domingo, 30 de junho de 2013

Camembert Gratinado com Alho e Ervas



Hoje trago-vos uma entrada muito cremosa! Quem consegue resistir a um Camembert no forno com ervas aromáticas?! Com o exterior crocante e o interior cremoso, faz as delícias do palato, cada dentada é um prazer único! Arranjem um pãozinho daqueles caseiros se possível ainda morno, ou umas torradas bem crocantes, ou mesmo uns gressinos e deliciem-se com esta iguaria!


Camembert Gratinado com Alho e Ervas

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 queijo camembert
½ colher (chá) de orégãos
½ colher (chá) de manjericão seco
½ colher (chá) de alho em pó
azeite e pimenta preta

PREPARAÇÃO 
Coloque o queijo num pequeno prato de forno e, com a ponta de uma faca, faça alguns golpes superficiais no topo do queijo. Reserve. Numa tacinha, misture os orégãos, o manjericão e o alho. Envolva com um fio generoso de azeite e cubra o queijo com esta mistura. Finalize com pimenta moída na hora e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos, até o queijo gratinar e amolecer. Sirva de imediato com pão torrado, tostinhas ou gressinos.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Pasta de alho e gengibre


O gengibre tem a capacidade de dar sabor a diversos pratos, conferindo-lhes um toque único e singular! Apesar de ter um sabor demasiado forte para se comer por si só, é muito comum ralar um pouco desta raiz e adicioná-la a guisados, sopas, caril e chás! Cá em casa costumamos preparar esta pasta que, para além de conservar muito bem no frio, tem inúmeras utilizações na confeção de alimentos! A imaginação é o limite quando toca a sabor! A junção do alho e do gengibre é tudo de bom! Este tempero é muito utilizado na cozinha indiana, dando aquele toque extra a diversos pratos típicos! Fica a receita para que se possam inspirar nos vossos cozinhados!


Pasta de alho e gengibre

INGREDIENTES
100g de dentes de alho
100g de gengibre fresco
azeite (cerca de 80ml)

PREPARAÇÃO 
No processador, coloque os alhos e o gengibre em pedaços. Triture e junte o azeite. Volte a triturar até obter uma pasta cremosa e espessa. Transfira o preparado para um frasco de vidro e cubra a superfície com um fio de azeite. Conserve no frio.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Tomatada de raia


E mais uma vez para compensar a ausência, aqui vos deixo um prato muito algarvio para saborear nestes dias mais quentes! Receita muito fácil e simples, mas que surpreende pelo seu sabor e molho apurado! Sabores simples e caseiros que deixam sempre saudade de repetir a receita...


Tomatada de raia

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
400g de tomate pelado
50ml de vinho branco
4 postas de raia
sal, azeite e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO
Regue o fundo de um tacho largo com azeite e refogue a cebola e os alhos. Junte os tomates picados, o vinho, tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar. Disponha as postas de raia no molho e salpique com uma pitada de sal. Deixe cozinhar tapado em lume brando, até o peixe estar no ponto e o molho apurado. Retire do lume, guarneça com coentros picados e sirva com batata cozida.

domingo, 9 de junho de 2013

Medalhões de pescada com molho de caril

Mais uma receita de sucesso que foi muito apreciada cá em casa! O casamento perfeito entre um peixe suculento e o aroma do caril! Esta mistura de especiarias é composta por vários sabores tais como o açafrão, cardamomo, sementes de coentro, gengibre, cominhos, noz-moscada, cravinho, pimenta, canela, ... É típica de países como a Índia, Tailândia e outros países asiáticos, podendo ser utilizado em pratos de carne, peixe ou marisco! Eu adoro caril...


Medalhões de pescada com molho de caril

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 colher (sopa) de ghee (manteiga clarificada)
1 cebola picada
1 colher (chá) de sementes de cominhos
400g de tomate pelado
1 colher (sopa) de caril em pó
800g de medalhões de pescada
200ml de leite de coco
sal e pimenta preta
coentros

PREPARAÇÃO
Aqueça a manteiga e refogue a cebola e as sementes de cominhos pisadas no almofariz. Junte os tomates picados e o caril. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar. Disponha o peixe no molho e deixe cozinhar em lume brando, até estar no ponto. Adicione o leite de coco e mantenha em lume brando até iniciar fervura. Retire do lume, guarneça com coentros picados e sirva com arroz basmati.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Bolo de abacaxi caramelizado



Peço desculpa pela ausência, mas nos últimos dias não tenho tido tempo livre nenhum! Para compensar, hoje trago-vos um miminho: um bolo retirado do meu repertório de receitas mais antigas! É muito fofinho e saboroso, acho que vão adorar!


Bolo de abacaxi caramelizado

PARA O BOLO
150g de manteiga (à temperatura ambiente)
200g de açúcar
4 ovos
150ml de leite
250g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó

PARA A FORMA
150g de açúcar
60ml de água
1 abacaxi em rodelas

PREPARAÇÃO 
Comece por preparar a forma. Deite o açúcar e a água numa forma redonda e leve ao lume. Deixe caramelizar até obter um tom âmbar médio e, cuidadosamente, vá cobrindo as paredes e a base da forma. Retire do lume e forre a forma com as rodelas de abacaxi. Reserve e deixe arrefecer. Numa vasilha, bata a manteiga com o açúcar. Adicione os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Verta o leite aos poucos e batendo em simultâneo. Por fim, incorpore a farinha e o fermento. Verta o preparado na forma caramelizada e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 40 minutos. Verifique a cozedura do bolo, retire do forno e deixe amornar antes de desenformar.