quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Marmelada


E eis que me estreei nesta tradição tão típica de outono... Fazer marmelada com os inúmeros marmelos que vão surgindo aqui por casa! É tempo deles... E se a vida te dá marmelos... Faz marmelada! Com a ajuda da mais nova cá de casa que me auxiliou na preparação dos marmelos, lá fomos nós para a cozinha iniciar esta tradição que promete vir a repetir-se todos os anos! O resultado foi esta fantástica e deliciosa marmelada que está a desaparecer a olhos vistos! Fica a receita e a sugestão!


Marmelada

INGREDIENTES
2kg de marmelos (pesados com casca e limpos de caroços)
1,8kg de açúcar amarelo
100ml de água
sumo de 1 limão (para trabalhar os marmelos)
aguardente (para pincelar o papel vegetal)

PREPARAÇÃO 
Encha uma vasilha com água e junte o sumo de limão. Reserve. Lave muito bem os marmelos e corte em quartos, mantendo a casca e retirando a parte central dos caroços. Corte em pedaços pequenos à medida que os deite na vasilha com água e limão para evitar que oxidem. Num tacho, coloque a água, os marmelos escorridos e o açúcar. Leve ao lume e cozinhe em lume brando durante cerca de 1 hora. Retire do lume e triture com a varinha mágica. Leve novamente ao lume e deixe apurar em lume brando, tendo especial atenção com os salpicos para evitar queimaduras. Retire do lume e deite a marmelada ainda quente num tabuleiro de vidro. Deixe secar coberta com papel vegetal previamente pincelado com aguardente.

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Espetadas de peru com marmelos


Em tempo de marmelos haja imaginação! E foi assim que surgiu esta ideia simples e deliciosa para utilizar este fruto da estação! Sendo que a maior parte dos marmelos foram transformados em marmelada (que ainda esta semana irá aparecer aqui no Tempero)... Os restantes ficaram destinados a inspirações culinárias! Fica a dica!


Espetadas de peru com marmelos

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
800g de peito de peru
2 dentes de alho espremidos
1 colher (chá) de paprica
1 haste de alecrim
1 colher (sopa) de vinagre
1 colher (sopa) de azeite
8 folhas de louro
2 marmelos
sumo de 1 limão (para trabalhar os marmelos)
sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Corte a carne em cubos e deite numa vasilha. Junte os alhos, a paprica, as folhinhas de alecrim picadas, o vinagre, o azeite e as folhas de louro. Tempere com sal e pimenta moída na hora, envolva e reserve. Descasque e corte os marmelos em cubos, à medida que os coloca numa vasilha com água e limão para evitar que oxidem. Prepare as espetadas, alternando pedaços de carne com cubos de marmelo e folhas de louro. Grelhe as espetadas na chapa ou no grelhador. Sirva com pilaf (arroz indiano) (ver receita) e uma salada de folhas verdes.

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Pilaf (arroz indiano)


Com o fim-de-semana à porta vem a vontade de experimentar novos sabores e texturas! A minha cozinha deu as boas-vindas ao pilaf... E só vos digo... Vai haver muito pilaf por aqui, porque depois de provarmos não queremos outra coisa!


Pilaf (arroz indiano)

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 colher (sopa) de ghee (manteiga clarificada)
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
6 vagens de cardamomo
1 colher (chá) de sementes de cominhos
1 colher (chá) de sementes de coentros
1 malagueta seca
1 folha de louro
1 pau de canela
1 caneca de arroz basmati
1 punhado de amêndoas
sal e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO 
Num tacho, aqueça a manteiga e refogue a cebola e os alhos. No almofariz, pise as vagens de cardamomo, as sementes de cominhos e coentros, a malagueta e a folha de louro. Junte as especiarias ao refogado e adicione o pau de canela. Deixe refogar, mexendo sempre até sentir o aroma das especiarias. Deite o arroz, envolva no refogado e acrescente 2 canecas de água quente. Tempere com sal e pimenta moída na hora, mexa e deixe cozinhar tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até o arroz estar macio. Entretanto, toste as amêndoas numa frigideira em lume médio mexendo continuamente. Pique grosseiramente as amêndoas e reserve. Retire o arroz do lume e junte de imediato as amêndoas tostadas. Envolva delicadamente com um garfo e guarneça com folhas de coentros. Sirva de seguida.

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Requeijão de cabra com nozes e geleia de malagueta




Neste tempo frio e chuvoso que bom seria ficar em casa... Preparar belos petiscos e pratos reconfortantes para disfrutar com a família... Não sendo possível, fica a inspiração para um prato cheio de requinte e muito apreciado cá em casa! Adoramos! Há algo de maravilhoso entre a cremosidade do requeijão e o toque ardente e doce da geleia de malagueta! Para os amantes de sabores picantes mas cheios de sabor, esta é a vossa receita!


