terça-feira, 31 de outubro de 2017

Coelho tostado com feijão manteiga




O encanto da cozinha tradicional é isto mesmo... De pouco se faz muito... Com pouco se faz um festim! A ideia deste prato surgiu disso mesmo! Pegar em pouco, pegar em ingredientes de qualidade, pegar na essência da cozinha tradicional portuguesa, criando assim um prato digno de uma época festiva! Eu adoro coelho e a possibilidade de fazer um prato em que por lado temos o coelho tostado e bem temperado e por outro a cremosidade de uma feijoada bem apurada e condimentada, fascinou-me de imediato! Aqui está o resultado: verdadeira comida caseira e de conforto para brindar a sua família e amigos com a arte de bem cozinhar! E porque hoje é um dia muito especial aqui ficam alguns sabores do meu "eu" alentejano... O Alentejo tem destas coisas...


Coelho tostado com feijão manteiga

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
400g de feijão manteiga seco
2 folhas de louro
1 haste de tomilho
1 coelho em pedaços
8 dentes de alho
1 haste de alecrim
1 cebola picada
2 cenouras
sal, azeite e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO
Coloque o feijão numa vasilha, cubra com água e deixe demolhar por cerca de 12 horas. Escorra e coloque o feijão numa panela de pressão. Junte as folhas de louro, o tomilho e um fio de azeite. Cubra com água e cozinhe por 20 minutos em lume brando, depois de levantada a fervura. Passado esse tempo, retire a pressão e verifique se o feijão está cozido. Retire as ervas de cheiro, escorra o feijão e reserve o caldo da cozedura. Coloque o coelho numa vasilha e junte 4 dentes de alho espremidos, as folhas de alecrim picadas e um fio de azeite. Tempere com sal e pimenta moída na hora e envolva. Disponha os pedaços de coelho numa assadeira, sem sobrepor demasiado e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 45 minutos. Enquanto isso, regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola, os restantes dentes de alho picados e as cenouras cortadas em pequenos cubos. Junte o feijão e caldo da cozedura a gosto. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar em lume brando. Retire o coelho do forno e mantenha o forno ligado. Transfira o feijão para uma assadeira e disponha os pedaços de coelho por cima. Finalize com um fio de azeite e leve ao forno por cerca de 10 minutos. Retire do forno, guarneça com coentros picados e sirva com uma salada de tomate maduro.

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

A Tasca do Gin - Magellan (Perfect Serve 2)


A felicidade está na valorização que damos às coisas boas que nos acontecem no dia-a-dia! Desfrutar e degustar de algo tão simples e subtil como este delicado e perfumado gin, é algo que nos alegra e nos faz feliz! Uma sugestão mais que aceite d' A Tasca do Gin e que vai hoje ficar registada n' O Tempero! Pequenos grandes prazeres para apreciar em boa companhia! Deixe-se encantar pelas coisas simples e desfrute do que de melhor a vida tem para nos oferecer!


Magellan (Perfect Serve 2)

5cl de Gin Magellan
Zest de Toranja
1 Dúzia de Groselhas
20cl de Água tónica Schweppes Pimenta rosa

Gele o copo com algumas pedras de gelo. Com a ajuda de um Strainer ou coador retire a água que entretanto se formou no fundo do copo. Corte um zest de toranja (sem a parte branca), torça a casca para libertar os óleos na direção do interior do copo, passe-a pela borda e coloque-a dentro do copo. Acrescente as groselhas e esmague-as ligeiramente. Adicione o gin e com a ajuda da colher de bar dar 2 a 3 voltas em redor do copo para que os aromas se espalhem por todo o interior do copo. Acabe de encher o copo com gelo e verta a água tónica com muito cuidado para que as bolhas não rebentem. Para este efeito pode utilizar as costas da colher, deixando correr a água através do cabo da colher de bar ou simplesmente deitar por cima do gelo. Com a ajuda da colher de bar rode com muito cuidado todo o conteúdo para que os aromas se misturem. Finalize, decorando o gin tónico com um pequeno cacho de groselhas.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Queijo feta no forno com tomilho e pimenta rosa

Quando o tempo e a vida assim o permitem, adoro preparar pequenos petiscos para degustar com a família e amigos entre uma conversa e outra! Estes "pequenos miminhos" (como lhes costumo chamar) criam alegres e animados momentos em redor da mesa em dias menos atarefados e em que nos damos ao luxo de aproveitar os pequenos prazeres da vida! O queijinho de hoje é exemplo disso! Uma receita super simples e prática de preparar, sugerida pelo blog Cinco Quartos de Laranja e que mais uma vez foi um sucesso cá em casa!


