terça-feira, 26 de setembro de 2017

Festival do Polvo 2017 - Ensopado de polvo com chouriço e vinho tinto






A Costa Alentejana é das regiões mais bonitas de Portugal e do mundo! Uma beleza pura e genuína paralela a produtos de qualidade numa terra cheia de tradição que nos faz recuar no tempo e na memória! Plantada à beira-mar está a linda Zambujeira do Mar... Um cantinho muito especial onde se realizou no passado fim-de-semana o Festival do Polvo... Uma festa que celebra as maravilhas desta costa litoral tão abençoada em riqueza natural! Uma festa que junta gente da terra, gente de fora, gente com vontade de aproveitar o que de melhor a Zambujeira tem para oferecer! Uma festa que alia tradição e sabor, numa celebridade repleta de animação, cantares alentejanos e boa comida! Uma festa em que pode degustar os melhores pratos de polvo, aproveitar as lindas praias da Zambujeira do Mar e desfrutar do mais lindo pôr-do-sol! Uma festa que irá ficar na memória e no coração de todos aqueles que tiveram o prazer de apreciar todas estas maravilhas!


Foi com imenso prazer e dedicação, que mais uma vez estive presente neste evento, sempre a representar as relíquias gastronómicas destas terras de encantar! Uma festa que celebra "O Melhor Polvo do Mundo" aliado aos magníficos produtos que são cultivados e produzidos nesta zona! Produtos com que cresci e com os quais me identifico e faço questão de os dar a conhecer! Produtos que fazem parte de toda uma herança gastronómica que passa de geração em geração! Aqueles mesmos produtos que fazem com que a comida tenha aquele conforto de comida caseira... aquele sabor que fica no paladar... aquele gosto que perdura na memória...

E foi neste cenário de festa, com a praia da Zambujeira como pano de fundo e o céu a prometer o mais lindo pôr do sol, que realizei um showcooking em plena Rua Miramar! Este ano trouxe mais um prato de conforto, cheio de tradição e boas memórias! O meu ensopado de polvo com chouriço e vinho tinto conquistou o público e prova disso foram os elogios e palavras de apoio que recebi da parte das pessoas que assistiram e provaram a minha comida... o meu tempero!

O polvo foi o rei da festa e desta receita, mas o pão não lhe ficou atrás! Este ensopado foi servido com tiras de broa de milho e pão alentejano regadas com um fio de azeite, que foram posteriormente ao forno até ficarem bem douradas e estaladiças! Ainda me lembro de alguns comentários na multidão: "Gostei muito deste panito"!

Quero deixar os mais sinceros parabéns pelo profissionalismo, disponibilidade e simpatia de toda a equipa da organização deste evento: a Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense! Obrigado por nos receberem sempre de braços abertos! As fotos ficaram magníficas, captaram os melhores momentos e espelham a essência e o prazer de cozinhar!

As imagens falam por si...













À semelhança do ano anterior, tivemos o prazer de ter a presença do Chef Vitor Esteves! Um conceituado nome da nossa cozinha e um grande amigo que fiz nos meus percursos e aventuras gastronómicas! Foram momentos de companheirismo, partilha e aprendizagem que irão ficar na memória de todos aqueles que nos acompanharam na confeção das pataniscas de polvo com arroz da horta!























































Ensopado de polvo com chouriço e vinho tinto

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 polvo da rocha (1,5kg/1,8kg)
1 chouriço de carne regional
1 cebola picada
4 dentes de alho
1 malagueta vermelha
400g de tomate pelado
4 colheres (sopa) de polpa de tomate
1 colher (chá) de pimentão doce
½ colher (chá) de cominhos
azeite, sal e pimenta preta
coentros
broa de milho
pão tipo alentejano

