terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Almôndegas alla parmigiana



Umas almôndegas muito tradicionais para receber alguém ou simplesmente porque sim e porque nos apetece! O que acham?


Almôndegas alla parmigiana

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
40g de pão duro
2 dentes de alho
1 colher (chá) de orégãos
1 cebola ralada
500g de carne de novilho picada
1 ovo
1 queijo mozzarella fresco
400g de tomate pelado
4 colheres (sopa) de polpa de tomate
50ml de vinho branco
1 colher (chá) de manjericão seco
azeite, sal e pimenta preta
queijo parmesão ralado

PREPARAÇÃO 
No processador, coloque o pão, os alhos e os orégãos. Reduza a migalhas, deite numa vasilha e junte a cebola, a carne e o ovo. Tempere com sal e pimenta moída na hora, envolva e molde as almôndegas, recheando cada uma com um pedacinho de mozzarella. Regue o fundo de um tacho com azeite e aloure as almôndegas uniformemente. Transfira as almôndegas para uma assadeira e reserve. Aos sucos que ficaram no tacho, adicione os tomates picados, a polpa de tomate, o vinho e o manjericão. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar em lume brando. Retire do lume e deite o molho sobre as almôndegas. Finalize com parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos, até gratinar. Sirva com massa cozida al dente.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Arroz de frango com couve e farinheira


A comida de conforto tem um lugar importante na época do inverno! A possibilidade de partilhar uma refeição tão prazerosa com a família não tem preço! E exemplo disso foi este jantar maravilhoso! Fica a sugestão!


Arroz de frango com couve e farinheira

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
800g de peito de frango
2 cebolas laminadas
4 dentes de alho picados
1 folha de louro
2 hastes de tomilho
½ couve lombarda
1 caneca de arroz agulha
1 farinheira regional
azeite, sal e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO 
Corte a carne em cubos e deite numa vasilha. Tempere com sal e pimenta moída na hora, envolva e reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e aloure a carne uniformemente. Junte as cebolas, os alhos, a folha de louro e as folhinhas de tomilho. Deixe refogar, mexendo frequentemente. Adicione a couve cortada em pedaços irregulares e cozinhe mais alguns instantes. Acrescente o arroz, envolva e deite 2 canecas de água quente. Mexa e deixe cozinhar tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até o arroz estar macio. Aproveite para acertar o sal. Nos últimos minutos, distribua a farinheira cortada em rodelas sobre o arroz. Retire do lume, guarneça com folhas de coentros e sirva de imediato.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Gratinado de bolonhesa com mascarpone e mollica di pane



Uma massa gratinada para o fim-de-semana fica sempre bem! Esta fica uma delícia e é muito fácil de preparar! Fica a sugestão!


Gratinado de bolonhesa com mascarpone e mollica di pane

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
500g de carne de novilho picada
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
400g de polpa de tomate
1 colher (chá) de orégãos
250g de queijo mascarpone
400g de massa fusilli
sal, azeite e pimenta preta
salsa

MOLLICA DI PANE
1 fatia de pão duro
4 dentes de alho
azeite

PREPARAÇÃO 
Para a mollica di pane, coloque no processador o pão em pedaços, os alhos e um fio de azeite. Reduza a migalhas e deite numa frigideira antiaderente. Leve a lume brando, agitando regularmente, até a mistura estar dourada e estaladiça. Reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e aloure a carne, mexendo frequentemente. Junte a cebola e os alhos e deixe refogar. Acrescente a polpa de tomate, os orégãos e tempere com sal e pimenta moída na hora. Deixe apurar em lume brando. Adicione o mascarpone e um punhado de salsa picada. Envolva e retire do lume. Entretanto, coza a massa em água com sal até estar al dente. Escorra e envolva de imediato com a bolonhesa. Transfira o preparado para uma assadeira e cubra com a mollica di pane. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos, até dourar. Guarneça com salsa picada e sirva com uma salada de folhas verdes.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Pastéis de bacalhau com batata doce



Os sabores da cozinha portuguesa encantam pela sua simplicidade! Os pastéis ou bolinhos de bacalhau são os preferidos de muitos! Mas desta vez, foram feitos com uma variante que os tornou ainda mais especiais, únicos e com aquela essência da gastronomia tradicional que tão bem conhecemos! Fica a receita!


