segunda-feira, 31 de julho de 2017

A Tasca do Gin - Caorunn (Perfect Serve 1)


Fabuloso... como não podia deixar de ser... Um excelente gin tónico fresco e aromático marcado pela subtil presença da maçã! Mais um perfect serve de excelência sugerido pel' A Tasca do Gin!


Caorunn (Perfect Serve 1)

5cl de Gin Caorunn
1 Rodela de Maçã vermelha
20cl de Água tónica 1724

Gele o copo com algumas pedras de gelo. Com a ajuda de um Strainer ou coador retire a água que entretanto se formou no fundo do copo. Corte 1 rodela fina de maçã vermelha, passe-a pela borda do copo e de seguida coloque-a dentro do copo. Adicione o gin e acabe de encher o copo com gelo. Verta a água tónica com muito cuidado para que as bolhas não rebentem. Para este efeito pode utilizar as costas da colher, deixando correr a água através do cabo da colher de bar ou simplesmente deitar por cima do gelo. Com a ajuda da colher de bar rode com muito cuidado todo o conteúdo para que os aromas se misturem.
 

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Crostini de queijo de cabra com figos secos e nozes



Hoje trago um aperitivo italiano delicioso e fácil de preparar! Os crostini são muitas vezes confundidos com as bruschettas, mas na teoria a diferença é muito simples! Os crostini são feitos com ciabatta e utiliza-se os mais diversos recheios e combinações de ingredientes! Por sua vez, as bruschettas são feitas com pão italiano cortado em fatias maiores e mais grossas, de forma a suportar os recheios mais substanciais! Na prática são ambos deliciosos e ideais para um agradável aperitivo! No que toca a estas pequenas torradinhas cobertas com coisas boas, a imaginação é o limite! As de hoje são muito especiais...


Crostini de queijo de cabra com figos secos e nozes

INGREDIENTES (12 CROSTINI)
1 ciabatta
1 queijo chèvre (180g)
6 figos secos
1 punhado de nozes
mel

PREPARAÇÃO 
Corte 12 fatias da ciabatta com cerca de 1cm de espessura e disponha num tabuleiro de forno. Regue as fatias com um fio de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200º, até estarem estaladiças. Enquanto isso, corte o queijo em pedaços e pique grosseiramente os figos e as nozes. Reserve. Retire o pão do forno e distribua o queijo pelos crostini seguido dos figos e das nozes. Finalize com um fio de mel e sirva de imediato.

segunda-feira, 24 de julho de 2017

A Tasca do Gin - Jinzu (Perfect Serve 1)


Segunda-feira... dia para uma boa sugestão de gin! Frescura... para começar a semana com um toque especial... e com um perfect serve diferente! Deixe-se conquistar pela frescura de aromas e sabores que pode encontrar n' A Tasca do Gin!


Jinzu (Perfect Serve 1)

5cl de Gin Jinzu
2 Tiras de Maçã verde
20cl de Água tónica Fever Tree Indian

Gele o copo com algumas pedras de gelo. Com a ajuda de um Strainer ou coador retire a agua que entretanto se formou no fundo do copo. Corte 2 rodelas finas de maçã verde e passe uma pela borda do copo, de seguida coloque-as dentro do copo. Adicione o gin. Acabe de encher o copo com gelo e verta a agua tónica com muito cuidado para que as bolhas não rebentem. Para este efeito pode utilizar as costas da colher, deixar correr a agua através do cabo da colher de bar ou simplesmente deitar por cima do gelo. Com a ajuda da colher de bar rodar com muito cuidado todo o conteúdo para que os aromas se misturem.
 

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Frango guisado


O Frango Guisado é uma receita capaz de agradar toda a família! Uma refeição com boa apresentação, fácil de preparar, muito saborosa e com a essência da cozinha tradicional portuguesa! Um prato comum em muitas famílias portuguesas e que pela sua simplicidade, faz parte das nossas memórias gastronómicas mais antigas e saudosas que nos fazem sempre recordar o verdadeiro significado da comida caseira e de conforto! Hoje trago a minha versão de frango guisado...


