quinta-feira, 29 de março de 2018

Páscoa - Sugestões para a época festiva

Páscoa... Uma época festiva para celebrar a amizade e a união da família... Uma época para reunir os que mais ama em redor da mesa e preparar os mais diversos petiscos e coisas doces... Uma época cheia de tradição a norte a sul do país... Uma época para "folar" demais!! E porque a Páscoa não se resume apenas aos tradicionais assados, deixo aqui algumas sugestões para tornar a vossa Páscoa ainda mais apetitosa quer no Domingo de Páscoa como na Sexta-Feira Santa!

- Javali Assado no Forno
- Coelho no Tacho com Enchidos da Serra
- Javali com Ameixas
- Polvo de Molho à Moda do Alentejo
- Arroz de Polvo com Vinho Tinto
- Borrego Assado com Arroz Tostado
- Arroz de Frango do Campo à Alentejana
- Frango do Campo Acerejado com Arroz Tostado
- Bacalhau Assado com Pimenta

FELIZ PÁSCOA!!!!

quarta-feira, 28 de março de 2018

Doce de leite condensado com café

A Páscoa está à porta... Uma festa de família e uma excelente ocasião para juntar aqueles que mais gosta em redor da mesa! Para além do tradicional e típico desta época festiva, gosto sempre de ter um miminho especial para surpreender no final da refeição! Estes "copinhos cremosos" são uma excelente sugestão para cativar os mais gulosos... Simples e original!


Doce de leite condensado com café

INGREDIENTES
café forte (cerca de 300ml)
200ml de natas
1 lata de leite condensado cozido
125g de iogurte grego natural
100g de palitos de la reine
raspas de chocolate negro (para decorar)

PREPARAÇÃO 
Prepare o café e deixe arrefecer. Numa vasilha, bata as natas até estarem fofas. Envolva o leite condensado e o iogurte. Reserve. Forre o fundo de tacinhas com palitos demolhados em café. Distribua o creme de leite condensado pelas tacinhas e leve ao frio durante algumas horas ou de preferência, de um dia para o outro. Na hora de servir, decore com raspas de chocolate negro.

segunda-feira, 26 de março de 2018

Frango com esparguete


Os clássicos do quotidiano devem ser lembrados pois fazem-nos de alguma forma voltar às origens e ao conforto da comida caseira! Este é um prato que a minha mãe fazia com regularidade nos meus tempos de criança! Um prato simples mas mesmo assim cheio de sabor, conforto e recordações! De vez em quando sabe tão bem preparar este tipo de refeições e voltar no tempo... Adoro!!


Frango com esparguete

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 frango em pedaços
1 colher (chá) de paprica
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
400g de tomate pelado
200g de polpa de tomate
100ml de vinho branco
400g de esparguete
sal, azeite e pimenta preta
salsa

PREPARAÇÃO
Coloque a carne numa vasilha, junte a paprica e tempere com sal e pimenta moída na hora. Envolva e reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola e os alhos. Junte os tomates picados, a polpa de tomate, o vinho e alguns raminhos de salsa picada. Deixe apurar em lume brando. Acrescente os pedaços de frango e deixe cozinhar até a carne estar macia. Acrescente 800ml de água e espere iniciar fervura. Acerte o sal e adicione o esparguete. Envolva e deixe cozinhar tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até a massa estar al dente. Guarneça com salsa picada e sirva de imediato.

sexta-feira, 23 de março de 2018

Bifanas à moda do Porto


Assim se comem as bifanas no norte do país: finas e bem temperadas! Uma delícia que pode ser apresentada num bom pão fresco ou no prato com batatas fritas e uma salada a acompanhar! Mergulhadas num delicioso molho que lhes confere todo o caráter, esta carne tão simples de confecionar faz parte de uma das relíquias da nossa gastronomia! Relíquias que tanto encantam e conquistam quem visita o nosso país e se depara com estas iguarias! Não há dúvida... Come-se muito bem em Portugal! Cá em casa foram preparadas assim... Bom fim-de-semana!


