sexta-feira, 15 de março de 2019

Tapenade (Pasta de azeitona)


Tapenade é uma receita de origem francesa, da região de Provença! É um paté bastante rico preparado à base de azeitonas! É uma deliciosa receita para apresentar num encontro familiar ou entre amigos! Óptimo para petiscar entre uma conversa e outra, sendo servido como entrada na companhia de pão fresco, tostinhas e queijo! Também pode ser utilizado para confecionar outras receitas como pizzas e tartes que futuramente irei sugerir no blog! Para já fica a sugestão de um verdadeiro requinte para este final de semana... Com uma taça de vinho! Bom fim-de-semana!


Tapenade de azeitonas pretas

250g de azeitonas galegas descaroçadas
4 filetes de anchova em azeite
1 dente de alho
azeite (cerca de 80ml)
sumo de limão
pimenta preta
pimenta rosa em grão (para servir)

Coloque as azeitonas no processador e junte as anchovas e o alho. Triture grosseiramente e acrescente o azeite, sumo de limão a gosto e pimenta moída na hora. Triture novamente até obter uma mistura homogénea. No momento de servir, decore com alguns grãos de pimenta rosa.


Tapenade de azeitonas verdes

250g de azeitonas verdes descaroçadas
2 filetes de anchova em azeite
1 dente de alho
1 colher (chá) de alcaparras
2 pétalas de tomate seco
salsa
azeite (cerca de 80ml)
pimenta preta em grão (para servir)

Coloque as azeitonas no processador e junte as anchovas, o alho, as alcaparras, o tomate seco e alguns raminhos de salsa. Triture grosseiramente e acrescente o azeite. Triture novamente até obter uma mistura homogénea. No momento de servir, guarneça com alguns grãos de pimenta preta pisados no almofariz.


NOTA
Conserve a pasta de azeitona no frio num frasco fechado e previamente esterilizado. Na hora de servir, retire a porção desejada para uma taça e sirva à temperatura ambiente. Acompanhe com pão, tostinhas ou bolachas de água e sal.

SUGESTÃO
Prepare alguns crostinis salpicados com flor de sal e azeite. Disponha um pedaço de queijo de cabra em cada um e finalize com uma colherada de tapenade. Uma delícia!!

Sem comentários:

Enviar um comentário