quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Polvo com broa


O Natal está à porta... É tempo de pensar em pratos típicos que reúnam a família à mesa para esta grande festividade! É tempo de juntar todos em redor de sabores que evocam memórias e boas recordações! É tempo de partilhar e estar junto daqueles que amamos! É tempo de amar e aproveitar os pequenos momentos! Hoje deixo aqui uma excelente sugestão para aproveitar a vida... E quem sabe para o Natal!


Polvo com broa

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
2 polvos da rocha (1,5kg/1,8kg cada)
800g de batatinha nova
6 dentes de alho
¼ de broa de milho
1 punhado de salsa
azeite e sal

PARA COZER O POLVO
1 cebola
2 folhas de louro
vinagre

PREPARAÇÃO 
Coloque os polvos num tacho e junte a cebola cortada em 4, as folhas de louro e uma borrifadela de vinagre. Tape o tacho e leve a lume brando até os polvos estarem macios mas firmes ao toque. Quando a cebola estiver cozinhada os polvos estarão no ponto desejado. Retire do lume e deixe os polvos arrefecerem por completo no líquido da cozedura. Escorra e corte os polvos, separando por tentáculos. Reserve. Lave e disponha as batatinhas numa assadeira. Salpique com sal e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 30 minutos. Retire as batatas e mantenha o forno ligado. Com a ajuda de um pano, esmague ligeiramente cada batatinha com o polegar, até a pele estalar. Reserve. Escolha uma assadeira larga e disponha os pedaços de polvo e as batatinhas, sem sobrepor demasiado. Distribua 4 dentes de alho esmagados e regue generosamente com azeite. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Enquanto isso, coloque no processador a broa de milho, os restantes dentes de alho, a salsa e um fio de azeite. Reduza a migalhas e reserve. Retire a assadeira do forno e polvilhe o polvo e as batatas com a mistura de broa. Leve novamente ao forno por mais 10 minutos, até a broa estar dourada e crocante. Retire do forno e sirva com uma salada montanheira.

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Cannelloni de carne com legumes


O fim-de-semana à porta traz a vontade de fazer algo especial e reconfortante para desfrutar com a família no conforto do lar! Pequenos momentos que deixam a sua marca e boas recordações que têm o poder de perdurar no tempo... E muitas vezes de geração em geração! O poder da comida une gerações apesar da linha do tempo que as separa! Lembranças e sabores que passam de boca em boca pela saudade e nostalgia que deixam! A alegria de poder passar isto aos nossos filhos e de filhos para netos é super gratificante e o que nos faz acreditar que todos os momentos na vida acontecem por alguma razão e um dia serão recordados... Bom fim-de-semana!


Cannelloni de carne com legumes

INGREDIENTES (6 PESSOAS)
500g de carne de novilho picada
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 cenoura
1 curgete
200g de polpa de tomate
1 punhado de salsa
azeite, sal e pimenta preta
250g de massa cannelloni
queijo parmesão ralado

MOLHO DE TOMATE
4 dentes de alho picados
400g de tomate pelado
1 colher (chá) de orégãos
sal, azeite e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Regue o fundo de um tacho com azeite e aloure a carne, mexendo frequentemente. Junte a cebola, os alhos e a cenoura picada e refogue mais alguns instantes. Adicione a curgete com casca cortada em cubinhos e tempere com sal e pimenta moída na hora. Deixe refogar, mexendo regularmente, até os legumes estarem macios. Acrescente a polpa de tomate e a salsa finamente picada. Deixe apurar em lume brando. Para o molho de tomate, refogue os alhos num fio de azeite. Junte os tomates picados, os orégãos e tempere com sal e pimenta moída na hora. Deixe apurar em lume brando. Retire do lume, triture o molho com a varinha mágica e reserve. Recheie os cannelloni com o preparado de carne e disponha numa só camada numa assadeira de vidro. Cubra com o molho de tomate e finalize com parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos, até gratinar. Sirva com uma salada de folhas verdes.

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Sopa de coentros com farrapos de ovo

As sopas têm a capacidade de nos confortar no tempo frio e ao mesmo tempo trazer recordações dos tempos de infância e das sopas da avó! Esta sopa consegue tudo isso quando juntamos um creme macio com o sabor único dos coentros e a riqueza dos ovos! Tudo isto numa sopa só poderá trazer bons momentos à mesa... Um bom pão alentejano para acompanhar... E uma linda chouriça caseira para mimar a alma...


Sopa de coentros com farrapos de ovo

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 cebola
2 dentes de alho
1 curgete
1 batata grande
1 punhado de coentros
1 ovo
azeite, sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Corte a cebola, os alhos, a curgete com casca e a batata em pedaços. Deite num tacho e junte os caules dos coentros e um fio generoso de azeite. Leve ao lume e deixe refogar, mexendo regularmente. Cubra com 800ml de água, tempere com sal e deixe cozinhar tapado em lume brando, até os legumes estarem macios. Retire do lume, junte as folhas dos coentros e triture a sopa com a varinha mágica. Leve novamente ao lume e mantenha em lume brando. Bata o ovo com uma pitada de sal e pimenta moída na hora. Quando a sopa retomar fervura, verta o ovo em fio, mexendo em simultâneo, até obter uma espécie de “farrapos” de ovo. Sirva com pão fresco ou torrado.


sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Caçarola de carne com legumes e especiarias







A magia e o conforto que a comida reconfortante é capaz de proporcionar é algo inigualável! É quase como um abraço quente e apertado dado naqueles momentos em que mais falta faz... Hoje trago um desses pratos! Uma rica caçarola de carne de novilho com legumes servida sobre uma cama de arroz integral... Simplesmente decadente!


Caçarola de carne com legumes e especiarias

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
500g de carne de novilho picada
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
2 folhas de louro
1 malagueta vermelha
1 pimento vermelho
3 cenouras
3 chuchus
2 colheres (sopa) de caril em pó
1 colher (chá) de cominhos
1 pau de canela
200g de polpa de tomate
azeite e sal
pimenta preta e noz moscada
coentros

PREPARAÇÃO 
Regue o fundo de uma caçarola com azeite e aloure a carne, mexendo frequentemente, até ganhar cor. Junte a cebola, os alhos, as folhas de louro e a malagueta laminada e deixe refogar. Corte o pimento, as cenouras e os chuchus em pequenos cubos. Deite os legumes no refogado e junte o caril, os cominhos e o pau de canela. Tempere com sal, pimenta e noz moscada moídas na hora. Envolva e deixe cozinhar, mexendo regularmente, até os legumes estarem macios. Acrescente a polpa de tomate e deixe apurar em lume brando. Retire do lume, guarneça com coentrso picados e sirva com arroz integral.

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Massas - 9 Sugestões d' O Tempero


Chegou o tempo frio e com ele a vontade de fazer pratos quentes e reconfortantes! Os pratos de massa são por excelência a comida de conforto que em geral, agrada à maioria e fazem as delícias de miúdos e graúdos! A versatilidade da massa faz com que exista um leque enorme de sabores, molhos e texturas associados aos mais diversos tipos de massa! As minhas escolhas recaem sobre tantas receitas de massa... São tantas as minhas preferidas... Que confesso ter tido alguma dificuldade em selecionar esta pequena palete que vos trago hoje... De qualquer forma, ficam aqui algumas sugestões que representam na perfeição a magia da massa e o conforto que nos traz!