Queijo feta no forno com tomilho e pimenta rosa

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 queijo feta
½ colher (chá) de pimenta rosa em grão
4 hastes de tomilho
raspa de limão
60ml de azeite

PREPARAÇÃO
Coloque o queijo num pequeno prato de forno e reserve. Numa taça, misture a pimenta rosa, as folhinhas de tomilho, raspa de limão a gosto e o azeite. Deite sobre o queijo e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante 10 minutos. Retire do forno e sirva de imediato com pão fresco ou torrado.

domingo, 22 de outubro de 2017

Bacalhau no forno com chouriço e alecrim


Sabores da minha terra... Das minhas origens! Um prato simples que celebra o verdadeiro significado dos produtos regionais e genuínos! De pouco se faz muito... Já diziam os antigos, a verdadeira alma portuguesa! Cozinhar com amor, cozinhar com o que temos à mão, cozinhar para fazer as pessoas felizes... Este sim é o verdadeiro significado do gosto pela cozinha, do prazer de cozinhar e da dedicação que lhe damos todos os dias!


Bacalhau no forno com chouriço e alecrim

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
800g de batatinha nova
½ chouriço de carne regional
6 dentes de alho esmagados
2 hastes de alecrim
4 lombos de bacalhau demolhado
sal, azeite e pimenta preta
1 punhado de azeitonas galegas
coentros

PREPARAÇÃO 
Coza as batatinhas inteiras e com casca em água temperada com sal. Escorra e corte as batatas ao meio. Deite numa vasilha e junte o chouriço cortado em rodelas grossas, os alhos, as folhinhas de alecrim picadas e um fio de azeite. Tempere com pimenta moída na hora, envolva e reserve. Regue o fundo de uma assadeira com azeite e disponha os lombos de bacalhau. Distribua a mistura de batatas e chouriço em redor e regue tudo com um fio de azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos. Retire do forno e guarneça com azeitonas e folhas de coentros. Sirva com uma salada de folhas verdes.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Salada de almôndegas com fruta e molho agridoce


Mais uma receita de almôndegas... Mais uma receita de salada... Mais uma receita diferente à vista e única no paladar! Uma junção invulgar que resultou na perfeição e originou esta linda e colorida salada para partilhar numa refeição leve e cheia de sabor! As saladas podem ser divertidas e satisfatórias, podem criar momentos únicos em redor da mesa e ficar na memória de quem as prepare e de quem tem o prazer de desfrutar da sua frescura!


Salada de almôndegas com fruta e molho agridoce

INGREDIENTES (4 PESSOAS)

ALMÔNDEGAS
40g de pão duro
2 dentes de alho
4 filetes de anchova em azeite
1 punhado de azeitonas galegas
500g de carne de novilho picada
sal e pimenta preta

MOLHO AGRIDOCE
150g de ketchup
50ml de molho inglês
½ colher (chá) de cominhos
1 colher (sopa) de mel

SALADA
4 punhados de folhas (alface verde, alface roxa e rúcula)
1 laranja
1 punhado de uvas
4 rabanetes
1 punhado de pistáchios
azeite

