segunda-feira, 28 de maio de 2018

Focaccia de tomate seco e alecrim







Focaccia... Esse pão típico italiano reproduzido e apreciado em todo o mundo... Um dos pães mais consumidos em Itália e que marca presença nas mesas pelo mundo fora... Um pão com nomes, lendas e modos de preparo diferentes marcado pela criatividade de cada região! Cá em casa foi preparado assim...


Focaccia de tomate seco e alecrim

INGREDIENTES (1 PIZZA GRANDE)
6 pétalas de tomate seco em azeite
2 hastes de alecrim
1 porção de massa de pizza (ver receita)
azeite, pimenta preta e flor de sal

PREPARAÇÃO 
Corte os tomates secos em pedaços e reserve. Separe as folhinhas de alecrim, regue com um fio de azeite e reserve. Deite a massa sobre uma superfície enfarinhada e estenda com cerca de 1cm de espessura. Coloque a massa sobre uma folha de papel vegetal e distribua os pedaços de tomate seco e o alecrim pela superfície da massa, fazendo pressão e criando pequenos orifícios com a ponta dos dedos. Finalize com um fio de azeite e uma pitada de sal e pimenta moída na hora. Reserve e deixe levedar mais 15 minutos. Leve ao forno pré-aquecido a 220º durante 10 a 15 minutos. Retire a focaccia do forno, corte às fatias e sirva de imediato.









terça-feira, 22 de maio de 2018

Bacalhau à Conde da Guarda


A cozinha tradicional portuguesa é uma riqueza reconhecida além fronteiras e que conquista pela simplicidade e genuinidade de sabores! Os famosos pratos de bacalhau e as 1001 maneiras de confecionar o nosso fiel amigo fazem parte destes requintados sabores e são apreciados nas mais diversas ocasiões e festividades! Com pouco se faz muito e exemplo disso é este clássico da nossa cozinha que vai fazer um sucesso numa refeição em família! Fica a sugestão...


Bacalhau à Conde da Guarda

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
3 postas de bacalhau demolhado
800g de batata
2 cebolas laminadas
4 dentes de alho picados
200ml de natas
sal, azeite e pimenta preta
queijo da ilha ralado

PREPARAÇÃO 
Leve um tacho com água ao lume. Quando iniciar fervura, adicione as postas de bacalhau e tape o tacho. Retire do lume e deixe repousar por 20 minutos. Escorra e lasque o peixe, retirando peles e espinhas. Reserve. Coza as batatas, descascadas e cortadas em pedaços, em água com sal. Escorra muito bem, reduza a puré e reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue as cebolas e os alhos. Junte o bacalhau e tempere com sal e pimenta moída na hora. Mexa em lume brando e, de seguida, envolva as natas e as batatas em puré. Transfira para uma assadeira e polvilhe generosamente com queijo da ilha. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos, até gratinar. Sirva com uma salada de folhas verdes.

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Esparguete à bolonhesa


Adoro os clássicos italianos e a cozinha italiana em geral! Adoro a forma como os italianos sentem e defendem a sua herança gastronómica, mesmo em pratos simples mas tão cheios de sabor e aroma! Adoro preparar estes pratos em casa e ter o prazer de saboreá-los em família! Adoro o simples facto de confecionar um prato riquíssimo em sabor e partilhá-lo com os que mais amo!


Esparguete à bolonhesa

INGREDIENTES (3 PESSOAS)
500g de carne de novilho picada
1 cebola
4 dentes de alho
1 cenoura
1 talo de aipo
1 cálice de chianti
400g de tomate pelado
4 colheres (sopa) de polpa de tomate
300g de esparguete
sal, azeite e pimenta preta
salsa
queijo parmesão (para servir)

PREPARAÇÃO Regue o fundo de um tacho com azeite e aloure a carne, mexendo frequentemente. Pique finamente a cebola, os alhos, a cenoura e o aipo. Deite no tacho, envolva com a carne e deixe refogar, mexendo regularmente. Refresque com o chianti e deixe reduzir. Junte os tomates picados, a polpa de tomate e tempere com sal e pimenta moída na hora. Deixe cozinhar lentamente, até estar bem apurado. Entretanto, coza a massa em água com sal até estar al dente. Escorra e deite de imediato sobre a bolonhesa ainda ao lume. Envolva e retire do lume. Finalize com um fio de azeite e guarneça com salsa picada. Sirva de imediato com parmesão ralado no momento.