Frango guisado

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 frango em pedaços
1 cebola picada
4 dentes de alho esmagados
400g de tomate pelado
100g de polpa de tomate
50ml de vinho do porto
sal, azeite e pimenta preta
salsa e coentros

PREPARAÇÃO
Coloque a carne numa vasilha e tempere com sal e pimenta. Reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola e os alhos. Junte os tomates picados, a polpa de tomate e o vinho do porto. Tempere com sal e pimenta e deixe apurar. Disponha os pedaços de frango no molho e deixe cozinhar tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até a carne estar tenra e o molho apurado. Aproveite para acertar o sal. Salpique com salsa e coentros picados e sirva com arroz, batata frita ou puré de batata (ver receita).

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Paté de atum


O paté de atum é talvez um dos patés mais conhecidos, usados e apreciados! Um paté que quase todos adoram e que sai sempre bem! Pode-se até dizer que é um clássico de muitas cozinhas! Um petisco que fica bem em qualquer ocasião... O meu é assim!


Paté de atum

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 ovo cozido
170g de atum em conserva
½ cebola
1 dente de alho espremido
1 colher (chá) de ketchup
3 colheres (sopa) de maionese
salsa
flor de sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Esmague o ovo com a ajuda de um garfo e deite numa vasilha. Junte o atum, a cebola finamente picada, o alho, o ketchup, a maionese e alguns raminhos de salsa finamente picada. Tempere com flor de sal e pimenta moída na hora e envolva até obter uma pasta homogénea. Deite numa taça e sirva com azeitonas e pão torrado.

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Kheema matar (Caril de carne picada com ervilhas)


Como adoro este mundo de especiarias e criação de novos sabores da cultura indiana... os indianos desenvolveram uma culinária sensorial de sabores e cores que se baseia nos mesmos conceitos milenares de equilíbrio e harmonia que formam a base da filosofia do Yoga! Esta base sensorial sustenta o corpo físico e pode-se transformar numa meditação culinária! Cada ato na vida, inclusive o ato de comer, deve ser encarado como um processo consciente que leva à integração do ser como um todo! A cozinha indiana é um mundo de sensações capaz de despoletar o corpo e a mente para algo único e prazeroso! Aqui fica mais um clássico desta cultura de sabores e aromas!


Kheema matar (Caril de carne picada com ervilhas)

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
2 colheres (sopa) de ghee (manteiga clarificada)
600g de carne de borrego picada
1 cebola picada
2 colheres (sopa) de pasta de alho e gengibre (ver receita)
1 malagueta seca
2 folhas de louro
1 colher (chá) de feno grego
1 colher (chá) de cúrcuma
½ colher (chá) de pimenta caiena
2 colheres (sopa) de sementes de coentros em pó
2 colheres (sopa) de cominhos
4 colheres (sopa) de polpa de tomate
125g de iogurte grego natural
300g de ervilhas
1 colher (chá) de garam masala
sal e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO 
Aqueça a manteiga e aloure a carne, mexendo frequentemente. Junte a cebola, a pasta de alho e gengibre, a malagueta picada e as folhas de louro e deixe refogar, mexendo ocasionalmente. Adicione o feno grego, a cúrcuma, a pimenta caiena, as sementes de coentros em pó, os cominhos e tempere com sal e pimenta moída na hora. Cozinhe em lume brando mexendo com frequência. Envolva a polpa de tomate e o iogurte e espere iniciar fervura. Deite então as ervilhas e o garam masala. Envolva e mantenha em lume brando até as ervilhas estarem macias. Retire do lume, guarneça com folhas de coentros e sirva com pão naan e chutney de manga.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

A Tasca do Gin - Sharish (Perfect Serve 1)


Simplesmente magnífico! Um gin de terras alentejanas, terras cheias de encanto... Este e muitos mais encantos n' A Tasca do Gin!