Bifanas à moda do Porto

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
6 dentes de alho esmagados
3 folhas de louro
1 colher (sopa) de pimentão doce
2 malaguetas secas
200ml de vinho branco
200ml de cerveja
4 colheres (sopa) de whisky
2 colheres (sopa) de vinho do porto
2 colheres (sopa) de molho inglês
800g de bifanas (cortadas bem finas)
½ limão
azeite, sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Regue o fundo de um tacho com um fio generoso de azeite e refogue ligeiramente os alhos em lume brando. Junte as folhas de louro, o pimentão doce e as malaguetas picadas. Mexa e adicione o vinho, a cerveja, o whisky, o vinho do porto e o molho inglês. Quando iniciar fervura disponha as bifanas, uma a uma, no molho fervente. Esprema e coloque a metade do limão dentro do tacho. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe cozinhar tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até a carne estar bem tenra e macia. Sirva no pão ou no prato com batata frita e uma salada de folhas verdes.


terça-feira, 20 de março de 2018

Azeitonas marinadas


Sempre gostei de azeitonas! Aliás eu acho que já nasci a devorar azeitonas! É um dos meus ingredientes preferidos, algo que tenho sempre em casa e um sabor que gosto de incrementar em saladas, massas e molhos! A azeitona é maravilhosa por si só, mas não nos podemos esquecer que também pode ser utilizada como tempero dando aos seus cozinhados um toque diferente e sabor único! É um aperitivo que fica sempre bem como entrada seja em casa ou em restaurantes, simples ou temperadas, com um bom pão e queijo a acompanhar! Gosto sempre de dar um toque diferente às azeitonas e mariná-las é sempre um óptima opção! Para além de incrementarmos sabor, ainda ficamos com um maravilhoso azeite aromático que pode ser utilizado nos mais diversos cozinhados, massas, pizzas ou saladas! Hoje deixo aqui alguns dos temperos mais comuns aqui em casa, algumas combinações de sabores que irão ficar perfeitas com as vossas azeitonas preferidas! As minhas azeitonas de eleição são sem dúvida as pequenas azeitonas galegas, mas claro que pode utilizar outro tipo ou um misto de várias azeitonas! O importante é tornar a azeitona na rainha da festa!


AZEITONAS MARINADAS COM LOURO E CITRINOS

250g de azeitonas
raspa de limão
raspa de laranja
1 folha de louro
azeite (cerca de 100ml)

Coloque as azeitonas num frasco de vidro e junte raspas de limão e laranja a gosto e a folha de louro. Cubra com azeite, feche o frasco e deixe tomar gosto durante pelo menos 24 horas.


AZEITONAS MARINADAS COM ALHO E ALECRIM

250g de azeitonas
2 dentes de alho picados
1 haste de alecrim
pimenta preta
azeite (cerca de 100ml)

Coloque as azeitonas num frasco de vidro e junte os alhos, as folhinhas de alecrim picadas e tempere com pimenta moída na hora. Cubra com azeite, feche o frasco e deixe tomar gosto durante pelo menos 24 horas.


AZEITONAS MARINADAS COM LIMÃO E ERVAS

250g de azeitonas
raspa de limão
2 dentes de alho picados
1 haste de tomilho
1 colher (chá) de orégãos
azeite (cerca de 100ml)

Coloque as azeitonas num frasco de vidro e junte raspa de limão a gosto, os alhos e as folhinhas de tomilho e orégãos. Cubra com azeite, feche o frasco e deixe tomar gosto durante pelo menos 24 horas.


AZEITONAS MARINADAS COM ALHO E ERVAS FRESCAS

250g de azeitonas
2 dentes de alho picados
salsa e coentros
azeite (cerca de 100ml)

Coloque as azeitonas num frasco de vidro e junte os alhos e alguns raminhos de salsa e coentros picados. Cubra com azeite, feche o frasco e deixe tomar gosto durante pelo menos 24 horas.


AZEITONAS MARINADAS COM ALHO E MALAGUETA

250g de azeitonas
2 dentes de alho picados
2 malaguetas secas
1 colher (chá) de orégãos
2 colheres (chá) de vinagre
1 folha de louro
azeite (cerca de 100ml)

Coloque as azeitonas num frasco de vidro e junte os alhos, as malaguetas picadas, os orégãos, o vinagre e a folha de louro. Cubra com azeite, feche o frasco e deixe tomar gosto durante pelo menos 24 horas.