Pastéis de bacalhau com batata doce

INGREDIENTES
800g de batata doce
500g de bacalhau demolhado e desfiado
½ cebola picada
1 punhado de salsa
1 ovo
sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Coza as batatas inteiras e com casca em água temperada com sal. Escorra, pele e esmague as batatas com um garfo. Deite numa vasilha e junte o bacalhau, a cebola, a salsa finamente picada e o ovo. Tempere com uma pitada de sal e pimenta moída na hora e envolva, até obter uma mistura homogénea. Com a ajuda de 2 colheres de sopa, molde os pastéis de bacalhau à medida que os deita em óleo bem quente. Frite os pastéis de ambos os lados até dourarem e escorra sobre papel absorvente. Repita a operação até terminar a mistura.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Polvo guisado com feijão branco



Existem clássicos da gastronomia portuguesa que são intemporais! Ficam bem em qualquer ocasião e são uma tentação para quem deles pode desfrutar! Esta massada é exemplo disso e foi a protagonista cá em casa! Bom início de semana com sabores deliciosos na mesa... E na vida!


Polvo guisado com feijão branco

INGREDIENTES (6 PESSOAS)
400g de feijão branco seco
1 polvo da rocha (1,5kg/1,8kg)
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
2 folhas de louro
1 malagueta vermelha
200g de polpa de tomate
1 pimento vermelho
2 cenouras
sal, azeite e pimenta preta
salsa

PARA COZER O POLVO
1 cebola
vinagre

PREPARAÇÃO 
Coloque o feijão numa vasilha, cubra com água e deixe demolhar por cerca de 12 horas. Escorra e coloque o feijão numa panela de pressão. Cubra com água e cozinhe por 18 minutos em lume brando, depois de levantada a fervura. Passado esse tempo, retire a pressão e verifique se o feijão está cozido. Escorra o feijão e reserve o caldo da cozedura. Coloque o polvo num tacho e junte a cebola cortada em 4 e uma borrifadela de vinagre. Tape o tacho e leve a lume brando até o polvo estar macio, mas firme ao toque. Quando a cebola estiver cozinhada o polvo estará no ponto desejado. Retire do lume e deixe o polvo arrefecer por completo no líquido da cozedura. Escorra o polvo e reserve o caldo da cozedura. Corte o polvo em pedaços e reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola, os alhos, as folhas de louro e a malagueta laminada. Junte a polpa de tomate, o pimento cortado em cubinhos, as cenouras em rodelas e caldo da cozedura do polvo. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar. Adicione o feijão e caldo da sua cozedura a gosto. Envolva e deixe apurar em lume brando. Aproveite para acertar o sal e, nos últimos minutos, acrescente o polvo. Retire do lume e guarneça com salsa picada. Sirva com arroz branco.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Linguine com peitos de frango em molho de tomate


O Dia de São Valentim pede pratos de massa para dividir a dois... Estilo Dama e o Vagabundo! Estão a ver a ideia? E eis uma ideia original, simples, prática e deliciosa para partilhar com a cara metade, caso optem por ficar em casa! Aproveitem o dia!


Linguine com peitos de frango em molho de tomate

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
600g de peito de frango
1 colher (chá) de mostarda
1 colher (chá) de vinagre
4 dentes de alho espremidos
1 cebola picada
1 folha de louro
400g de tomate pelado
100g de polpa de tomate
1 colher (chá) de manjericão seco
400g de massa linguine
azeite, sal e pimenta preta
cebolinho

PREPARAÇÃO 
Corte os peitos de frango ao meio, deite numa vasilha e junte a mostarda, o vinagre e os alhos. Tempere com sal e pimenta moída na hora, envolva e reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola e a folha de louro. Adicione os tomates picados, a polpa de tomate e o manjericão. Tempere com uma pitada de sal e deixe apurar em lume brando. Disponha os peitos de frango no molho e deixe cozinhar lentamente, até a carne estar tenra e macia. Aproveite para acertar o sal. Retire a carne do tacho e mantenha o molho em lume brando. Entretanto, coza a massa em água com sal até estar al dente. Escorra e deite de imediato sobre o molho. Envolva e disponha a carne sobre a massa. Deixe apurar mais alguns instantes e retire do lume. Guarneça com cebolinho picado e sirva de imediato.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Ovos mexidos com farinheira e rúcula



Em vésperas de Carnaval, deixo aqui uma receita que tem tanto de simples como de deliciosa! Um petisco à moda portuguesa que nos arregala o palato!