PARA COZER O POLVO
1 cebola
2 folhas de louro
1 copo de vinho tinto

PREPARAÇÃO 
Coloque o polvo num tacho e junte a cebola cortada em 4, as folhas de louro e o vinho. Tape o tacho e leve a lume brando até o polvo estar macio mas firme ao toque. Quando a cebola estiver cozinhada o polvo estará no ponto desejado. Retire do lume e deixe o polvo arrefecer por completo no líquido da cozedura. Escorra o polvo e reserve o caldo da cozedura. Corte o polvo em pedaços e reserve. Leve um tacho ao lume e aloure o chouriço cortado em rodelas grossas. Retire, pique o chouriço grosseiramente e reserve. Aproveitando a gordura que ficou no tacho, refogue a cebola, metade dos alhos picados e a malagueta laminada. Junte os tomates picados, a polpa de tomate, o pimentão doce e os cominhos. Tempere com uma pitada de sal e pimenta moída na hora e deixe apurar em lume brando. Adicione os pedaços de polvo e 250ml do caldo reservado. Mantenha em lume brando até retomar fervura e aproveite para acertar o sal. Entretanto, disponha algumas fatias de broa e de pão numa assadeira. Leve ao forno pré-aquecido a 200º até estarem douradas e estaladiças. Retire o pão do forno, esfregue com os restantes dentes de alho e regue com um fio de azeite. Reserve. Sirva o ensopado sobre as torradas e guarneça com o chouriço e coentros picados.


É muito gratificante receber o carinho do público com palavras que nos apoiam e incentivam a continuar com o nosso trabalho! Um feedback fantástico que me enche o coração de alegria e muito orgulho! São momentos como estes que ficam na nossa memória e que nos fazem acreditar que vale a pena... Vale a pena fazer o que nos faz feliz... Vale a pena partilhar com os outros aquilo que nos faz feliz... Vale a pena simplesmente ser feliz!


O melhor polvo do mundo, o melhor pão do mundo, os melhores enchidos do mundo, o melhor tomate do mundo... Tudo na vida é relativo... Mas é assim que me sinto quando estou na Costa Vicentina!

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

A Tasca do Gin - Caorunn (Perfect Serve 2)


Fazer uma pausa e relaxar... É o lema para começar esta segunda-feira repleta de sol e calor! Assim sugere A Tasca do Gin... sempre com as melhores combinações para desfrutar do seu perfect serve no conforto da sua casa!


Caorunn (Perfect Serve 2)

5cl de Gin Caorunn
Zest de Limão
2 Tiras finas de Maçã vermelha "Red Delicious"
1 Colher de Chá de Dente de Leão
20cl de Água tónica 1724

Num copo à parte coloque em infusão durante cinco minutos, um coador de chá com o dente de leão. Gele o copo com algumas pedras de gelo. Com a ajuda de um Strainer ou coador retire a agua que entretanto se formou no fundo do copo. Torça a casca do limão na direção do interior do copo e passe-a pela borda do copo, assim como as tiras finas de maçã e coloque estes ingredientes dentro do copo. Adicione o gin que esteve em infusão e mexa ligeiramente para que os aromas se espalhem por todo o interior do copo. Acabe de encher o copo com gelo e verta a agua tónica com muito cuidado para que as bolhas não rebentem. Para este efeito pode utilizar as costas da colher, deixar correr a agua através do cabo da colher de bar ou simplesmente deitar por cima do gelo. Com a ajuda da colher de bar rodar com muito cuidado todo o conteúdo para que os aromas se misturem.
 

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Polvo de molho à moda do Alentejo


Em contagem decrescente para o Festival do Polvo e já em modo de festa, fica aqui mais uma receita com polvo da rocha! Desta vez uma receita típica de terras plantadas à beira mar, terras de encantar na linda costa alentejana! Uma receita genuína, com sabor a tradição que planta na nossa memória a saudade e a essência da verdadeira comida caseira e de conforto! Comida com sabor a mar, com sabor a sabedoria, com sabor a verdadeiro e puro! Mais uma receita... Mais uma herança gastronómica...


Polvo de molho à moda do Alentejo

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 polvo da rocha (1,5kg/1,8kg)
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
1 pimento vermelho
400g de tomate pelado
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
azeite, sal e pimenta preta
coentros

PARA COZER O POLVO
1 cebola
2 folhas de louro
1 copo de vinho tinto

PREPARAÇÃO 
Coloque o polvo num tacho e junte a cebola cortada em 4, as folhas de louro e o vinho. Tape o tacho e leve a lume brando até o polvo estar macio mas firme ao toque. Quando a cebola estiver cozinhada o polvo estará no ponto desejado. Retire do lume e deixe o polvo arrefecer por completo no líquido da cozedura. Escorra o polvo e reserve o caldo da cozedura. Corte o polvo em pedaços e reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola, os alhos e o pimento picado. Junte os tomates picados, a polpa de tomate e 200ml do caldo reservado do polvo. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar em lume brando. Adicione os pedaços de polvo, envolva e mantenha em lume brando até retomar fervura. Aproveite para acertar o sal. Retire do lume, guarneça com folhas de coentros e sirva com batata doce assada, pão alentejano ou papas de milho.

