terça-feira, 31 de julho de 2012

Gaspacho à alentejana



Adoro a gastronomia alentejana! Tão simples e genuína! E o gaspacho é tudo isso! Refrescante, saboroso e delicioso! Fica ótimo com petiscos alentejanos a acompanhar! Queijos, azeitonas, presunto, ... Fazem uma refeição deliciosa! É de comer e chorar por mais!


Gaspacho à alentejana

INGREDIENTES (2 PESSOAS)
2 tomates maduros
½ pimento vermelho
½ pepino
½ cebola picada
1 punhado de coentros
4 dentes de alho
60ml de azeite
4 colheres (sopa) de vinagre
1 colher (chá) de orégãos
2 fatias de pão tipo alentejano duro
sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Pique finamente os tomates, o pimento, o pepino parcialmente descascado, a cebola e os coentros. Reserve. Esprema os dentes de alho para uma vasilha e junte o azeite, o vinagre, os orégãos e tempere com sal e pimenta moída na hora. Adicione os legumes reservados e o pão cortado em pequenos cubos. Cubra com cerca de 500ml de água fria, envolva e acerte o tempero. Sirva de imediato.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Gelado com molho de chocolate e amendoim



Hoje quero deixar-vos com uma sobremesa super rápida de fazer, para quando temos visitas inesperadas ou para aqueles dias em que nos apetece estar no sofá a comer gelado, mas falta-lhe qualquer coisa... Pois bem, agora já não falta lol! Este molho é uma verdadeira delícia, é cremoso, sabe a chocolate e a amendoim ao mesmo tempo, é quente... pode-se dizer que é mesmo um doce reconfortante! Capaz de deixar qualquer tristeza de lado! Há qualquer coisa entre o frio do gelado e este molho quente que realmente nos satisfaz! Experimentem e comprovem o que vos digo! Assim, até no Inverno sabe bem comer gelado no sofá e enrolados com uma manta lol!


Gelado com molho de chocolate e amendoim

INGREDIENTES
1 lata de leite condensado
100g de chocolate de culinária (70% cacau)
2 colheres (sopa) de manteiga de amendoim
50ml de água quente
gelado de baunilha
amendoins torrados com mel e sal (para servir)

PREPARAÇÃO 
Num tacho, coloque o leite condensado, o chocolate partido em pedaços e a manteiga de amendoim. Leve a lume brando, mexendo sempre até o chocolate derreter. Junte a água e mexa de imediato até homogeneizar. Retire do lume e reserve. Na hora de servir, coloque 2 bolas de gelado numa taça, regue com o molho ainda morno e guarneça com os amendoins. Sirva de imediato.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Salada de tomate e queijo com azeite de ervas



Com o verão à porta sabe bem uma salada refrescante e saborosa! Adoro fazer saladas combinando os mais diversos ingredientes! Esta ficou um verdadeiro espetáculo... Suculenta... Cremosa... Cheia de texturas diferentes! Experimentem e comprovem!


Salada de tomate e queijo com azeite de ervas

SALADA (3 PESSOAS)
2 fatias de pão rústico
2 tomates maduros
½ cebola
100g de queijo feta

AZEITE DE ERVAS
2 dentes de alho
1 malagueta vermelha
1 punhado de ervas frescas (coentros, salsa, hortelã e manjericão)
20ml de vinagre
80ml de azeite
sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Torre o pão e corte em cubos. Reserve. Corte os tomates em pedaços irregulares e deite numa vasilha. Junte a cebola finamente laminada, o pão torrado e o queijo em cubos. Reserve. Para o azeite de ervas, coloque no processador os dentes de alho, a malagueta, as ervas frescas, o vinagre, o azeite e uma pitada de sal e pimenta moída na hora. Triture até obter um molho liso e homogéneo. Regue a salada com este molho e envolva delicadamente. Sirva de imediato.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Pudim de ovos



Olá Amigos! Depois desta ausência venho com um docinho bem gostoso e super fácil de fazer! Com o Verão aí, há sempre pouco tempo para o computador! A praia e as saídas falam mais alto! Mas as receitas são muitas e por isso, cá estou eu para vos sugerir uma receitinha da minha avó! Mais um sabor da minha infância... Experimentem e depois digam-me se vale ou não vale a pena!


Pudim de ovos

PARA O PUDIM
1 chávena (chá) de ovos
1 chávena (chá) de açúcar
1 chávena (chá) de leite

PARA O CARAMELO
150g de açúcar
60ml de água

PREPARAÇÃO
Comece por preparar o caramelo. Deite o açúcar e a água numa forma para pudim de 18cm e leve ao lume. Deixe caramelizar até obter um tom âmbar médio e, cuidadosamente, vá cobrindo as paredes e a base da forma. Retire do lume, reserve e deixe arrefecer. Numa vasilha, bata os ovos com o açúcar. Misture o leite e verta o preparado na forma caramelizada. Cubra com papel vegetal seguido de papel de alumínio e finalmente a tampa, garantido que a forma está bem vedada. Coloque a forma num tacho com cerca de 2 dedos de água e leve ao lume. Quando iniciar fervura, tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando durante 45 minutos. Retire o pudim do tacho, destape retirando a tampa e os papéis e deixe arrefecer por completo antes de desenformar. Sirva fresco ou à temperatura ambiente.