segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Festival da Batata Doce de Aljezur 2015 - Polvo frito com chouriço e esmagada de batata doce


E foi com grande orgulho que no passado fim-de-semana, dia 29 de Novembro de 2015, representei mais uma vez a minha linda Costa Vicentina e os seus magníficos produtos no grande Festival da Batata Doce realizado em Aljezur! Tive a honra e o prazer de ter sido convidada para realizar um showcooking no grande Palco Cozinha do Festival, onde confecionei um prato da minha autoria em que as estrelas foram exclusivamente tesouros da Costa Vicentina e, claro, a magnífica batata doce certificada de variedade lira! O prato escolhido para o evento foi polvo frito com puré de batata doce e chouriço crocante! Um prato que surpreendeu tanto pela junção de ingredientes como pelo modo de confeção! Por um lado temos o polvo da rocha, um tesouro desta costa, um polvo muito escuro, tenro e cheio de sabor a mar! Por outro, temos a batata doce, que dispensa qualquer tipo de apresentação, simplesmente a melhor batata doce do mundo, transformada num puré que contrasta na perfeição com o sal natural do polvo! Por último e não menos importante, o toque final dado pelo magnífico chouriço que se faz nesta zona rica em produtos de qualidade! Um prato simples mas que encantou! O feedback do público foi fantástico, o que nos ajuda a ter força e a continuar com o nosso trabalho! Aproveito para a agradecer todo o apoio dado pela organização que tiveram sempre disponíveis e que nos receberam de braços abertos! Um muito obrigado ao Chefe de Cozinha Vítor Esteves, que sempre me apoiou e que acredita no meu trabalho, dando-me assim a oportunidade de poder dar o meu melhor neste tipo de eventos! Acima de tudo, o mais importante é fazermos aquilo que realmente gostamos e dedicar-lhe muito amor!



Para já, deixo-vos a receita que foi confecionada em direto e degustada por inúmeras pessoas que tiveram a oportunidade de assistir ao showcooking! Espero que se divirtam tanto como eu a confecionar esta receita, que gostem e que passe a fazer parte do vosso reportório culinário!


Polvo frito com chouriço e esmagada de batata doce

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
2 polvos da rocha (1,2kg/1,5kg cada)
6 dentes de alho esmagados
1kg de batata doce
1 punhado de coentros  
1 chouriço de carne regional
azeite, sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Lave e escorra muito bem os polvos. Corte os polvos em pedaços com cerca de 4cm e reserve. Regue generosamente o fundo de uma frigideira com azeite e leve ao lume. Junte os alhos e os pedaços de polvo, envolva e deixe cozinhar em lume forte. Mexa frequentemente enquanto o polvo cozinha e frita nos seus próprios sucos. Estará no ponto quando o polvo começar a caramelizar, atingindo uma tonalidade mais escura e o molho ficar reduzido a azeite. É muito importante utilizar polvo da rocha com o peso certo, para que este fique tenro, suculento e com a tonalidade certa para este prato. Entretanto, prepare o puré de batata doce. Coza as batatas, descascadas e cortadas em pedaços, em água com sal. Escorra muito bem e esmague grosseiramente, enquanto acrescenta um fio generoso de azeite. Tempere com pimenta moída na hora e envolva os coentros finamente picados. Reserve. Corte o chouriço em rodelas grossas e toste de ambos os lados numa frigideira quente. Retire, pique grosseiramente e reserve. Sirva o polvo frito com a esmagada de batata doce e guarneça com o chouriço picado e algumas folhas de coentros.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Congada



De regresso às origens... Hoje trago sabores quentes de África! Uma linda e reconfortante feijoada de feijão congo para aquecer a alma, pois parece que o Inverno resolveu chegar! Para quem não conhece, o feijão congo é um feijão arrendondado, pequeno e acastanhado de origem africana! Com sabor acentuado, este feijão faz as delícias dos amantes de feijão e de feijoadas bem apuradas! Já pode ser adquirido nas grandes superfícies para grande alegria minha! Adoro feijão congo... É único e especial!


