quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Caril de bacalhau com batata doce



É já este fim-de-semana o Festival da batata doce de Aljezur! Um grande evento com boa comida, muita animação e alguns showcookings à mistura! Eu irei lá estar no sábado, dia 26 de novembro pelas 15h, a confecionar este lindo caril de bacalhau com a batata doce de Aljezur, variedade lira, uma batata certificada que irá ser o ingrediente principal desta grande festa! Irei confecionar mais uma das minhas criações, desta vez com sabores arrojados e com o nosso fiel amigo... O bacalhau! Deixo aqui a receita para abrir o apetite! Até sábado!


Caril de bacalhau com batata doce

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
2 colheres (sopa) de ghee (manteiga clarificada)
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
1 colher (chá) de caril em pó
1 colher (chá) de cúrcuma
1 colher (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de sementes de coentros em pó
4 vagens de cardamomo
1 pau de canela
400g de tomate pelado
600g de batata doce
400ml de leite de coco
3 postas de bacalhau demolhado
1 colher (chá) de garam masala
sal e pimenta preta
1 punhado de amendoins
coentros

PREPARAÇÃO 
Aqueça a manteiga e refogue a cebola. Junte os alhos, o caril, a cúrcuma, o gengibre, os coentros em pó, as vagens de cardamomo ligeiramente pisadas e o pau de canela. Refogue mexendo sempre, até sentir o aroma das especiarias. Acrescente os tomates picados, tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar. Adicione a batata doce cortada em pequenos cubos e envolva no refogado. Junte o leite de coco e deixe cozinhar tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até a batata estar macia. Corte as postas de bacalhau em pequenas tranches e coloque no tacho. Polvilhe com o garam masala e mantenha em lume brando até o bacalhau lascar. Enquanto isso, toste os amendoins numa frigideira em lume médio mexendo continuamente. Deite os amendoins num almofariz e pise grosseiramente. Reserve. Retire o caril do lume, guarneça com um punhado de folhas de coentros e polvilhe com os amendoins tostados. Sirva com arroz basmati.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Feijoada de ovas de choco


Receituário tradicional português... Pequenos grandes tesouros encontrados nas nossas tradições e nos ingredientes que ficam esquecidos no tempo e nos hábitos! Um desenterrar de sabores que resultou nesta fantástica feijoada! É simplesmente o Algarve numa pequena malga de barro...


Feijoada de ovas de choco

INGREDIENTES (6 PESSOAS)
300g de feijão encarnado seco
800g de ovas de choco
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
2 folhas de louro
400g de tomate pelado
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
50ml de vinho branco
sal, azeite e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO
Coloque o feijão numa vasilha, cubra com água e deixe demolhar por cerca de 12 horas. Escorra e coloque o feijão numa panela de pressão. Junte um fio de azeite, cubra com água e cozinhe por 20 minutos em lume brando, depois de levantada a fervura. Passado esse tempo, retire a pressão e verifique se o feijão está cozido. Escorra o feijão e reserve o caldo da cozedura. Tempere as ovas com sal e pimenta moída na hora. Reserve. Regue o fundo de um tacho com azeite e core as ovas uniformemente. Retire e reserve. Aproveitando a gordura que ficou no tacho, refogue a cebola, os alhos e as folhas de louro. Junte os tomates picados, a polpa de tomate e o vinho. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar. Adicione o feijão e caldo da cozedura reservado. Envolva e deixe apurar em lume brando. Nos últimos minutos, junte as ovas e aproveite para acertar o sal. Retire do lume, guarneça com coentros picados e sirva com arroz branco.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Perna de peru no tacho com penne integral



Um prato simples e reconfortante para entrarmos no fim-de-semana bem quentinhos! Um prato de massa que fala por si... Sabores humildes mas muito agradáveis que deixam qualquer um simplesmente sem palavras...


Perna de peru no tacho com penne integral

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
400g de tomate pelado
4 colheres (sopa) de polpa de tomate
200ml de vinho branco
1 colher (sopa) de mostarda
1 perna de peru inteira
400g de massa penne integral
1 punhado de azeitonas verdes
1 punhado de salsa
sal, azeite e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Num tacho, coloque a cebola, os alhos, os tomates picados, a polpa de tomate, o vinho e a mostarda. Junte um fio de azeite e tempere com sal e pimenta moída na hora. Disponha a perna de peru no tacho envolvendo-a nos restantes ingredientes. Leve ao lume e deixe cozinhar tapado em lume brando, até a carne estar bem tenra e suculenta. Retire a perna do tacho e desfie a carne, retirando peles e ossos. Volte a colocar a carne no tacho com o molho e mantenha em lume brando. Entretanto, coza a massa em água com sal até estar al dente. Escorra e deite de imediato no tacho com a carne. Junte as azeitonas e a salsa finamente picada. Envolva e finalize com um fio de azeite. Retire do lume e sirva de imediato.

domingo, 13 de novembro de 2016

Caril de peixe com lima e sementes de mostarda


Mais um domingo... mais um delicioso prato com sabores arrojados! Oh que delícia! Não deixem de experimentar! Vamos simplesmente comer... E ser felizes!