terça-feira, 19 de setembro de 2017

A Tasca do Gin - Broker's (Perfect Serve 1)


Broker's... Um gin de excelência considerado por muitos, o melhor gin do mundo! Facto que não é de admirar ou não teria ele conquistado inúmeros prémios, entre eles o de "Melhor Gin do Mundo"! Um gin tónico perfeito sugerido pel' A Tasca do Gin, ideal para degustar em boa companhia... Experimente saborear esta excelência com uns Ovos Recheados com Salmão Fumado (ver receita), com uma combinação clássica de Salmão Fumado com Alcaparras (ver receita) ou até mesmo com algo mais requintado como umas Rilettes de Salmão Fumado (ver receita)! Sem dúvida alguma, um gin de se lhe tirar o chapéu!


Broker´s (Perfect Serve 1)

5cl de Gin Broker´s
Zest de Limão
1 Pau de Canela
3/4 Gotas de Angustura
20cl de Água tónica Schweppes premium

Gele o copo com algumas pedras de gelo. Com a ajuda de um Strainer ou coador retire a água que entretanto se formou no fundo do copo. Corte um zest de limão, torça-o na direção do interior do copo e passe-o pela borda, de seguida coloque-o dentro deste. Adicione o pau de canela, a angustura e por último o gin. Mexa ligeiramente para que os aromas se espalhem por todo o interior do copo. Acabe de encher o copo com gelo e verta a água tónica com muito cuidado para que as bolhas não rebentem. Para este efeito pode utilizar as costas da colher, deixando correr a água através do cabo da colher de bar ou simplesmente deitar por cima do gelo. Com a ajuda da colher de bar rode com muito cuidado todo o conteúdo para que os aromas se misturem.

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

As melhores receitas de polvo d' O Tempero... Vem aí o Festival do polvo!


Vem aí o Festival do Polvo... um grande evento que se irá realizar nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro na linda Zambujeira do Mar situada na magnífica costa alentejana! Praias de tirar o fôlego e o mais lindo pôr-do-sol são algumas das atrações que fazem deste lugar tão único e especial! Uma festa que celebra os melhores produtos da região, com especial atenção para o polvo da nossa costa, um polvo da rocha com uma tonalidade e textura muito próprias e um sabor a mar que só este polvo confere no paladar!
Para além do melhor polvo do mundo confecionado de várias formas, ainda pode aproveitar toda a animação que este festival tem para oferecer e algumas demonstrações gastronómicas que serão realizadas ao longo desta festa! No domingo (dia 24) terei o prazer de realizar um showcooking na Rua Mira Mar onde irei confecionar um prato de polvo cheio de memórias, costumes e tradições!
Venha visitar esta terra cheia de encanto que se orgulha de ter uma das 7 maravilhas de Portugal: a linda Praia da Zambujeira do Mar! Junte-se a nós e divirta-se num cenário perfeito com esta linda praia como pano de fundo... nesta que é e promete ser uma grande celebração dos costumes e tradições alentejanas!

E para celebrar esta relíquia da nossa costa, deixo aqui algumas sugestões e receitas tradicionais que podem encontrar no blog! As melhores receitas de polvo d' O Tempero... Pratos que inspiram e que trazem memórias... Pratos de encantar e que deixam recordações...

- Salada de polvo à moda do Algarve
- Arroz de polvo com vinho tinto
- Polvo à lagareiro com batata doce
- Frigineco de polvo à algarvia
- Polvo à lagareiro
- Polvo com batata doce
- Polvo de coentrada à moda do Alentejo
- Polvo frito à moda antiga com chouriço e esmagada de batata doce
- Polvo com batata doce à moda da Costa Vicentina

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Pizza de figos com queijo de cabra e cebola caramelizada

Conseguem imaginar esta pizza?! Aguenta coração... Uma junção clássica de ingredientes que casaram lindamente com a doçura das cebolas caramelizadas e o toque invulgar do alecrim! Tudo isto sobre uma massa caseira, fina e estaladiça que suportou estes sabores doces e salgados na perfeição!


