terça-feira, 26 de março de 2013

Arroz de lingueirão à algarvia


Mais uma sugestão para a Sexta-feira Santa! Um prato típico de terras algarvias que nos traz o sabor e frescura do mar! Uma verdadeira relíquia da nossa costa e da nossa gastronomia!

 
Arroz de lingueirão à algarvia

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1kg de lingueirão fresco
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
1 malagueta vermelha
1 folha de louro
200g de tomate pelado
100ml de vinho branco
estames de açafrão
1 caneca de arroz carolino
sal, azeite e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO 
Coloque os lingueirões numa vasilha e cubra com água salgada. Deixe depurar durante 6 a 12 horas. Escorra e abra os lingueirões numa frigideira com um fio de azeite. Retire os lingueirões da casca e reserve os sucos libertados. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola, os alhos, a malagueta picada e a folha de louro. Junte os tomates picados, o vinho e alguns estames de açafrão. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar. Acrescente 3 canecas de água quente e os sucos reservados dos lingueirões. Espere iniciar fervura. Deixe então o arroz e deixe cozinhar tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até o arroz estar macio. Nos últimos minutos, adicione os lingueirões e aproveite para acertar o sal. Retire do lume, guarneça com folhas de coentros e sirva de imediato.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Bolo fofo de laranja


Ora aqui está um bolo muito fofinho, super rápido de fazer e sem gordura! Experimentem e deixem-se encantar com este bolinho tão fofinho, quase pão de ló!


Bolo fofo de laranja

INGREDIENTES
4 ovos
2 chávenas (chá) de açúcar
sumo de 2 laranjas
1 chávena (chá) de leite
2 chávenas (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
manteiga e farinha (para untar e polvilhar a forma)
açúcar em pó (para decorar)

PREPARAÇÃO
Separe as gemas das claras e bata estas em castelo firme. Reserve. Numa vasilha, bata as gemas com o açúcar. Junte o sumo das laranjas e, sem parar de bater, adicione alternadamente o leite, a farinha e o fermento. Envolva delicadamente as claras em castelo e verta o preparado numa forma redonda previamente untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 40 minutos. Verifique a cozedura do bolo, retire do forno e deixe amornar antes de desenformar. Decore com açúcar em pó.

sábado, 16 de março de 2013

Frango à duque

Um frango muito suculento, cheio de sabor e super rápido de fazer! Não deixem de experimentar esta receita deliciosa e surpreendam-se com a onda de sabor!


Frango à duque

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 frango em pedaços
250g de cogumelos frescos
100ml de vinho do porto
1 pacote de sopa de rabo de boi em pó
azeite
salsa

PREPARAÇÃO
Regue o fundo de um tacho com azeite e aloure os pedaços de frango uniformemente. Junte os cogumelos cortados em pedaços grosseiros, mexa e deixe cozinhar mais alguns minutos. Acrescente o vinho e deixe fervilhar. Adicione 500ml de água e, quando iniciar fervura, junte a sopa em pó mexendo até esta se dissolver. Cozinhe tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até o frango estar tenro e macio. Retire do lume, guarneça com salsa picada e sirva com polenta ou puré de batata (ver receita).

quarta-feira, 13 de março de 2013

Croquetes de carne


Quem não gosta de uns bons croquetes de carne caseiros?! Uma receita para saborear de imediato ou para ter sempre à mão no congelador para dias de correrias ou de festas! Super fáceis de fazer e cheios de sabor!


Croquetes de carne

INGREDIENTES (24 croquetes)
1kg de carne de novilho
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
4 colheres (sopa) de polpa de tomate
100ml de vinho branco
1 punhado de salsa
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 gemas
sumo de limão
azeite, sal e pimenta preta
farinha, ovo batido e pão ralado (para moldar e panar os croquetes)

PREPARAÇÃO 
Corte a carne em cubos e coloque num tacho. Junte a cebola, os alhos, a polpa de tomate, o vinho, a salsa picada e um fio de azeite. Tempere com sal e pimenta moída na hora e envolva. Leve ao lume e deixe cozinhar até a carne estar macia. Retire a carne do tacho e reserve o caldo. Triture a carne no processador e passe o caldo com a varinha mágica, até obter um molho macio e sedoso. Reserve. Num tacho, derreta a manteiga em lume brando e junte a farinha, mexendo sempre. Incorpore gradualmente 2 copos de caldo, enquanto mexe com uma vara de arames. Mexendo sempre, mantenha em lume brando até o molho engrossar. Adicione a carne e as gemas, envolva de imediato e cozinhe mexendo sempre, até a mistura secar e se despegar das paredes do tacho. Retire do lume, junte sumo de limão a gosto e deixe arrefecer. Molde e passe os croquetes primeiramente por farinha, depois por ovo batido e finalmente por pão ralado. Frite em óleo bem quente.

sábado, 9 de março de 2013

Polvo à lagareiro


E como um prato típico português sabe sempre bem, aqui vos deixo esta excelente receita conhecida por todos e apreciada por muitos! Aproveitem o fim-de-semana para se deliciarem com este prato tão simples, mas cheio de sabor português!