AZEITONAS MARINADAS COM ALECRIM E COMINHOS

250g de azeitonas
1/2 colher (chá) de sementes de cominhos
2 dentes de alho picados
raspa de limão
1 haste de alecrim
azeite (cerca de 100ml)

Coloque as azeitonas num frasco de vidro e junte as sementes de cominhos ligeiramente pisadas no almofariz, os alhos, raspa de limão a gosto e as folhinhas de alecrim picadas. Cubra com azeite, feche o frasco e deixe tomar gosto durante pelo menos 24 horas.


Para além de ser um ótimo aperitivo, as azeitonas marinadas são fantásticas para perfumar e temperar os mais diversos cozinhados:
- Experimente envolver um pouco de azeitonas e parte do azeite aromático com massa previamente cozido al dente! Fica uma delícia...
- Dê um toque diferente ao seu risotto e guarneça com uma colherada de azeitonas e um fio do seu azeite! Fantástico...
- Utilize estas azeitonas na sua pizza e finalize com um fio do azeite perfumado! Sublime...
- Tempere as mais diversas saladas com azeitonas marinadas! Único e delicioso...
- Finalize o seu guisado com uma colherada de azeitonas! Um toque que faz toda a diferença...
- Sirva uma boa sopa quente e coloque no centro da mesa uma tábua com pão fresco, queijo e azeitonas marinadas! Existe refeição mais reconfortante?!

Lembre-se! A imaginação é o limite! Pegue nos seus ingredientes preferidos e divirta-se na cozinha para depois ser feliz à mesa!

segunda-feira, 19 de março de 2018

A Tasca do Gin - Whitley Neill (Perfect Serve 4)


Para celebrar o Dia do Pai nada melhor do que trazer mais um gin fantástico preparado pelo meu Pai e autor d' A Tasca do Gin! Um gin que reflete os sabores quentes de África, um continente riquíssimo em gastronomia, cultura e recursos naturais! Um gin com botânicos oriundos de África... Um gin com sabores e aromas que nos inspiram... Um gin maravilhoso que origina um gin tónico simplesmente perfeito... Perfeito para degustar com uns Pastéis com Diabo Dentro (ver receita), brindar e dizer... FELIZ DIA DO PAI!


Whitley Neill (Perfect Serve 4)

5cl de Gin Whitley Neill
4 Physalis
1 Colher (chá) de Raiz de angélica
2 Flores de Physalis
20cl de Água tónica Fever-Tree Indian

Num copo à parte coloque a raiz de angélica num coador de chá em infusão com o gin durante aproximadamente 5 minutos. Entretanto, gele o copo com algumas pedras de gelo. Com a ajuda de um Strainer ou coador retire a água que se formou no fundo do copo. Coloque os physalis e o gin juntamente com a raiz de angélica. Com a ajuda da colher de bar mexa ligeiramente para que os aromas se espalhem por todo o interior do copo. Acabe de encher o copo com gelo e verta a água tónica com muito cuidado para que as bolhas não rebentem. Para este efeito pode utilizar as costas da colher de bar, deixando correr a água através do cabo da colher de bar ou simplesmente deitar por cima do gelo. Com a ajuda da colher de bar rode com muito cuidado todo o conteúdo para que os aromas se misturem. Para finalizar, decore o gin tónico com as flores de physalis.



sexta-feira, 16 de março de 2018

Arroz de tamboril


Sabores desse meu Algarve... Uma gastronomia riquíssima em sabores e costumes onde brilha a utilização do azeite, das cebolas, dos pimentos, do alho, das ervas frescas... Uma gastronomia que cruza os sabores da serra e do mar... Uma gastronomia fortemente influenciada pela culinária e cultura mediterrânea... O peixe mais fresco da nossa costa lado a lado com as mais diversas formas de o cozinhar! Para hoje temos um clássico! Um prato muito comum na casa das famílias algarvias e um dos mais requisitados por quem visita o nosso cantinho algarvio!