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Arroz - 9 Receitas Fantásticas


O arroz é um dos alimentos mais versáteis e apreciados em todo o mundo... E um dos preferidos aqui de casa! Deste os típicos pratos de arroz da nossa gastronomia, o arroz está presente em diversas cozinhas e costumes pelo mundo fora, sendo de destacar a cozinha oriental, ocidental, afro-brasileira e mediterrânica, marcando a sua presença até na doçaria! O arroz é um alimento fantástico, tendo o poder de absorver e unir outros sabores! E é por essa razão que hoje decidi deixar aqui algumas sugestões para confecionar o seu arroz favorito! Uma viagem gastronómica pelo fantástico mundo do arroz que vai despertar as suas pupilas gustativas!

- Arroz de Carne com Especiarias
- Mjadra (Arroz com Lentilhas e Cebola Caramelizada)
- Arroz de Safio com Coentros

segunda-feira, 14 de maio de 2018

A Tasca do Gin - Bulldog (Perfect Serve 5)


Uma frescura que se vê e se sente... Uma sugestão d' A Tasca do Gin marcada pelo aroma cítrico da lima e o toque adocicado do alcaçuz... Uma combinação perfeita para servir com uns Legumes Salteados com Queijo Chèvre... E ser feliz!


Bulldog (Perfect Serve 5)

5cl de Gin Bulldog
Zest de Lima
2 Pauzinhos de Alcaçuz
20cl de Água tónica Schweppes Premium

Gele o copo com algumas pedras de gelo. Com a ajuda de um Strainer ou coador retire a água que entretanto se formou no fundo do copo. Torça o zest de lima na direção do interior do copo, passe-o pela borda do copo e introduza-o dentro deste. Acrescente os pauzinhos de alcaçuz. Adicione o gin e com a ajuda da colher de bar, mexa ligeiramente todo o conteúdo para que os aromas se espalhem por todo o interior do copo. Acabe de encher o copo com gelo e verta a água tónica com muito cuidado para que as bolhas não rebentem. Para este efeito pode utilizar as costas da colher, deixando correr a água através do cabo da colher de bar ou simplesmente deitar por cima do gelo. Com a ajuda da colher de bar rode com muito cuidado todo o conteúdo para que os aromas se misturem.

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Polvo frito à moda antiga


Esta receita é daquelas que por muito tempo que passe irá sempre fazer parte das minhas memórias gastronómicas e dos saberes e sabores da minha gente! Gente que cozinha com alma e coração aproveitando o que de melhor a natureza tem para nos oferecer! Lembro-me como se fosse hoje dos polvos acabados de apanhar na costa vicentina a serem amanhados para confecionar esta iguaria tão fácil de preparar! Um petisco que encanta e surpreende quem o prova! Lembro-me de em criança acompanharmos o polvo frito com papas de milho, migas ou um bom pão alentejano... Uma tradição tão antiga e tão presente nos dias de hoje!


Polvo frito à moda antiga

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
2 polvos da rocha (1,2kg/1,5kg cada)
6 dentes de alho esmagados
azeite
1 punhado de coentros

PREPARAÇÃO
Lave e escorra muito bem os polvos. Corte os polvos em pedaços com cerca de 4cm e reserve. Regue generosamente o fundo de uma frigideira com azeite e leve ao lume. Junte os alhos e os pedaços de polvo, envolva e deixe cozinhar em lume forte. Mexa frequentemente enquanto o polvo cozinha e frita nos seus próprios sucos. Estará no ponto quando o polvo começar a caramelizar, atingindo uma tonalidade mais escura e o molho ficar reduzido a azeite. É muito importante utilizar polvo da rocha com o peso certo, para que este fique tenro, suculento e com a tonalidade certa para este prato. Retire do lume e envolva os coentros finamente picados. Sirva com pão fresco ou broa de milho.