PREPARAÇÃO 
No processador, coloque o pão, os alhos, as anchovas e as azeitonas previamente descaroçadas. Reduza a migalhas, deite numa vasilha e junte a carne. Tempere com uma pitada de sal e pimenta moída na hora, envolva e molde as almôndegas. Disponha as almôndegas numa assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante 15 minutos. Enquanto isso, misture os ingredientes para o molho agridoce. Retire as almôndegas do forno e pincele cada bolinha com o molho agridoce. Leve novamente ao forno por mais 15 minutos, até caramelizarem. Tempere as folhas com um fio de azeite e disponha numa travessa. Retire os gomos à laranja e distribua sobre a salada. Distribua as uvas cortadas ao meio e os rabanetes finamente laminados. Disponha as almôndegas sobre a salada e guarneça com os pistáchios. Sirva de imediato.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Caril de frango com batata


As coisas simples da vida que nos fazem felizes e com um sorriso na cara... O prazer e a alegria de confecionar algo tão simples e tão bom... Algo com sabor genuíno... Uma bela refeição caseira com sabor a terras indianas! Um caril muito simples para preparar no conforto da sua casa e para iniciar uma semana que promete a chegada do outono...


Caril de frango com batata

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
2 colheres (sopa) de ghee (manteiga clarificada)
1 frango em pedaços
4 dentes de alho picados
1 polegar de gengibre fresco
2 malaguetas secas
2 colheres (chá) de caril em pó
1 colher (chá) de sementes de coentros em pó
1 colher (chá) de cúrcuma
1 colher (chá) de feno grego
2 colheres (sopa) de vinagre
400ml de leite de coco
400g de batata
sal e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO 
Aqueça a manteiga e junte os pedaços de frango, os alhos, o gengibre ralado, as malaguetas picadas, o caril, os coentros em pó, a curcuma, o feno grego e o vinagre. Tempere com sal e pimenta moída na hora, envolva e deixe cozinhar lentamente. Enquanto isso, descasque e corte as batatas em cubos. Quando o frango estiver quase no ponto, adicione o leite de coco e as batatas. Envolva e deixe cozinhar tapado em lume brando, até as batatas estarem macias. Aproveite para acertar o sal. Retire do lume, guarneça com folhas de coentros e sirva com arroz basmati.

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Bruschetta de figos assados com queijo azul


O início de outubro presenteou-me com aqueles que considero serem os últimos figos do ano! São as vantagens de viver neste cantinho tão perto da linda Costa Vicentina! Fica a nostalgia e a saudade deste fruto tão nosso... Fica a esperança de para o ano a vida me presentear com mais figos maduros que me trazem sempre tão doces memórias... Fica a recordação e o paladar destas fantásticas bruschettas a pediram para serem degustadas num final de tarde serena... Sempre na melhor companhia!

Bruschetta de figos assados com queijo azul

INGREDIENTES (4 BRUSCHETTAS)
8 figos maduros
1 colher (sopa) de creme de vinagre balsâmico
2 colheres (sopa) de mel
4 fatias de pão tipo italiano
queijo gorgonzola
manjericão fresco

PREPARAÇÃO 
Corte os figos em quartos e disponha numa assadeira com a parte da casca virada para baixo. À parte, misture o creme de vinagre balsâmico com o mel e deite sobre os figos. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos, até formar uma calda caramelizada. Retire do forno e reserve. Torre as fatias de pão e espalhe sobre cada fatia pedaços de queijo gorgonzola. Distribua os figos assados pelas bruschettas e regue com a calda dos figos. Guarneça com folhinhas de manjericão e sirva de imediato.



terça-feira, 10 de outubro de 2017

A Tasca do Gin - Tanqueray "Export Strenght" (Perfect Serve 1)


Um gin tónico incrivelmente agradável no paladar... Um aroma fresco de lima... Um ligeiro travo picante do gengibre... Um perfect serve ideal para estes dias solarengos! Combine esta delícia refrescante sugerida pel' A Tasca do Gin com uns Camarões Picantes com Alho e Gengibre (ver receita) e desfrute das coisas simples da vida... sempre em boa companhia!