Polvo à lagareiro

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
2 polvos da rocha (1,5kg/1,8kg cada)
800g de batata nova
1 cabeça de alho
2 folhas de louro
flor de sal e azeite
coentros

PARA COZER O POLVO
1 cebola
vinagre

PREPARAÇÃO 
Coloque os polvos num tacho e junte a cebola cortada em 4 e uma borrifadela de vinagre. Tape o tacho e leve a lume brando até os polvos estarem macios mas firmes ao toque. Quando a cebola estiver cozinhada os polvos estarão no ponto desejado. Retire do lume e deixe os polvos arrefecerem por completo no líquido da cozedura. Escorra e corte os polvos, separando os tentáculos. Reserve. Lave e disponha as batatas numa assadeira. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 40 minutos. Retire as batatas e mantenha o forno ligado. Com a ajuda de um pano, esmague ligeiramente cada batata com o punho, até a pele estalar. Escolha uma assadeira larga e disponha os pedaços de polvo e as batatas, sem sobrepor demasiado. Distribua os dentes de alho esmagados e as folhas de louro. Tempere as batatas com sal e regue tudo generosamente com azeite. Leve ao forno por cerca de 30 minutos. Retire do forno, guarneça com folhas de coentros e sirva com uma salada de folhas verdes.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Bolachas de manteiga de amendoim com chocolate


Umas bolachinhas para adoçar a boca! Receitinha tirada do Livro de Natal do Continente "Leopoldina e a Aventura do Sabor"! Este livro tem receitas muito interessantes, para além duma história para contar aos mais pequenos! Aqui vos deixo o casamento perfeito entre o chocolate e o amendoim...


Bolachas de manteiga de amendoim com chocolate

INGREDIENTES
50g de chocolate de culinária (70% cacau)
50g de manteiga (à temperatura ambiente)
4 colheres (sopa) de manteiga de amendoim
150g de açúcar mascavado
1 ovo
150g de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó

PREPARAÇÃO
Pique grosseiramente o chocolate e reserve. Numa vasilha, bata as manteigas com o açúcar até obter uma textura cremosa. Adicione o ovo e continue a bater. Incorpore a farinha e o fermento. Por fim, envolva o chocolate reservado e deixe repousar no frio durante pelo menos 60 minutos. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e distribua pequenas porções de massa com a ajuda de uma colher, deixando alguma margem entre elas. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 15 a 20 minutos. Retire os cookies do forno quando estes se apresentarem pouco firmes ao toque. Deixe arrefecer por completo antes de os guardar numa caixa fechada.


sexta-feira, 1 de março de 2013

Açorda de bacalhau com tomate


Mais uma receita de origem alentejana e muito apreciada cá em casa! Óptima para dias frios e para aproveitar restos de pão duro! Provem e deixem que os sabores vos levem até terras alentejanas!


Açorda de bacalhau com tomate

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
3 postas de bacalhau demolhado
400g de pão tipo alentejano duro
8 dentes de alho esmagados
400g de tomate pelado
1 ovo
1 punhado de coentros  
azeite, sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Leve um tacho com água ao lume. Quando iniciar fervura, adicione as postas de bacalhau e tape o tacho. Retire do lume e deixe repousar por 20 minutos. Reserve a água do bacalhau e lasque o peixe, retirando peles e espinhas. Corte o pão em pedaços e coloque numa vasilha. Cubra com a água reservada e deixe demolhar. Desfaça o pão em migalhas, reservando a água em excesso. Regue generosamente o fundo de um tacho com azeite e aloure ligeiramente os alhos. Junte os tomates picados, tempere com sal e deixe apurar. Deite o pão e cozinhe em lume brando, mexendo frequentemente, até obter uma consistência pastosa. À medida que a açorda seca, adicione a água reservada, mexendo sempre entre cada adição. No último minuto, envolva as lascas de bacalhau. Entretanto, bata o ovo com uma pitada de sal e pimenta moída na hora. Retire a açorda do lume e misture de imediato o ovo, mexendo energicamente, para que este cozinhe no calor residual. Envolva os coentros picados e sirva de imediato.