Pizza de figos com queijo de cabra e cebola caramelizada

INGREDIENTES (1 PIZZA GRANDE)
2 cebolas laminadas
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
1 porção de massa de pizza (ver receita)
1 queijo chèvre
4 figos maduros
1 haste de alecrim
azeite, sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue as cebolas lentamente, até caramelizarem. Junte o vinagre balsâmico, tempere com sal e deixe reduzir. Retire do lume e reserve. Deite a massa sobre uma superfície polvilhada com farelo de trigo e estenda com o rolo até obter uma base fina. Coloque a massa sobre uma folha de papel vegetal e cubra a superfície com a cebola caramelizada. Distribua o queijo cortado em rodelas e os figos em quartos. Regue as folhinhas de alecrim com um fio de azeite e espalhe sobre a pizza. Finalize com pimenta moída na hora e leve ao forno pré-aquecido a 220º durante 10 a 15 minutos. Retire a pizza do forno, corte às fatias e sirva de imediato.

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

A Tasca do Gin - Blue Ribbon (Perfect Serve 1)


Para relaxar e degustar... é assim que defino este agradável gin! O aroma a citrinos e o toque singular da pimenta da jamaica fazem deste gin uma refrescante tentação para saborear em boa companhia!


Blue Ribbon (Perfect Serve 1)

5cl de Gin Blue Ribbon
Zest de Laranja
4/5 Bagas de Pimenta da jamaica
20cl de Água tónica Sanpellegrino

Gele o copo com algumas pedras de gelo. Com a ajuda de um Strainer ou coador retire a água que entretanto se formou no fundo do copo. Corte uma tira de casca de laranja "sem a parte branca", torça a casca para dentro do copo para libertar os óleos, passe-a pela borda do copo e coloque-a dentro deste. Introduza também as bagas de pimenta da jamaica. Adicione o gin e com a ajuda da colher de bar dê 2 a 3 voltas em redor do copo. Acabe de encher o copo com gelo e verta a água tónica com muito cuidado para que as bolhas não rebentem. Para este efeito pode utilizar as costas da colher, deixando correr a água através do cabo da colher de bar ou simplesmente deitar por cima do gelo. Com a ajuda da colher de bar rode com muito cuidado todo o conteúdo para que os aromas se misturem.
 

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Sal aromatizado

O sal aromatizado é algo muito prático e útil para utilizar em grelhados, saladas e cozinhados, dando um toque especial aos seus cozinhados! O sal do dia-a-dia ganha novos sabores e aromas, tornando tudo mais apetecível! São várias as combinações que se podem fazer, o importante é ter por base um sal de qualidade aliado a uma boa junção de condimentos e temperos! É algo muito simples de preparar em casa e uma ótima ideia para presentear alguém com algo especial feito por si! Surpreenda e deixe-se surpreender com os encantos do sal aromatizado na sua mesa!


SAL COM MANJERICÃO E PIMENTA ROSA (ideal para saladas)

6 colheres (sopa) de flor de sal
1 colher (sopa) de manjericão seco
1 colher (sopa) de pimenta rosa em grão

Pise os ingredientes num almofariz até os aromas estarem bem ligados. Transfira para um frasco de vidro e conserve à temperatura ambiente.


SAL DE CARIL (ideal para legumes e carne)

6 colheres (sopa) de flor de sal
1 colher (sopa) de caril em pó
1 colher (chá) de sementes de cominhos
1 folha de louro
1 malagueta seca

Pise os ingredientes num almofariz até os aromas estarem bem ligados. Transfira para um frasco de vidro e conserve à temperatura ambiente.


SAL COM LIMÃO E TOMILHO (ideal para peixe e carnes brancas)

6 colheres (sopa) de flor de sal
raspa de 2 limões
2 hastes de tomilho fresco (só as folhinhas)

Pise os ingredientes num almofariz até os aromas estarem bem ligados. Transfira para um frasco de vidro e conserve à temperatura ambiente.


SAL DE ERVAS COM CÚRCUMA (ideal para arroz, legumes e carnes brancas)

6 colheres (sopa) de flor de sal
2 folhas de louro
½ colher (sopa) de pimenta preta em grão
1 haste de alecrim (só as folhinhas)
1 colher (sopa) de manjericão seco
1 colher (sopa) de orégãos
1 colher (sopa) de cúrcuma

Pise os ingredientes num almofariz até os aromas estarem bem ligados. Transfira para um frasco de vidro e conserve à temperatura ambiente.


SAL DE ERVAS (ideal para massas e saladas)

6 colheres (sopa) de flor de sal
2 colheres (sopa) de manjericão seco
2 colheres (sopa) de orégãos

Pise os ingredientes num almofariz até os aromas estarem bem ligados. Transfira para um frasco de vidro e conserve à temperatura ambiente.