Sharish (Perfect Serve 1)

5cl de Gin Sharish
Zest de Lima
4/5 Bagas de Zimbro
20cl de Água tónica Fever Tree Indian

Gele o copo com algumas pedras de gelo. Com a ajuda de um Strainer ou coador retire a água que entretanto se formou no fundo do copo. Corte uma tira de casca de lima "sem a parte branca", torça a casca para dentro do copo para libertar os óleos, passe-a pela borda do copo e deite-a dentro deste. Esmague ligeiramente as bagas de zimbro e introduza-as no copo. Adicione o gin e com a ajuda da colher de bar dê 2 a 3 voltas em redor do copo. Acabe de encher o copo com gelo e verta a água tónica com muito cuidado para que as bolhas não rebentem. Para este efeito pode utilizar as costas da colher, deixando correr a água através do cabo da colher de bar ou simplesmente deitar por cima do gelo. Com a ajuda da colher de bar rode com muito cuidado todo o conteúdo para que os aromas se misturem.

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Penne al forno com tomate e pesto


Deixo-vos hoje aqui mais um clássico da cozinha italiana! Uma deliciosa receita com tomate maduro e pesto caseiro, mesmo à moda italiana! Sabor a Itália, sabor a tradição, sabor a comida caseira e de conforto, sabor a tempo de qualidade... Tempo para estar com a família à mesa, tempo para conversas demoradas que acompanham a refeição! Para os italianos a mesa é um lugar de prazer, de encontros, de troca de conhecimentos... um lugar para sermos felizes e fazer os outros felizes!


Penne al forno com tomate e pesto

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
250g de tomate cereja
400g de massa penne
4 colheres (sopa) de pesto alla genovese (ver receita)
manjericão fresco
100g de queijo mozzarella ralado
sal e pimenta preta

MOLHO DE TOMATE
2 dentes de alho esmagados
500g de tomate maduro
100g de polpa de tomate
100ml de vinho branco
sal, azeite e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Para o molho de tomate, regue o fundo de um tacho com azeite e refogue ligeiramente os alhos. Junte os tomates picados, a polpa de tomate e o vinho. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar em lume brando. Retire do lume, triture o molho com a varinha mágica e reserve. Corte os tomates cereja ao meio e reserve. Coza a massa em água com sal até estar al dente. Escorra e deite de imediato sobre o molho de tomate. Junte metade do molho pesto, um punhado de folhas de manjericão e metade dos tomates cereja. Envolva e transfira o preparado para uma assadeira. Distribua o restante pesto sobre a massa, cubra com a mozzarella e espalhe os restantes tomates cortados ao meio. Finalize com pimenta moída na hora e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos, até gratinar. Guarneça com folhas de manjericão e sirva com uma salada de folhas verdes.

segunda-feira, 3 de julho de 2017

A Tasca do Gin - Hendrick's (Perfect Serve 1)


Como cita A Tasca do Gin, "o Hencrick's é o gin do pepino"! E nem poderia ser de outra maneira, uma vez que esta à forma clássica de servir este gin! Mas o Hendrick's é muito mais do que isso! Este gin foi o responsável pela revolução na forma de como servir um gin tónico! Com uma imagem inovadora de uma garrafa que faz lembrar as garrafas medicinais antigas e com um rótulo em estilo vintage, o Hendrick's é um clássico do mundo dos gins!


Hendrick's (Perfect Serve 1)

5cl de Gin Hendrick's
2 Rodelas de Pepino
20cl de Água tónica Schweppes premium

Gele o copo com algumas pedras de gelo. Com a ajuda de um Strainer ou coador retire a água que entretanto se formou no fundo do copo. Corte duas rodelas de pepino, passe uma delas pela borda do copo e de seguida coloque-as dentro deste. Adicione o gin e mexa ligeiramente para que os aromas se espalhem por todo o interior do copo. Acabe de encher o copo com gelo e verta a água tónica com muito cuidado para que as bolhas não rebentem. Para este efeito pode utilizar as costas da colher, deixando correr a água através do cabo da colher de bar ou simplesmente deitar por cima do gelo. Com a ajuda da colher de bar rode com muito cuidado todo o conteúdo para que os aromas se misturem.