Caril de peixe com lima e sementes de mostarda

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
800g de lombos de pescada
1 lima
2 colheres (sopa) de ghee (manteiga clarificada)
1 colher (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de caril em pó
1 colher (chá) de sementes de coentros em pó
2 vagens de cardamomo
1 colher (chá) de sementes de mostarda
1 colher (chá) de cúrcuma
4 dentes de alho espremidos
1 malagueta vermelha
400g de tomate pelado
200ml de leite de coco
sal e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO 
Corte o peixe em tranches e deite numa vasilha. Tempere com a raspa de lima, sal e pimenta moída na hora. Reserve. Aqueça a manteiga e junte o gengibre, o caril, os coentros em pó, as vagens de cardamomo pisadas, as sementes de mostarda e a cúrcuma. Refogue mexendo sempre até as especiarias libertarem os seus aromas naturais. Adicione os alhos e a malagueta laminada e refogue em lume brando. Acrescente os tomates picados e deixe apurar. Deite o leite de coco, envolva e disponha o peixe no molho. Deixe cozinhar tapado em lume brando, até o peixe estar no ponto. Aproveite para acertar o sal. Retire do lume e finalize com sumo de lima a gosto. Guarneça com folhas de coentros e sirva com arroz basmati.

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Sopa provençal com pesto de cebolinho


E porque o frio parece que chegou e está para ficar, aqui deixo uma sopa muito especial para aquecer o coração e a alma! As sopas não têm de ser sempre iguais e monótonas, podem ter brilho e ser a estrela da refeição! Aqui fica a sugestão!


Sopa provençal com pesto de cebolinho

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 cebola
1 talo de aipo
1 batata
1 cenoura
1 pimento amarelo
400g de tomate maduro
1 curgete
sal, azeite e pimenta preta

PESTO DE CEBOLINHO
1 dente de alho
50g de queijo parmesão
1 punhado de cebolinho
azeite (cerca de 60ml)

PREPARAÇÃO
Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola finamente picada. Junte o aipo, a batata, a cenoura e o pimento cortados em pequenos cubos e deixe refogar, mexendo regularmente. Triture os tomates no processador e corte a curgete em cubos mantendo a casca. Adicione os tomates e a curgete ao refogado e cubra com 400ml de água. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe cozinhar tapado em lume brando, até os legumes estarem macios. Entretanto, prepare o pesto de cebolinho. No processador, coloque o alho e o parmesão cortado em cubos. Reduza a migalhas e junte o cebolinho picado. Volte a triturar, adicione o azeite e triture uma última vez até obter um molho espesso. Sirva a sopa, guarneça com uma colherada de pesto e sirva de seguida.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Entrecosto no tacho



Comidinha de tacho sabe sempre bem! Lembra os tempos de criança, a casa dos avós, os sabores da infância, o cheiro reconfortante da comida caseira, enfim ... Só coisas boas que nos fazem sentir bem e com saudades dos tempos que já lá vão...


Entrecosto no tacho

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1,2kg de entrecosto de porco em pedaços
1 cebola picada
6 dentes de alho esmagados
400g de tomate pelado
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
1 colher (chá) de paprica
1 malagueta seca
1 folha de louro
200ml de cerveja
azeite, sal e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO
Regue o fundo de um tacho com azeite e aloure os pedaços de entrecosto uniformemente. Junte a cebola, os alhos, os tomates picados, a polpa de tomate, a paprica, a malagueta picada, a folha de louro e a cerveja. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe cozinhar tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até a carne estar bem tenra e o molho apurado. Aproveite para acertar o sal. Retire do lume, guarneça com coentros picados e sirva com arroz de manteiga ou puré de batata (ver receita) e uma salada de folhas verdes.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Lasanha de salmão fumado com creme de coco e alho francês


Para inaugurar a nova imagem do blogue... Renovado e mais maduro... Trago uma lasanha muito especial! Divinas camadas de massa alternadas com finas fatias de salmão fumado e bechamel de alho francês super cremoso! Impossível resistir...


Lasanha de salmão fumado com creme de coco e alho francês

INGREDIENTES (6 PESSOAS)
400g de salmão fumado
2 ramos de aneto
azeite e pimenta preta
250g de massa fresca para lasanha
queijo parmesão ralado

CREME DE COCO E ALHO FRANCÊS
25g de manteiga
1 alho francês laminado
50g de farinha
500ml de leite quente
50g de queijo parmesão ralado
200ml de leite de coco
sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Para o creme de coco, deite a manteiga num tacho e leve a lume brando. Junte o alho francês e deixe refogar até estar macio. Adicione a farinha, mexendo sempre. Incorpore gradualmente o leite, enquanto mexe com uma vara de arames. Mexendo sempre, mantenha em lume brando até o molho engrossar. Retire do lume e envolva de imediato o parmesão ralado e o leite de coco. Acerte o sal e tempere com pimenta moída na hora. Reserve. Corte as fatias de salmão em pedaços e tempere com aneto picado, um fio de azeite e pimenta moída na hora. Reserve. Numa assadeira de vidro, disponha camadas alternadas de creme de coco, folhas de massa e pedaços de salmão. Termine com creme de coco e finalize com parmesão ralado no momento. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos, até gratinar. Sirva com uma salada de folhas verdes.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Camembert gratinado com alho e alecrim


Feriado rima com petiscos e coisas boas! Aqui fica a sugestão do dia!


Camembert gratinado com alho e alecrim

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 queijo camembert
2 dentes de alho espremidos
1 haste de alecrim
azeite e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Coloque o queijo num pequeno prato de forno e, com a ponta de uma faca, faça alguns golpes superficiais no topo do queijo. Espalhe sobre o queijo os alhos e as folhinhas de alecrim. Regue com um fio de azeite e finalize com pimenta moída na hora. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos, até o queijo gratinar e amolecer. Sirva de imediato com pão torrado, tostinhas ou gressinos.