Arroz de tamboril

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1kg de tamboril fresco
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
1 pimento vermelho picado
1 malagueta vermelha
2 folhas de louro
400g de tomate pelado
100ml de vinho branco
1 caneca de arroz carolino
sal, azeite e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO 
Amanhe e corte o peixe em postas. Deite numa vasilha, tempere com sal e reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola, os alhos, o pimento, a malagueta laminada e as folhas de louro. Junte os tomates picados e o vinho. Deixe apurar. Acrescente 3 canecas de água quente e espere iniciar fervura. Adicione então o arroz e o peixe. Envolva e deixe cozinhar tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até o arroz estar macio. Aproveite para acertar o sal. Retire do lume e finalize com pimenta moída na hora. Guarneça com folhas de coentros e sirva de imediato.

segunda-feira, 12 de março de 2018

Pica-pau de novilho com queijo de cabra


A ideia de uma refeição com petiscos para picar entre uma conversa e outra é algo que me traz sempre uma alegria imensa! Claro que deve ser sempre uma opção a reservar para os dias mais tranquilos, ótimos para dedicar mais tempo ao convívio na mesa entre família e amigos! Algo simples mas que alegra a nossa vida! Adoro! Pequenos grandes prazeres da vida... A mesa composta com sabores e texturas diferentes, um bom pão caseiro para fazer as honras da casa, a bela batata doce assada a convidar a picar daqui e dali e a companhia de um excelente vinho a combinar com todo este deleite! O petisco de hoje é a pensar nesses momentos, diferente mas ainda assim cheio de tradição!


Pica-pau de novilho com queijo de cabra

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
500g de bifes de novilho
4 dentes de alho espremidos
2 colheres (sopa) de pickles
1 punhado de azeitonas galegas
1 queijinho de cabra curado
1 punhado de salsa
azeite, sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Corte os bifes em tirinhas e deite numa vasilha. Junte os alhos e um fio generoso de azeite. Tempere com sal e pimenta moída na hora, envolva e deixe tomar gosto. Aqueça uma frigideira e aloure a carne uniformemente. Acrescente os pickles picados grosseiramente, as azeitonas, o queijo em pedaços irregulares e a salsa finamente picada. Envolva, retire do lume e sirva de imediato com pão fresco ou broa de milho.

sexta-feira, 9 de março de 2018

Pizza de atum com chouriço

A comida tem a capacidade de nos fazer sentir as mais diversas sensações! Confesso que sempre que preparo pizza em casa faço uma viagem virtual a Itália! Nunca lá estive mas existe algo de fascinante neste país que me cativa e inspira, tanto a nível cultural como pela riquíssima e diversificada gastronomia! Fazer pizza em casa é sempre um prazer que gosto de reservar para os dias em que tenho mais tempo! Sentir a massa... Preparar um molho de tomate saboroso e apurado... Escolher ingredientes de qualidade que casem na perfeição... Tudo isto faz a diferença no resultado final! Gosto de  pizzas com poucos ingredientes mas que no seu conjunto formem a combinação perfeita! Esta pizza é um desses exemplos... Simples e perfeita!


Pizza de atum com chouriço

INGREDIENTES (1 PIZZA GRANDE)
1 porção de massa de pizza (ver receita)
molho de tomate (ver receita)
200g de queijo mozzarella ralado
1 cebola laminada
170g de atum em conserva
½ chouriço de carne regional
1 punhado de azeitonas galegas
manjericão fresco

PREPARAÇÃO 
 Deite a massa sobre uma superfície polvilhada com farelo de trigo e estenda com o rolo até obter uma base fina. Coloque a massa sobre uma folha de papel vegetal e cubra a superfície com molho de tomate. Distribua a mozzarella, a cebola, o atum, o chouriço cortado em rodelas finas e as azeitonas previamente descaroçadas. Leve ao forno pré-aquecido a 220º durante 10 a 15 minutos. Retire a pizza do forno e guarneça com folhas de manjericão. Corte às fatias e sirva de imediato.

quinta-feira, 8 de março de 2018

Creme de batata doce assada com coco e cardamomo


Ser mulher é ser feliz! Ser mulher é fazer as outras pessoas felizes! Ser mulher é ter a capacidade de ver a felicidade nas pequenas coisas do dia-a-dia! Ser mulher é fazer o que nos faz feliz e com quem nos faz feliz! Ser mulher é ser ativa e fazer um sem número de coisas ao mesmo tempo! Ser mulher é ser mãe, esposa e filha! Ser mulher é ser um pilar, um suporto e um porto de abrigo! Ser mulher é ser amada e acarinhada! Ser mulher nem sempre é fácil mas cabe-nos a nós perceber como dar a volta e seguir em frente! Aqui fica um pequeno miminho das muitas coisas que me fazem feliz: Partilhar convosco os sabores que se preparam na minha cozinha! Sabores que despertam os sentidos e que quebram a monotonia daquilo que já se espera da comida de todos os dias! Um creme atrevido e surpreendente com sabores que casam na perfeição, tornando esta sopa num despoletar de emoções e sensações... A doçura da batata doce assada, a frescura do gengibre, o aroma do cardamomo, a cremosidade do leite de coco, o toque cítrico do limão... Uma forma simples de nos inspirar a ser criativos todos os dias!