Congada

INGREDIENTES (6 PESSOAS)
500g de feijão congo seco
1 pedaço de barriga fumada
1 chouriço de carne regional
2 colheres (sopa) de óleo de palma
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
2 folhas de louro
1 malagueta vermelha
400g de tomate pelado
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
50ml de vinho branco
½ colher (chá) de cominhos
½ colher (chá) de paprica
800g de cachaço de porco sem osso
sal e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO 
Coloque o feijão numa vasilha, cubra com água e deixe demolhar por cerca de 12 horas. Escorra e coloque o feijão numa panela de pressão. Junte o pedaço de barriga e o chouriço de carne inteiro, cubra com água e cozinhe por 20 minutos em lume brando, depois de levantada a fervura. Passado esse tempo, retire a pressão e verifique se o feijão está cozido. Corte a barriga em fatias e o chouriço em rodelas. Reserve. Escorra o feijão e reserve o caldo da cozedura. Num tacho, aqueça o óleo de palma e refogue a cebola, os alhos, as folhas de louro e a malagueta laminada. Junte os tomates picados, a polpa de tomate, o vinho, os cominhos e a paprica. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar. Adicione a carne cortada em pedaços pequenos e uma caneca do caldo da cozedura do feijão. Envolva e deixe cozinhar tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até a carne estar bem tenra e macia. Acrescente então o feijão e, se for necessário, mais caldo da cozedura a gosto. Aproveite para acertar o sal. Envolva e deixe apurar em lume brando. Nos últimos minutos, acrescente a barriga e o chouriço reservados. Guarneça com coentros picados e sirva com arroz branco.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Crostini de tomate ao pesto

E porque já começa a cheirar a fim-de-semana, aqui fica um petisquinho à italiana para abrir o apetite! Boa sexta-feira e excelentes petiscos!


Crostini de tomate ao pesto

INGREDIENTES (6 CROSTINI)
1 ciabatta
1 tomate chucha
1 bola de mozzarella fresca
pesto alla genovese (ver receita)
azeite e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Corte 6 fatias da ciabatta com cerca de 1cm de espessura e disponha num tabuleiro de forno. Regue as fatias com um fio de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200º, até estarem estaladiças. Enquanto isso, corte o tomate e a mozzarella em 6 rodelas finas. Retire o pão do forno e distribua sobre os crostini as rodelas de tomate seguidas da mozzarella. Disponha uma pequena noz de molho pesto sobre cada crostini e finalize com uma pitada de pimenta moída na hora. Leve novamente ao forno até o queijo derreter. Retire do forno e sirva de imediato.

domingo, 15 de novembro de 2015

Bolo café com leite

Huuummmm, começa a cheirar a Natal! Começam os planos para a grandiosa época festiva que se avizinha! Mas enquanto chega e não chega, vamos deliciar-nos com um bolo quentinho que enche a casa de aromas reconfortantes!


Bolo café com leite

INGREDIENTES
2 ovos
1 ½ chávena (chá) de açúcar
2 chávenas (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1 chávena (chá) de café com leite morno
½ chávena (chá) de nozes picadas
manteiga e farinha (para untar e polvilhar a forma)

PREPARAÇÃO
Numa vasilha, bata os ovos com o açúcar. Incorpore a farinha, o fermento e a canela. Junte o café com leite e envolva as nozes. Verta o preparado numa forma com chaminé previamente untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 45 minutos. Verifique a cozedura do bolo, retire do forno e deixe amornar antes de desenformar.


sábado, 14 de novembro de 2015

A Mesa dos Portugueses 2015

Mais um ano passou e mais uma vez tive o prazer de participar nesse grande concurso nacional de gastronomia portuguesa que é A Mesa dos Portugueses! Desta vez com 3 grandes receitas do meu reportório culinário, completamente originais! Como sempre, fomos muito bem recebidos por toda a equipa e grupo de jurados! É sempre uma experiência muito gratificante podermos dar a provar aquilo que realmente gostamos de fazer e à qual dedicamos muito amor! Este ano foi a “verdadeira loucura dos tachos”, uma vez que fui seleccionada com 3 “grandiosas” receitas! Mas como “quem corre por gosto não cansa”, adorei a experiência e a oportunidade de poder participar! Que mais anos venham d´A Mesa dos Portugueses que nós cá estaremos para dar o nosso contributo! Aqui vos deixo um “cheirinho” do que se passou no passado dia 19 de Outubro de 2015 e os pratos que tive a oportunidade de apresentar! Todas as fotos são da autoria das Edições do Gosto e gentilmente cedidas!
 