SAL DE MOSTARDA (ideal para carnes)

2 colheres (sopa) de mostarda em grão
2 folhas de louro
1 colher (sopa) de alho em pó
1 colher (sopa) de manjericão seco
6 colheres (sopa) de flor de sal

Pise os ingredientes num almofariz até os aromas estarem bem ligados. Transfira para um frasco de vidro e conserve à temperatura ambiente.


SAL DE CITRINOS (ideal para peixe e carnes brancas)

9 colheres (sopa) de flor de sal
raspa de 1 laranja
raspa de 1 limão
raspa de 1 lima

Pise os ingredientes num almofariz até os aromas estarem bem ligados. Transfira para um frasco de vidro e conserve à temperatura ambiente.

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Polvo com batata doce à moda da Costa Vicentina


Há receitas que nos encantam pela sua simplicidade... Outras deixam a sua marca porque as associamos a alguém especial... Há receitas que têm a capacidade de nos levar "ao antigamente" e ao sabor genuíno da cozinha das nossas avós... Outras surpreendem apenas por serem simplesmente divinais! Não consigo propriamente definir esta receita que vos trago hoje... É um despoletar de emoções e sensações... Recordações de outros tempos... Tempos que não voltam mais! É o sabor das minhas origens e mais uma herança gastronómica que certamente irá passar de geração em geração! São sabores que não se esquecem com o passar dos anos! É o uso fantástico de produtos regionais com toda a sua personalidade e delicadeza... É simplesmente um pedaço da Costa Alentejana numa linda assadeira de barro!


Polvo com batata doce à moda da Costa Vicentina

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
2 polvos da rocha (1,5kg/1,8kg cada)
800g de batata doce (variedade lira)
2 cebolas laminadas
4 dentes de alho esmagados
1 pimento vermelho
azeite, sal e pimenta preta
coentros

PARA COZER O POLVO
1 cebola
2 folhas de louro
vinagre

PREPARAÇÃO 
Coloque os polvos num tacho e junte a cebola cortada em 4, as folhas de louro e uma borrifadela de vinagre. Tape o tacho e leve a lume brando até os polvos estarem macios mas firmes ao toque. Quando a cebola estiver cozinhada os polvos estarão no ponto desejado. Retire do lume e deixe os polvos arrefecerem por completo no líquido da cozedura. Escorra e corte os polvos, separando por tentáculos. Reserve. Lave e coza as batatas inteiras e com casca em água temperada com sal. Escorra e corte as batatas em rodelas grossas, mantendo a casca. Reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue as cebolas, os alhos e o pimento cortado em tiras finas. Tempere com sal e pimenta moída na hora. Retire do lume e reserve. Escolha uma assadeira larga e distribua as rodelas de batata e os pedaços de polvo, sem sobrepor demasiado. Cubra com a cebolada e finalize com um fio generoso de azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 30 minutos. Retire do forno, guarneça com folhas de coentros e sirva com uma salada de folhas verdes.

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

A Tasca do Gin - Bulldog (Perfect Serve 1)


Leve, fresco e elegante... É assim que A Tasca do Gin define este magnífico gin feito à base de citrinos! O subtil e sempre presente sabor e aroma do zimbro, fazem deste gin um dos preferidos aqui de casa!


Bulldog (Perfect Serve 1)

5cl de Gin Bulldog
Zest de Lima
Zest de Limão
Zest de Laranja
4/5 Bagas de Zimbro
20cl de Água tónica Schweppes premium

Gele o copo com algumas pedras de gelo. Com a ajuda de um Strainer ou coador retire a água que entretanto se formou no fundo do copo. Corte uma tira de casca de cada um dos citrinos "sem a parte branca", torça as cascas para dentro do copo para libertar os óleos, passe-as pela borda do copo e deite-as dentro deste. Esmague ligeiramente as bagas de zimbro e introduza-as no copo. Adicione o gin e com a ajuda da colher de bar dê 2 a 3 voltas em redor do copo. Acabe de encher o copo com gelo e verta a água tónica com muito cuidado para que as bolhas não rebentem. Para este efeito pode utilizar as costas da colher, deixando correr a água através do cabo da colher de bar ou simplesmente deitar por cima do gelo. Com a ajuda da colher de bar rodar com muito cuidado todo o conteúdo para que os aromas se misturem.