Requeijão de cabra com nozes e geleia de malagueta

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
200g de requeijão de cabra
azeite e pimenta preta
geleia de malagueta (ver receita)
1 punhado de nozes
folhas de hortelã

PREPARAÇÃO 
Esmague o requeijão com a ajuda de um garfo e deite numa vasilha. Junte um fio de azeite e tempere com uma pitada de pimenta moída na hora. Envolva e forme quenelles com a pasta de requeijão à medida que os dispõem nos pratos de servir. Cubra cada um com uma colherada de geleia de malagueta e guarneça com nozes picadas e folhinhas de hortelã. Sirva com tostinhas.

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Doce de figo com moscatel e especiarias


Os últimos figos do ano resultaram neste delicioso doce aromático! Bom demais para comer sozinho... Bom demais para comer só um bocadinho... Bom demais para não deixar aqui a receita!


Doce de figo com moscatel e especiarias

INGREDIENTES
1kg de figos maduros (pesados sem os pés)
500g de açúcar amarelo
75ml de vinho moscatel
2 vidrados de limão
1 pau de canela
1 estrela de anis
flor de sal

PREPARAÇÃO 
Num tacho, coloque os figos cortados em pedaços, o açúcar, o moscatel, as cascas de limão, o pau de canela, a estrela de anis e uma pitada de sal. Leve ao lume e cozinhe em lume brando durante cerca de 1 hora. Retire do lume e remova as cascas de limão, o pau de canela e a estrela de anis. Distribua o doce ainda quente por frascos de vidro. Feche, vire os frascos com a tampa para baixo e deixe arrefecer.

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Arroz de polvinho da rocha


O Tempero não podia deixar passar o Dia do Polvo em branco! Não fosse este um dos ingredientes preferidos na minha cozinha! Com ele se faz inúmeros pratos e com ele me inspirei para criar as mais fantásticas receitas que já passaram de boca em boca! Assim, para o dia de hoje fica uma receita simples mas uma das preferidas cá em casa! Uma das formas mais práticas e simples de confecionar o nosso polvo da rocha... E num tacho só!


Arroz de polvinho da rocha

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
2 polvos da rocha (1,2kg/1,5kg)
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
½ pimento vermelho picado
400g de tomate pelado
1 caneca de arroz carolino
azeite, sal e pimenta preta
1 punhado de salsa
1 punhado de coentros

PREPARAÇÃO
Lave e escorra muito bem os polvos. Corte em pedaços com cerca de 4cm e deite num tacho com um fio generoso de azeite. Leve a lume brando e deixe o polvo cozinhar nos próprios sucos, mexendo ocasionalmente até este ganhar cor e se apresentar bem firme ao toque. Junte a cebola, os alhos e o pimento e deixe estufar por alguns minutos. Acrescente os tomates picados e deixe apurar em lume brando. Adicione 2 canecas de água quente e tempere com sal e pimenta moída na hora. Quando iniciar fervura, deite o arroz e deixe cozinhar tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até o arroz estar macio. Aproveite para acertar o sal. Entretanto, separe as folhas de salsa e coentros. Deite numa vasilha e envolva com um fio de azeite e uma pitada de sal. Retire o arroz do lume, guarneça com as ervas aromáticas e sirva de imediato.

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Ninhos de tagliatelle al forno


E porque as segundas-feiras sabem melhor se tivermos um verdadeiro prato de massa na mesa, aqui fica uma sugestão cheia de sabor e aroma para iniciar a semana! Não há como resistir!


Ninhos de tagliatelle al forno

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
400g de ninhos de tagliatelle
2 queijos mozzarella frescos
150g de presunto
lascas de queijo parmesão
500ml de molho de tomate (ver receita)
mozzarella ralada
pimenta preta
manjericão fresco

PREPARAÇÃO
Escolha uma assadeira larga e disponha os ninhos de massa crus numa só camada, reservando algum espaço entre eles. Coloque em cada ninho um pouco de mozzarella fresca, um pedaço de presunto enrolado e algumas lascas de parmesão. Reserve. Entretanto, misture o molho de tomate com 500ml de água quente. Regue os ninhos com esta mistura tendo em atenção que o molho deverá cobrir um pouco mais de metade da altura dos ninhos. Cubra com papel de alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 35 minutos. Passado esse tempo, retire o alumínio e regue cuidadosamente cada ninho com o molho do fundo da assadeira. Finalize com um pouco de mozzarella ralada e leve novamente ao forno por mais 10 minutos, até gratinar. Guarneça com pimenta preta moída na hora e algumas folhinhas de manjericão. Sirva de imediato.