segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Arroz malandrinho de carne com espinafres


Quando me falam em comida caseira de conforto o meu pensamento segue de imediato para um prato com arroz! Adoro pratos de arroz malandrinho... O arroz tem a capacidade de absorver os sabores e aromas dos ingredientes com o qual é cozinhado... E o arroz carolino é o típico arroz português que tem esse dom... Se é que assim lhe podemos chamar! Este tipo de pratos faz-me sempre recordar a comida da minha avó... Ela fazia arroz como ninguém e ainda hoje, nas minhas tentativas de recriar aqueles sabores esquecidos no tempo, me consigo reencontrar e matar saudades daqueles tempos... E daquela comida! Por mais incrível que me possa parecer, acho que às vezes consigo ficar mesmo muito próxima daquele sabor... Daquele aroma... Daquela textura... E espero passar isso para a minha filha que já hoje diz "Mamã quero aquele teu arroz..."! A comida é mesmo assim... Une as pessoas, deixa marcas no tempo e cria saudades no decorrer da vida...


Arroz malandrinho de carne com espinafres

INGREDIENTES (4 PESSOAS)
600g de carne de novilho
1 cebola laminada
4 dentes de alho picados
1 tomate maduro
200g de polpa de tomate
2 folhas de louro
1 colher (chá) de paprica
1 colher (chá) de cominhos
1 haste de alecrim
1 colher (sopa) de vinagre
100ml de vinho branco
1 caneca de arroz carolino
2 punhados de folhas de espinafres
1 punhado de salsa
azeite, sal e pimenta preta

PREPARAÇÃO
Regue o fundo de um tacho com azeite e disponha a carne cortada em cubos. Junte a cebola, os alhos, o tomate picado, a polpa de tomate, as folhas de louro, a paprica, os cominhos, as folhinhas de alecrim picadas, o vinagre e o vinho. Tempere com sal e pimenta moída na hora, envolva e leve ao lume. Deixe cozinhar tapado em lume brando, até a carne estar bem tenra e macia. Acrescente 2 canecas de água quente e espere iniciar fervura. Deite então o arroz, mexa e mantenha em lume brando, mexendo ocasionalmente, até o arroz estar macio. Aproveite para acertar o sal. Nos últimos minutos, envolva os espinafres e um punhado de salsa picada. Retire do lume e sirva de imediato.

Sem comentários:

Enviar um comentário