Ovos mexidos com farinheira e rúcula

INGREDIENTES (3 PESSOAS)
1 farinheira regional
6 ovos
1 punhado de rúcula
sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Retire a pele à farinheira e desfaça o interior em pedacinhos. Deite numa frigideira antiaderente e salteie em lume brando. Bata os ovos com a rúcula, uma pitada de sal e pimenta moída na hora. Verta na frigideira e cozinhe em lume brando, mexendo delicadamente de 10 em 10 segundos com uma espátula de borracha, até obter uns ovos mexidos aveludados e cremosos. Sirva de imediato com um bom pão fresco ou torrado.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Creme de abóbora com pesto e tortellini

O tempo pede sopas de sustento, que tenham a capacidade de nos aquecer a alma! Esta sopa com um toque italiano tem esse poder... E tão bem que sabe! 


Creme de abóbora com pesto e tortellini

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 cebola
4 dentes de alho
600g de abóbora manteiga
2 cenouras
1 curgete
250g de tortellini de ricotta e espinafres
2 colheres (sopa) de pesto alla genovese
azeite, sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Corte a cebola, os alhos, a abóbora, as cenouras e a curgete em pedaços e deite num tacho. Junte um fio de azeite, tempere com sal e cubra com 800ml de água. Leve ao lume e deixe cozinhar em lume brando, até os legumes estarem macios. Retire do lume e triture a sopa com a varinha mágica até obter um creme macio. Entretanto, coza os tortellini em água com sal até estarem al dente. Escorra, envolva de imediato com o pesto e reserve. Guarneça a sopa com os tortellini e finalize com uma pitada de pimenta moída na hora. Sirva de seguida.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Feijoada de cogumelos



As feijoadas são maravilhosas no tempo mais frio e chuvoso! Adoro feijoadas e todas as suas variantes! Esta fica uma delícia e já tem presença assídua cá por casa! Fica a sugestão!


Feijoada de cogumelos

INGREDIENTES (6 PESSOAS)
300g de feijão catarino seco
½ chouriço de carne regional
1 pedaço de barriga fumada
1 cebola picada
6 dentes de alho picados
2 folhas de louro
1 malagueta vermelha
200g de polpa de tomate
100ml de vinho branco
600g de cogumelos frescos variados
2 cenouras
2 hastes de tomilho
sal, azeite e pimenta preta
salsa

PREPARAÇÃO 
Coloque o feijão numa vasilha, cubra com água e deixe demolhar por cerca de 12 horas. Escorra o feijão, coloque numa panela de pressão e junte o pedaço de chouriço e a barriga inteiros. Cubra com água e cozinhe por 20 minutos em lume brando, depois de levantada a fervura. Passado esse tempo, retire a pressão e verifique o ponto de cozedura. Retire os enchidos da panela e corte em fatias. Reserve. Escorra o feijão e reserve o caldo da cozedura. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola, os alhos, as folhas de louro e a malagueta laminada. Junte a polpa de tomate e o vinho. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar. Adicione então os cogumelos cortados em pedaços irregulares, as cenouras em rodelas e as folhinhas de tomilho. Acrescente um pouco do caldo reservado do feijão e deixe cozinhar tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até os cogumelos estarem macios. Junte o feijão e mais caldo da cozedura a gosto. Mexa e deixe apurar em lume brando. Aproveite para acertar o sal. Nos últimos minutos, adicione os enchidos reservados. Retire do lume, guarneça com salsa picada e sirva com arroz branco.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Tosta de atum com molho italiano


As tostas são sempre uma ótima opção para refeições mais rápidas! Esta ficou uma delícia e o molho com um toque italiano fez toda a diferença! Simples e delicioso!


Tosta de atum com molho italiano

INGREDIENTES (2 TOSTAS)
4 fatias de pão caseiro
queijo mozzarella ralado
170g de atum em conserva
cebola laminada
azeite

MOLHO ITALIANO
2 dentes de alho esmagados
200g de tomate pelado
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
2 pétalas de tomate seco em azeite
50ml de vinagre balsâmico
1 colher (chá) de manjericão seco
azeite, sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Para o molho, regue o fundo de um tacho com azeite e refogue ligeiramente os alhos. Junte os tomates picados, a polpa de tomate, os tomates secos, o vinagre balsâmico e o manjericão. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar em lume brando. Retire do lume, triture o molho com a varinha mágica e reserve. Prepare as tostas dispondo uma fatia de pão, uma camada de mozzarella, atum, cebola, outra camada de mozzarella e uma fatia de pão. Leve a tostar e finalize com um fio de azeite. Sirva de imediato com o molho ainda quente.