 malagueta vermelha
1 cenoura
½ pimento vermelho
400g de tomate pelado
50ml de vinho branco
1 ramo de hortelã
azeite, sal e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO
Coloque o feijão numa vasilha, cubra com água e deixe demolhar por cerca de 12 horas. Noutra vasilha, coloque o litão e cubra com água. Junte um punhado de sal e deixe demolhar por cerca de 6 horas. Escorra e coloque o feijão numa panela de pressão. Junte o pedaço de chouriço inteiro, cubra com água e cozinhe por 18 minutos em lume brando, depois de levantada a fervura. Passado esse tempo, retire a pressão e verifique se o feijão está cozido. Corte o chouriço em rodelas e reserve. Escorra o feijão e reserve o caldo da cozedura. Escorra e corte o litão em pedaços. Reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola, os alhos, as folhas de louro a malagueta laminada. Junte a cenoura e o pimento picados e refogue mexendo regularmente. Adicione os tomates picados e o vinho. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar em lume brando. Acrescente o feijão, os pedaços de litão, as folhas de hortelã e caldo da cozedura a gosto. Envolva e deixe apurar em lume brando. Aproveite para acertar o sal. Acrescente as rodelas de chouriço e retire do lume. Guarneça com coentros picados e sirva com arroz branco.