Tanqueray "Export Strenght" (Perfect Serve 1)

5cl gin
zest de lima
2 rodelas finas de gengibre
20 cl agua tónica Schweppes premium

Gele o copo com algumas pedras de gelo. Com a ajuda de um Strainer ou coador retire a água que entretanto se formou no fundo do copo. Torça o zest de lima na direção do interior do copo e passe-o pela borda. Corte duas rodelas finas de gengibre fresco e passe uma delas pela borda do copo. Coloque estes ingredientes dentro do copo. Adicione o gin e com a ajuda da colher de bar mexa ligeiramente para que os aromas se espalhem por todo o interior do copo. Acabe de encher o copo com gelo e verta a água tónica com muito cuidado para que as bolhas não rebentem. Para este efeito pode utilizar as costas da colher de bar, deixando correr a água através do cabo da colher de bar ou simplesmente deitar por cima do gelo. Com a ajuda da colher de bar rode com muito cuidado todo o conteúdo para que os aromas se misturem.
 

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Pizza rústica


Acho que existe algo de empático nos pratos que se dizem "rústicos"... Talvez por nos fazer lembrar algo com sabor genuíno... Algo com sabor a "antigamente"... Algo com um toque especial... Aquele mesmo toque que só os nossos avós sabiam dar à comida! Existe algo de único na comida que nos consegue transportar à infância... Ou então sou eu que como apaixonada da boa cozinha que sou, me deparo com estas sensações, talvez aos vossos olhos inexplicáveis! Mas seja por uma ou outra razão existem certos sabores e aromas que muitas vezes me trazem memórias e saudades de outros tempos! Esta pizza por exemplo, não fazia de todo parte do repertório de receitas que a minha querida avó fazia (e tão bem), mas talvez pela junção de um bom chouriço, pimentos e azeitonas, este aroma a pizza caseira que invadiu a casa, me fez de imediato recordar saudosamente a minha infância! Um sabor tão reconfortante e a "antigamente" com um aroma único e completamente decadente...


Pizza rústica

INGREDIENTES (1 PIZZA GRANDE)
1 porção de massa de pizza (ver receita)
molho de tomate (ver receita)
100g de queijo da ilha ralado
100g de queijo mozzarella ralado
½ cebola laminada
½ pimento vermelho
½ chouriço de carne regional
1 punhado de azeitonas galegas
orégãos e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Deite a massa sobre uma superfície polvilhada com farelo de trigo e estenda com o rolo até obter uma base fina. Coloque a massa sobre uma folha de papel vegetal e cubra a superfície com molho de tomate. Distribua os queijos ralados, a cebola, o pimento cortado em tirinhas, o chouriço em rodelas e as azeitonas previamente descaroçadas. Finalize com orégãos e pimenta moída na hora e leve ao forno pré-aquecido a 220º durante 10 a 15 minutos. Retire a pizza do forno, corte às fatias e sirva de imediato.



segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Cenouras mouriscas

A vida é feita de paixões, gostos e preferências... e são esses detalhes que formam a nossa maneira de ser, de viver e de estar! Por vezes são as coisas mais simples que nos encantam e muitas vezes essa mesma simplicidade está na precisão e atenção que se dedica à confeção de determinado produto! Estas lindas cenouras têm tanto de simples como de deliciosas! São uma entrada muito comum nas cozinhas marroquina e andaluza e hoje estão aqui no blog... para mais um momento de prazer à mesa!


Cenouras mouriscas

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
500g de cenouras
1 colher (chá) de sementes de cominhos
2 dentes de alho
60ml de azeite
2 colheres (sopa) de vinagre
sal e pimenta preta
1 punhado de salsa

PREPARAÇÃO 
Escolha cenouras pouco grossas e o mais cilíndricas possível. Pele e corte as cenouras em rodelas com cerca de 2cm de espessura e coloque num tacho. Tempere com sal, cubra com água e leve ao lume. Deixe cozinhar em lume brando até as cenouras estarem al dente. Escorra, deite numa vasilha e reserve. Toste rapidamente as sementes de cominhos numa frigideira e coloque num almofariz. Pise as sementes com os alhos e uma pitada de sal e pimenta moída na hora. Ligue com o azeite e o vinagre e deite a mistura sobre as cenouras. Adicione a salsa finamente picada e envolva delicadamente. Conserve no frio até à hora de servir.