O Dia hoje é de festa! E não é por ser Halloween! Mas sim porque hoje é o Aniversário de uma das pessoas mais importantes da minha vida! O Meu Pai! Com ele aprendi muitos dos saberes e sabores da cozinha... Da "nossa" cozinha! E se hoje pudesse cozinhar para ele, seria este prato o eleito! A distância não o permite, mas assim que houver oportunidade, está prometido! Parabéns Pai, pelas 58 voltas ao sol!
Feijoada africana
INGREDIENTES (8 PESSOAS)
CARNES E ENCHIDOS
1kg de cachaço de porco sem osso
1 pedaço de barriga fumada
1 chouriço de carne regional
1 morcela de carne regional
1 farinheira regional
RESTANTES INGREDIENTES
300g de milho amarelo pilado
300g de feijão congo seco
1 cebola picada
6 dentes de alho picados
1 malagueta vermelha
2 folhas de louro
400g de tomate pelado
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
1 colher (chá) de paprica
100ml de vinho branco
2 batatas doces
azeite e sal
coentros
DE VÉSPERA
Corte o cachaço de porco em cubos e coloque numa vasilha. Tempere com sal e reserve no frio durante a noite. Deite o milho numa vasilha e o feijão noutra. Cubra ambas com água e deixe demolhar por cerca de 12 horas.
NO DIA DE COZINHAR
Escorra o milho e coloque numa panela de pressão. Cubra com água e cozinhe por 5 minutos em lume brando, depois de levantada a fervura. Passado esse tempo, retire a pressão e junte o feijão escorrido, a carne, a barriga fumada, o chouriço e a morcela inteiros. Garanta que o líquido cobre todos os ingredientes e volte a fechar a panela. Espere iniciar fervura e mantenha em lume brando por 20 minutos. Retire a pressão e verifique o ponto de cozedura. Retire as carnes da panela, escorra as leguminosas e reserve o caldo da cozedura. Corte a barriga e os chouriços em fatias. Reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola, os alhos, a malagueta laminada e as folhas de louro. Junte os tomates picados, a polpa, a paprica e o vinho. Tempere com uma pitada de sal e deixe apurar. Adicione a carne de porco e deixe cozinhar mais alguns instantes. Deite o milho e o feijão no tacho e acrescente caldo da cozedura a gosto. Junte as batatas doces descascadas e cortadas em cubos, envolva e mantenha em lume brando, até a batata estar macia. Aproveite para acertar o sal. Nos últimos minutos, adicione a barriga, os chouriços e a farinheira inteira. Mantenha tapado em lume brando até a farinheira estar cozinhada. Retire a feijoada do lume, corte a farinheira em rodelas e volte a colocar no tacho. Guarneça com coentros picados e sirva com arroz branco.