FEIJOADA DE ATUM (ver receita)
O Algarve muito bem representado numa feijoada vinda do mar! Por um lado a carne de atum, e por outro o toucinho do mar (a ventresca de atum, mais conhecida como barriga de atum)! Um casamento perfeito com o magnífico chouriço da serra algarvia!
 



BACALHAU ASSADO EM MOLHO DE FEIJÃO (ver receita)
Um prato divinal para os apreciadores de bacalhau! A magnífica junção entre um bacalhau suculento que é assado num molho de feijão muito rico, casando com a doçura da batata doce!
 



FRANGO DO CAMPO ACEREJADO COM ARROZ TOSTADO (ver receita)
Um prato muito bem conseguido! Assim foi o parecer do grupo de jurados! Um frango cozinhado na perfeição, estaladiço e suculento com um arroz tostado que cozinhou e absorveu todos os sabores do frango! Simplesmente, Portugal à mesa!
 

domingo, 8 de novembro de 2015

Arroz de forno alla parmigiana



Uma refeição "meat free" para terminar o fim-de-semana! E com todo o encanto e sabor da mesa italiana! Um bom início de semana a todos!


Arroz de forno alla parmigiana

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
300g de arroz agulha
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
400g de tomate pelado
1 colher (chá) de manjericão seco
200g de requeijão
1 punhado de manjericão fresco
200g de queijo mozzarella ralado
1 tomate maduro
queijo parmesão ralado
azeite, sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Regue o fundo de um tacho com azeite e leve ao lume. Junte o arroz e envolva em lume brando. Adicione 2 medidas de água quente, tempere com sal e deixe cozinhar tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até o arroz estar macio. Reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola e os alhos. Junte os tomates picados e o manjericão seco. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar. Misture o requeijão esmagado com um garfo e as folhas de manjericão. Retire do lume e envolva de imediato o arroz. Transfira o preparado para uma assadeira e cubra com a mozzarella ralada. Distribua o tomate cortado em rodelas finas e finalize com parmesão ralado no momento. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos, até gratinar. Sirva com uma salada de folhas verdes.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Creme de espinafres com croutons de caril



Bom, parece que o tempo frio, a chuva e o vento vieram de vez! Não há volta a dar senão tentarmos aconchegar o melhor possível este Inverno que se avizinha! E com ele vem a vontade de comer aqueles sopinhas quentinhas... Aquela feijoada aconchegante... Aquele guisado tão reconfortante... Enfim, uma quantidade imensa de coisas boas que conseguem tornar mais alegres os dias de frio! Hoje trago uma sopa, simples mas simplesmente fantástica para aquecer uma noite fria de chuva!


Creme de espinafres com croutons de caril

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
2 cenouras
1 batata
500g de espinafres frescos
sal, azeite e pimenta preta

CROUTONS DE CARIL
2 fatias de pão duro
caril em pó
azeite

PREPARAÇÃO Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola e os alhos. Junte as cenouras e a batata cortadas em pedaços, cubra com 600ml de água e tempere com sal e pimenta moída na hora. Deixe cozinhar tapado em lume brando, até os legumes estarem macios. Adicione os espinafres e cozinhe mais alguns instantes. Retire do lume e triture a sopa com a varinha mágica, até obter um creme macio. Para os croutons, corte o pão em pequenos cubos e coloque numa assadeira. Polvilhe com o caril e regue com um fio de azeite. Envolva e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 10 minutos, até estarem dourados e estaladiços. Sirva a sopa com os croutons.