Creme de batata doce assada com coco e cardamomo

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 cebola picada
3 dentes de alho esmagados
1 polegar de gengibre fresco
4 vagens de cardamomo
600g de batata doce assada (pesada sem a pele)
200ml de leite de coco
1 limão
azeite, sal e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO
Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola, os alhos, o gengibre ralado e as sementes de cardamomo previamente pisadas no almofariz. Junte a batata em pedaços, o leite de coco e cubra com 800ml de água. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe cozinhar tapado em lume brando, até os sabores estarem bem ligados. Retire do lume e triture a sopa com a varinha mágica, até obter um creme macio e aveludado. Finalize com algumas gotas de sumo de limão a gosto. Guarneça com algumas folhas de coentros e sirva de seguida.

segunda-feira, 5 de março de 2018

Ovos no tacho com legumes e lentilhas


Se há refeição que me enche a alma e aquece o coração é sem dúvida uma receita de ovos no tacho! Existe algo de único e reconfortante neste tipo de comida! Talvez por associar o processo de escalfar ovos em molho suculentos e apurados aos sabores da minha infância, ou simplesmente por ser um exemplo de verdadeira comida caseira com sentido e com capacidade de nos fazer felizes! Comida que nos faz bem e nos aconchega nestes dias chuvosos! Um colorido tacho repleto de legumes com o toque especial das lentilhas e a presença acolhedora de uns cremosos ovos escalfados no ponto! Conseguem imaginar!?


Ovos no tacho com legumes e lentilhas

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
1 polegar de gengibre fresco
1 malagueta vermelha
400g de tomate pelado
100g de polpa de tomate
½ colher (chá) de cominhos
½ colher (chá) de sementes de coentros em pó
½ colher (chá) de cúrcuma
1 cenoura
½ pimento vermelho
1 chuchu
1 curgete
250g de lentilhas verdes cozidas
4 ovos
azeite, sal e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO
Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola, os alhos, o gengibre ralado e a malagueta laminada. Junte os tomates picados, a polpa de tomate, os cominhos, os coentros em pó e a cúrcuma. Tempere com sal e deixe apurar. Enquanto isso, corte a cenoura, o pimento e o chuchu em pequenos cubos e a curgete com casca em meias luas. Adicione os legumes ao refogado, envolva e deixe cozinhar tapado em lume brando até estarem macios. Acrescente as lentilhas, envolva e espere iniciar fervura. Verta delicadamente os ovos, um a um, sobre os legumes e mantenha em lume brando, até os ovos estarem no ponto desejado. Finalize com um fio de azeite e pimenta moída na hora. Retire do lume, guarneça com coentros picados e sirva de imediato.

sexta-feira, 2 de março de 2018

Frango à cafreal


O Frango à Cafreal é um prato de origem moçambicana tradicionalmente espalmado e esfregado com uma mistura de sal grosso, gindungo e azeite! É uma receita muito simples em que o segredo está na "mão" que se dá ao tempero e boas brasas para assar o frango lentamente até atingir uma tonalidade dourada e uma carne tenra e suculenta! É um clássico da cozinha africana muitas vezes denominado de frango ao piripiri! Um prato que sabe sempre bem e óptimo para o fim-de-semana que se avizinha! Bons petiscos!


Frango à cafreal

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 frango do campo inteiro
1 limão
6 dentes de alho
6 malaguetas secas
sal, azeite e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Abra o frango ao meio, espalme e regue com sumo de limão. Reserve. Num almofariz, coloque os alhos, as malaguetas, uma porção de sal e pimenta moída na hora. Pise até obter uma pasta e ligue tudo com um fio de azeite. Tempere todo o frango com esta mistura e deixe tomar gosto por pelo menos 60 minutos. Asse o frango nas brasas, lentamente e virando ocasionalmente. À medida que o frango assa, vá regando com a restante marinada até a carne estar dourada e bem passada. Sirva com batata frita e uma salada de folhas verdes.