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Frango assado com caril e alecrim


Um prato simples e bastante aromático para reconfortar a alma a meio da semana! Uma junção de sabores fantástica capaz de agradar a toda a família! Uma receita que deverá fazer parte do nosso repertório de pratos fáceis e práticos para preparar durante a semana! Adoro este tipo de receitas para dias mais apressados! Bons ingredientes, especiarias e ervas aromáticas que resultam num fantástico assado a enfeitar a mesa! Espero que gostem... Aqui fica a dica!


Frango assado com caril e alecrim

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 frango em pedaços
600g de batatinha nova
6 dentes de alho espremidos
2 hastes de alecrim
2 malaguetas secas
2 colheres (sopa) de caril em pó
2 colheres (sopa) de vinagre
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
sal, azeite e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO
Coloque os pedaços de frango numa vasilha e junte as batatas com pele cortadas ao meio. Tempere com sal e pimenta moída na hora. Reserve. À parte, misture os alhos, as folhinhas de alecrim e as malaguetas picadas, o caril, o vinagre e a polpa de tomate. Ligue tudo com um fio de azeite até obter uma pasta e envolva muito bem o tempero com o frango e as batatas. Transfira para uma assadeira larga, sem sobrepor demasiado e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 50 minutos. Guarneça com folhas de alecrim e sirva com arroz basmati e chutney de manga.

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Bolo de cenoura com canela


Fim-de-semana à porta e cheirinho a coisas boas!! Que tal um bolinho caseiro bem fofo e super aromático!? Mãos à obra e... Hora do bolinho!!!


Bolo de cenoura com canela

INGREDIENTES
4 ovos
300g de cenoura ralada
400g de açúcar
100ml de óleo
240g de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de fermento em pó
manteiga e farinha (para untar e polvilhar a forma)

PREPARAÇÃO 
Separe as gemas das claras e bata estas em castelo firme. Reserve. Numa vasilha, deite as cenouras raladas, as gemas, o açúcar e o óleo. Bata até obter uma mistura homogénea. Incorpore a farinha, a canela e o fermento. Envolva delicadamente as claras em castelo e verta o preparado numa forma com chaminé previamente untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 35 minutos. Verifique a cozedura do bolo, retire do forno e deixe amornar antes de desenformar.


quarta-feira, 2 de maio de 2018

Salada de favas com coentros


"Favas o Maio as dá, Favas o Maio as leva!" Assim é a época das favas... Breve mas um verdadeiro festim para aqueles que apreciam e esperam por estas "pequenas meninas" tão versáteis e ricas em sabor! Confesso que não sou a maior apreciadora de favas! Longe disso! Mas quando tenho o prazer de ser presenteada com um ingrediente em abundância, tento sempre explorar e pesquisar as diversas formas de o confecionar! Isto é cozinhar com amor... Pegar em ingredientes frescos e da época e transformá-los numa refeição prazerosa e cheia de sabor que encanta pela simplicidade e subtileza!


Salada de favas com coentros

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
600g de favas frescas
2 ramos de hortelã
4 dentes de alho picados
1 punhado de coentros
azeite e vinagre de vinho tinto
sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Coloque as favas num tacho e junte as folhas de hortelã. Tempere com sal e cubra com água. Leve ao lume até as favas estarem tenras e macias. Escorra e deite as favas numa vasilha. Junte de imediato os alhos e os coentros finamente picados. Tempere a gosto com azeite, vinagre e pimenta moída na hora. Envolva e sirva com broa de milho.